Análise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-02
Orientador
Diedrich, Hélio
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A concorrência acirrada que existe entre as empresas e as constantes mudanças que apresenta o mercado da moda, principalmente no ramo da confecção, faz com que as empresas necessitem analisar e aprimorar seus processos para poderem manter-se de maneira competitiva no mercado. Ante o exposto, este artigo objetiva propor melhorias no processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se: (1) Analisar o processo atual identificando possibilidades de melhoria; (2) Elaborar o fluxograma e a descrição do atual processo da empresa; (3) Apresentar um novo processo representado também graficamente através de um fluxograma seguido da descrição das melhorias sugeridas; (4) Elaborar um quadro com os problemas e sugestões de melhorias. Para efetivamente cumprir com estes objetivos, é utilizado o método de análise e melhoria de processo, que consiste em etapas a serem seguidas para obter melhorias na empresa. Nestas etapas são utilizadas ferramentas como brainstorming e o fluxograma de processos para poder entender, mapear e melhorar o processo. As observações foram feitas no local onde ocorre o atendimento aos clientes, com o objetivo de visualizar todos os detalhes relacionados às atividades da chegada do cliente até a finalização da compra. Realizada a análise, apresenta-se um quadro de melhorias seguidas objetivando a implementação das mesmas. Na fundamentação teórica, são abordados conceitos de gestão de processos, fluxograma, melhoria de processos e métodos. Quanto aos métodos utilizados, a pesquisa é classificada como aplicada e um estudo de caso de abordagem qualitativa.
Descrição
Palavras-chave
Gestão de processo; Fluxograma; Análise e melhoria de processo
Citação
FIN, Betina. Análise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções. 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Administração - LFE Administração de Empresas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1431.