Arquitetura e Urbanismo

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 145
  • Item
    Acesso Aberto
    Mirador Encantado Hotel & Spa
    (2024) Fachini, Fernanda Olsefer; Alves, Augusto; Pereira, Cristiano Zluhan; http://lattes.cnpq.br/0880093767277844; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; Alves, Augusto
    O presente trabalho consiste na pesquisa bibliográfica e documental que embasará a elaboração do Projeto de Arquitetura a ser desenvolvido na segunda etapa do Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo. Este estudo objetiva compreender e analisar a viabilidade de implantação de um Hotel e Spa na cidade de Encantado, Rio Grande do Sul, que apresenta grande potencial turístico devido à construção do Cristo Protetor. O empreendimento enquadrado como 5 estrelas, oferecerá, além de acomodações, diversos atrativos de lazer para todas as idades. Além disso, contará com um spa para adultos, com sauna, hidromassagem, salas de massagem e terapias faciais e corporais, com cobrança a parte. Todos esses serviços com vista para o novo monumento do município.
  • Item
    Acesso Aberto
    Centro Tecnológico de Música SOMar
    (2023) Schuck, Mariana Menegat; Menegat Schuck; Antonio, Fernanda; http://lattes.cnpq.br/7529018277753085; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; Grieneisen, Vera; Osterkamp, Guilherme
    A reflexão sobre a cultura musical e a influência da música na sociedade brasileira atual são determinantes para a conscientização da educação musical. Assim, sabe-se que a música relaciona o ser humano como um todo, desde o corpo até a mente. Todo som é movimento, a forma que relacionamos esse som com os sentimentos é que determinam premissas como tradicionalidade e bem-estar. Esses sentimentos gerados pela música são únicos e baseados em experiências determinam o humor e o desenvolvimento do ser humano. Já o perpassar das emoções do músico para o ouvinte é uma característica inexplicável da música, que ao longo da história passou por inúmeras modificações e serviu como manifestação cultural. O experienciar um instrumento musical deve ser oportunizado a todos, a educação musical e a inclusão de pessoas com deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência física e Síndrome de Down são pontos destacados no presente trabalho. Deste modo, realizou-se uma conversa com a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), Associação dos Deficientes Físicos de Lajeado (ADEFIL), Associação de Pais, Amigos e de Pessoas com Deficiências Visuais (APADEV) e Associação de Surdos de Lajeado (ASLA), localizadas no município de Lajeado/RS. A partir disso, o Centro Tecnológico de Música SOMar, localizado no Bairro São Cristóvão, na cidade de Lajeado/RS/BRA, vem a proporcionar essa experiência musical, com a infraestrutura adequada para atender a todos, objetivando-se a inclusão social, como o próprio nome remete, o somar de pessoas portadoras ou não de deficiências. Compondo-se dos setores: Administrativo, Eventos, Educacional, Serviços e Área Aberta, o local proporciona a integração e o lazer entre sociedade, estudantes e profissionais da área musical. Compreende que os embasamentos teóricos do tema, identificação de referenciais arquitetônicos, a análise do terreno adotado e a apresentação da composição de projeto, analisados nos capítulos auxiliam para a elaboração da etapa de Trabalho de Conclusão de Curso II. Oportunizar essa educação musical para todos contribui com uma sociedade mais consciente do poder e da força dos sentimentos em relação ao próprio indivíduo, trazendo clareza e proporcionando o autoconhecimento de cada pessoa, educando psicologicamente e trazendo benefícios de mobilidade, ou seja, considerando a mente e corpo.
  • Item
    Acesso Aberto
    Hedonê | Centro de Autoconhecimento e Sexualidade
    (2023) Werle, Daniele De Oliveira; Weizenmann, Jamile Maria Da Silva; Sá, Jauri Dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1956380413461597; Diemer, Merlin J.; Alves, Augusto; Melatti, André
    Diante da percepção da importância de proporcionar um ambiente saudável e livre de preconceitos para o desenvolvimento pleno da sexualidade e do autoconhecimento, esta pesquisa visa embasar o projeto arquitetônico da etapa dois do Trabalho de Conclusão de Curso, com a Implantação de um Centro de Autoconhecimento e Sexualidade. O trabalho abrange temas como autoconhecimento, sexualidade, gênero, normas sociais e relações de poder. Foram analisados espaços relacionados ao tema, como motéis e dados sobre a população local foram coletados. A pesquisa também envolveu a seleção de um terreno adequado e a análise de normas e regulamentos pertinentes.
  • Item
    Acesso Aberto
    Auto Ser: Escola Municipal de Ensino Infantil
    (2023) Félix, Eduarda Stiehl; Weizenmann , Jamile Maria da Silva; Sá, Jauri dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1956380413461597; Alves , Augusto; Diemer, Merlin J.; Melatti, André
    Esta monografia consiste em pesquisa bibliográfica que auxiliará o desenvolvimento do projeto de uma Escola Municipal de Ensino Infantil, na cidade de Lajeado, visando atender a demanda do município, que necessita um número maior de escolas infantis, sobretudo no bairro Conservas. A pesquisa realizada visa uma melhor compreensão sobre educação infantil nível Brasil e também municipal, pedagogia construtivista, modelo montessoriano, inclusão infantil e desenvolvimento da autonomia da criança. Além disso, este trabalho também apresenta justifica da escolha do tema, terreno, programa de necessidades e referenciais arquitetônicos, pontos importantes para a etapa de projeto, que será desenvolvida do Trabalho de Conclusão de Curso II.
  • Item
    Acesso Aberto
    Elo- Centro de Lazer 60+
    (2023-12) Piazza, Débora; Diemer, Merlin Janina; http://lattes.cnpq.br/2396478287113238; Alves, Augusto; Pereira, Cristiano Zluhan; Felin, Pauline Fonini
    Em todo o mundo, o envelhecimento populacional é um processo que vem alterando rapidamente a configuração da pirâmide etária dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, em poucos anos, haverá mais pessoas idosas do que jovens compondo o coletivo social do país. Evidencia-se, assim, a necessidade crescente de espaços que promovam o bem-estar e o desenvolvimento de um processo de envelhecimento ativo e com qualidade de vida para o futuro populacional. À vista destas constatações, a proposta a ser desenvolvida para o Trabalho de Conclusão de Curso consiste em um Centro de Lazer voltado à população 60+ do Vale do Taquari/RS e região. O trabalho objetiva integrar-se de um estudo e análise de fundamentação teórica acerca do tema escolhido para a proposta, além da estruturação do programa de necessidades desenvolvido para o Centro, e uma pesquisa e análise da área de implantação do projeto e de referenciais arquitetônicos. A observação destes aspectos busca trazer embasamento para o desenvolvimento da etapa II do trabalho, que consiste na concepção projetual.