Arquitetura e Urbanismo
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Arquitetura e Urbanismo by Title
Now showing 1 - 20 of 159
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessAbraço animal – Abrigo e clÃnica veterinária(2021-12) Melere, Ana Paula; Diemer, Merlin Janina; Tavares, Simone Heineck; http://lattes.cnpq.br/0042887940458315Este trabalho tem como objetivo criar embasamento teórico e repertório para o desenvolvimento da segunda etapa do Trabalho de Conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo o qual será desenvolvido o projeto arquitetônico de um abrigo para animais abandonados para a cidade de Carlos Barbosa, estado do Rio Grande do Sul. Os temas abordados são uma análise das relações do animal doméstico com o ser humano com o passar dos anos, a evolução em relação aos direitos animais, legislações, saúde e o abandono, posse responsável, entre outros assuntos pertinentes. Além do levantamento de dados referente aos casos na cidade a ser realizado o projeto, como também as necessidades da associação e população. A proposta ainda conta com uma clÃnica veterinária e pet shop, que oferece serviços a toda a comunidade.
- ItemOpen AccessAbrigo e centro de educação profissional para adultos em situação de rua(2018-12) Wermann, Débora; Antonio, Fernanda; http://lattes.cnpq.br/7529018277753085O direito a moradia digna assegurado na Constituição Federal não chega aos adultos em situação de rua em sua maioria. Na cidade de Lajeado, os moradores de rua fazem parte da rotina da mesma, distribuem-se nela de acordo com as possibilidades de sobrevivência. Por motivos diversos esses indivÃduos escolheram a rua como sua morada. Apesar de a cidade possuir estrutura para o acolhimento das pessoas em situação de rua, a mesma não encontra-se adequada, instalada em uma residência alugada, adaptada a esse uso, e sem espaço o suficiente para suprir a demanda existente. Assim, este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo o estudo para a elaboração de um projeto considerado como referência de abrigo para adultos em situação de rua da cidade de Lajeado, que abrangesse em apenas um local, toda a infraestrutura necessária de acolhimento, ofertando possibilidades de integração social e reinserção na sociedade através da educação profissionalizante e tratamentos psicológicos com profissionais da área, além de possuir uma adequada arquitetura. Fez-se necessário a leitura de materiais publicados sobre o assunto em questão, assim como visitas no abrigo existente na cidade de Lajeado e entrevistas com profissionais, para a então elaboração de um projeto arquitetônico considerado como ideal.
- ItemOpen AccessAbrigo para Associação dos Menores de Arroio do Meio AMAM(2023-06-28) Primaz, Nadine Eloisa; Pereira, Cristiano Zluhan; http://lattes.cnpq.br/0880093767277844; Antônio, Fernanda; Diemer, Merlin JaninaEste estudo tem por objetivo compreender contextos, criar embasamento e repertório para a segunda etapa do Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo, na qual a proposta arquitetônica será desenvolvida. O tema do trabalho apresentado é a proposta de uma nova sede para a Associação dos Menores de Arroio do Meio (AMAM), da cidade de Arroio do Meio, Rio Grande do Sul. A quantidade de crianças e adolescentes que se encontram em situação de abrigo no Brasil é impactante, sendo mais de 40 mil jovens. A cidade de Arroio do Meio, atualmente, possui um abrigo, porém a entidade necessita de um espaço mais amplo e adequado para atender as necessidades de seus usuários.
- ItemOpen AccessAbrigo para mulheres(2020-12-17) Erthal, Ana Paula; Alves, Augusto; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4358240707700007Esta monografia, com embasamento teórico e visitas à profissionais da área, tem como objetivo nos fazer compreender e nos aprofundar no tema de violência contra a mulher, com intuito de ter domÃnio sobre o assunto que será necessário para a próxima etapa, o Trabalho de Conclusão de Curso – Etapa 2, onde o projeto arquitetônico será desenvolvido. Analisando os acontecimentos da atualidade observou-se a necessidade de uma Casa de Abrigo Institucional para mulheres na cidade de Lajeado, onde atenderá as mulheres e seus filhos de todo Vale do Taquari que se encontram em situação de violência. A mesma oferecerá o suporte necessário, como moradia, proteção, serviços jurÃdicos, psicológicos e sociais, trabalhando a futura reinserção da mulher na sociedade. Os capÃtulos a seguir vão abordar primeiramente o histórico do tema, as mudanças sociais, os movimentos da atualidade, as leis criadas; em seguida o programa de necessidades de um abrigo institucional para mulheres, as leis que regulamentam o mesmo; o local escolhido para desenvolver este projeto, tanto a cidade como o terreno; e por último os referenciais arquitetônicos.
- ItemOpen AccessAbrigo para pessoas em situação de rua(2018-11-20) Rambo, Rafaela; Marque, Luciane Massaro De; http://lattes.cnpq.br/7571148067232407
- ItemOpen AccessACERVA Estrela - Associação dos cervejeiros artesanais de Estrela(2020-07) Hepp, Lais Camila Sontag; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; Osterkamp, Guilherme; http://lattes.cnpq.br/0880014425579902A cultura cervejeira já está introduzida na população há milhares de anos. O presente trabalho de conclusão nos apresenta um breve histórico da cultura cervejeira juntamente com uma pesquisa sobre os processos de produção de ingredientes e equipamentos necessários para a fabricação da mesma. A pesquisa tem como finalidade o entendimento de funcionamento de uma cervejaria para a elaboração de um projeto da nova sede da ACERVA, Estrela – RS, na etapa 2 do presente trabalho. São levantados dados históricos importantes sobre o assunto bem como justificada para a escolha da nova sede, a fim de ampliar o seu espaço fÃsico e proporcionar ao Vale do Taquari uma rota turÃstica cervejeira.
- ItemOpen AccessADVENTUM VALLIS - ECO PARK(2020-12) Cimadon, Camila; Alves, Augusto; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4358240707700007O presente Trabalho de Conclusão de Curso, etapa I, tem o intuito de estudar o potencial de implantação de um novo empreendimento no ramo do setor hoteleiro para o municÃpio de Vespasiano Corrêa, Rio Grande do Sul. O empreendimento trata- se de um Hotel Pousada voltado à prática de esportes radicais, com sua locação em um ponto já denominado turÃstico pelo municÃpio, na base do Viaduto 13, o qual necessita de infraestrutura adequada pra atender os visitantes, porém ainda possui grande potencial para receber o hotel. Um ponto forte do local é sua infraestrutura já existente para a prática de esportes radicais, junto de sua exuberante natureza intocada. Tendo em vista que a região possui grande demanda turÃstica, e tem carência de hospedagem, a pesquisa apresenta levantamentos importantes apontando essa necessidade de implantação do projeto.
- ItemOpen AccessAFFETTO: centro de convivência para idosos(2023) Martini, Bruna De Mari; Sá, Jauri Dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1956380413461597; Alves, Augusto; Diemer, Merlin Janina; Melatti, AndréO trabalho tem como objetivo a análise, embasamento e criação de repertório do tema proposto, que servirá como apoio para o desenvolvimento do projeto arquitetônico no Trabalho de Conclusão de Curso – Etapa II. O trabalho se refere à implantação do AFFETTO: Centro de Convivência para Idosos, na cidade de Nova Bréscia/RS. O ambiente proposto possui espaços públicos e privados, com o objetivo de oferecer um local de vivências, encontros, aprendizados, atendimentos e cuidados para pessoas idosas, dispondo de atividades de lazer, saúde e moradia. O intuito da criação desse espaço é pela cidade não possuir uma instituição destinada a essas pessoas, sendo que a população idosa está crescendo.
- ItemOpen AccessALMA- Casa de Acolhimento para a Mulher(2023-07) Caneppele, Amanda; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4358240707700007; Sá, Jauri; Antonio, Fernanda; Voigt, FernandaAtualmente a violência contra a mulher têm se tornado cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, principalmente por conta das redes sociais, onde é compartilhado diariamente casos e campanhas de prevenção a violência contra a mulher. O presente estudo consiste na implantação de uma casa de acolhimento para mulheres vÃtimas de violência, onde passarão a residir pelo tempo que for necessário, até se sentirem seguras e em condições para voltar a vida do dia a dia. Na casa de acolhimento para mulher contará com atendimentos também para os dependentes das vÃtimas que se encontrarem em situação de risco, a casa conta com atendimento integral, com moradia, apoio psicológico, social e apoio jurÃdico. A casa de acolhimento para mulheres deve ser um lugar que ofereça segurança, proteção, reconstrução da cidadania da mulher e resgate da autoestima e empoderamento delas.
- ItemOpen AccessAraucária Hotel Fazenda(2019-06) Zatt, Elizandra; Antonio, Fernanda; http://lattes.cnpq.br/7529018277753085O presente Trabalho de Conclusão de Curso, etapa I, tem o intuito de estudar o potencial de implantação de um novo empreendimento no ramo do setor hoteleiro para o municÃpio de Arvorezinha, Rio Grande do Sul. O empreendimento trata-se de um Hotel Fazenda, com sua locação em um ponto já denominado turÃstico pelo municÃpio, chamado Parque Das Araucárias, o qual perdeu seu valor devido à falta de manutenção e cuidado, porém ainda possui grande potencial para receber o hotel fazenda, um ponto forte do local é sua infraestrutura já existente junto de sua exuberante natureza intocada. Tento em vista que a região possui grande demanda turÃstica, e tem carência de hospedagem, a pesquisa apresenta levantamentos importantes apontando essa necessidade de implantação do projeto.
- ItemOpen AccessArena Centauros Rugby(2020-07) Schwambach, Michael Guth; Diemer, Merlin Janina; Osterkamp, Guilherme; http://lattes.cnpq.br/0880014425579902Este estudo tem por objetivo compreender, criar embasamento e repertório para a etapa seguinte do Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo, na qual a proposta arquitetônica será desenvolvida. O tema do trabalho é um estádio para prática de rugby, que também terá a função de espaço para shows e eventos esporádicos. O estádio será destinado ao time Centauros Rugby Clube, equipe fundada em 2011 no municÃpio de Estrela no Rio Grande do Sul. Atualmente, o time não possui uma sede e consequentemente não tem estrutura para disputar divisões de elite e arrecadar fundos para sua progressão.
- ItemOpen AccessAUSCULTARE: centro de apoio para ex-detentas(2023) Henz, Kahena Johann; Osterkamp, Guilherme; Sá, Jauri Dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1956380413461597; Alves, Augusto; Diemer, Merlin Janina; Melatti, AndréO sistema penitenciário brasileiro tem sido um tema crucial no meio jurÃdico e social. Presentemente, duas realidades se sobressaem nesse contexto: a superlotação das prisões e a alta taxa de reincidência criminal, por um lado, e, por outro, a busca pela ressocialização e punição dos criminosos. Infelizmente, as mulheres têm sido ainda mais penalizadas pela privação de liberdade. Isso se reflete tanto na falta de infraestrutura adequada nas celas femininas quanto na desigualdade de gênero na sociedade. A partir disso, a presente monografia tem como objetivo refletir sobre esses panoramas atuais e entender como a arquitetura responde a eles. Além disso, o projeto propõe uma edificação no municÃpio de Lajeado/RS com o propósito de auxiliar na reinserção social das egressas do sistema prisional. O trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento desse projeto arquitetônico, a ser elaborado no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso – Etapa II do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
- ItemOpen AccessAuto Ser: Escola Municipal de Ensino Infantil(2023) Félix, Eduarda Stiehl; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; Sá, Jauri Dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1956380413461597; Alves, Augusto; Diemer, Merlin Janina; Melatti, AndréEsta monografia consiste em pesquisa bibliográfica que auxiliará o desenvolvimento do projeto de uma Escola Municipal de Ensino Infantil, na cidade de Lajeado, visando atender a demanda do municÃpio, que necessita um número maior de escolas infantis, sobretudo no bairro Conservas. A pesquisa realizada visa uma melhor compreensão sobre educação infantil nÃvel Brasil e também municipal, pedagogia construtivista, modelo montessoriano, inclusão infantil e desenvolvimento da autonomia da criança. Além disso, este trabalho também apresenta justifica da escolha do tema, terreno, programa de necessidades e referenciais arquitetônicos, pontos importantes para a etapa de projeto, que será desenvolvida do Trabalho de Conclusão de Curso II.
- ItemOpen AccessBeeArte - Complexo de Arte e Cultura(2023-07) Abreu, Gabriella; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4358240707700007; Sá, Jauri Dos Santos; Antônio, Fernanda; Voigt, Fernanda RoyerEsta monografia tem como objetivo compreender, analisar e desenvolver embasamento teórico, necessário para a etapa de Trabalho de Conclusão de Curso II, que consiste na proposta do projeto arquitetônico de um centro cultural para a cidade de Lajeado e a realocação e ampliação da Biblioteca Municipal de Lajeado. A pesquisa visa construir conhecimento sobre arte, educação, aprendizagem e relação humana com espaços abertos públicos ao longo dos anos, como forma de compreender a evolução das sociedades em relação a esses temas, além de relacionar com as estratégias que deverão ser seguidas na etapa de TCC II. Este trabalho também justifica as escolhas do tema, do terreno e do programa adotados, através de análises cartográficas, de entorno, climáticas e sociais. Além disso, como forma de fundamentação teórica foi realizada uma pesquisa através de formulário pelo Google, para analisar a relação da população Lajeadense com a arte e os espaços artÃsticos e culturais.
- ItemOpen AccessBelluno espaço sociocutural(2023) Laste, Camila; Sá, Jauri Dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1956380413461597; Diemer, Merlin Janina; Alves, Augusto; Melatti, AndréO presente estudo compreende a primeira etapa do Trabalho de Conclusão de Curso, realizado no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari – Univates, no primeiro semestre de 2023. O objetivo desta monografia consiste no embasamento teórico, pesquisa e análise para a elaboração de um Espaço Sociocultural para o municÃpio de Nova Bréscia. O projeto atenderá a população local e os visitantes, com salas e espaços destinados a atividades artÃsticas, culturais, educacionais e de lazer, além da realocação da biblioteca e do memorial municipal. O estudo busca inteirar-se sobre o tema por meio da evolução dos Centros Culturais, além de abordar a história e o contexto do municÃpio em questão. A partir disto, foi realizada uma pesquisa pública, a fim de entender a demanda da população por espaços e atividades culturais, sendo utilizada posteriormente como parâmetro para o desenvolvimento do programa de necessidades. Ademais, apresenta-se a análise do terreno destinado a implantação do projeto, a legislação vigente e os referenciais compositivos e funcionais para elaboração da segunda etapa do Trabalho de Conclusão de Curso, na qual a proposta arquitetônica será desenvolvida.
- ItemOpen AccessBiblioteca Pública Municipal de Lajeado(2019-02-14) Dadall, Marcela; Alves, Augusto; http://lattes.cnpq.br/6767071790764243
- ItemOpen AccessBiblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan(2018-11-05) Guerra, Alice; Marque, Luciane Massaro De; http://lattes.cnpq.br/7571148067232407
- ItemOpen AccessBIOMA, Ecossistema Criativo(2018-11-06) Junqueira, Artur Pretto; Sá, Jauri Dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1956380413461597
- ItemOpen AccessBRIO - Centro integrado de atendimento e acolhimento à mulher(2021-12) Sbabo, Juliana Ferrari; Alves, Augusto; Pereira, Cristiano Zluhan; http://lattes.cnpq.br/0880093767277844Mulheres ao redor do mundo sofrem diariamente com a violência advinda da sociedade machista e patriarcal. O Brasil, por exemplo, paÃs autor da Lei Maria da Penha, é o quinto paÃs que mais faz vÃtimas de feminicÃdio segundo a OMS, evidenciando a necessidade de se pensar em estruturas de amparo e acolhimento a mulheres em situação de violência. A presente monografia tem como objetivo compreender o panorama da violência contra a mulher, analisar e criar repertório para embasar a proposta de um novo modelo de Centro, que promova a integração da rede de proteção visando o acolhimento e atendimento à mulher vÃtima de violência, cujo projeto será desenvolvido na etapa seguinte do Trabalho de Conclusão de Curso. O projeto será implantado no bairro Centro da cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul, em local estrategicamente escolhido, provido de fácil acesso e próximo a equipamentos importantes para o Centro proposto. Para o embasamento deste estudo foi realizada a análise do tema, da cidade e de referenciais criando desta forma, repertório teórico e auxiliando na criação do programa de necessidades proposto para o projeto.
- ItemOpen AccessCAIRE - Centro de Acolhimento para Imigrantes e Refugiados(2019-07-02) Caumo, Eloisa; Brino, Alex Carvalho; Sá, Jauri Dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1956380413461597Em meio a uma das maiores crises da migração mundial, que ocorre devido a inúmeros fatores tais como depressão financeira, guerras e desastres ambientais, o Brasil se tornou uma rota para aqueles que desejam ter a chance de uma vida melhor, visto a sua politica favorável de entrada no território. Ainda, dentro do próprio paÃs, o numero de deslocados em razão desses motivos vem crescendo e se tornando um problema social. Lajeado, mais especificamente, possui uma grande demanda de migrantes, uma vez que sua economia é voltada para a indústria alimentÃcia e é vista como geradora de empregos. Apesar disso, não possui estrutura suficiente para acolhê-los e abriga-los, deixando algumas brechas em aberto. Portanto, o presente trabalho surge como uma tentativa de resposta à s deficiências encontradas, de forma a humanizar o assunto e possibilitar a adaptação dos imigrantes e refugiados. Para isso se realizou uma pesquisa qualitativa (entrevistas) com intenção de atingir um diagnostico mais preciso na qual se identificou como principal necessidade desses a integração local. Com isso, buscou-se um local de inserção que já apresentasse algum elemento que servisse de conexão entre a comunidade e os migrantes para facilitar o processo. Além da proposição do Centro de Acolhimento para Imigrantes e Refugiados - CAIRE se propõem uma requalificação do conjunto histórico/arquitetônico da Casa Born, a fim de atender o objetivo proposto.