Artes na educação dos anos iniciais: a valorização das artes como estratégia de ensino e aprendizagem no ambiente escolar

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-08-14
Orientador
Teixeira, Bruno Da Silva
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa surgiu por meio das várias vivências no ambiente escolar, em uma escola de ensino fundamental, na cidade de Venâncio Aires, Vale do Rio Pardo. O projeto se fundamenta pelo fato de que as Artes, no ambiente escolar, não ocupam um espaço relevante por parte dos educadores, equipe diretiva e, muitas vezes, pela própria família. A disciplina de Artes faz parte da Lei de Diretrizes e Bases, mas na prática pedagógica cotidiana da escola, percebe-se que há uma forte desvalorização desse componente. Entretanto, o estudo das Artes é significativo na formação dos estudantes, uma vez que promove a construção da identidade, proporciona liberdade de expressão pessoal e social, estimula a criação e criatividade, levando-os também a um olhar sensível ao mundo que os cerca. Para investigar e analisar essas dificuldades, descobrir as inquietudes e conhecer melhor a realidade nas escolas, foram realizadas entrevistas com professores formados e não formados na área. Além disso, partindo desses pressupostos, foi realizada uma atividade de Artes com alunos na faixa etária entre 09 e 10 anos, em uma escola privada de Venâncio Aires, RS. O presente trabalho de conclusão, do curso de Pedagogia, buscou mostrar a importância dessa disciplina, para que se olhe a Arte como uma estratégia, cuja pode conduzir de maneira prazerosa e diferente o aprendizado da criança. E, inclusive, pode ser um meio motivador para ensinar, visando à interdisciplinaridade e contribuindo no processo de ensino aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Pedagogia; Artes na escola; Inquietudes; Estratégia pedagógica
Citação
SANTOS, Márcia Edinéa Dos. Artes na educação dos anos iniciais: a valorização das artes como estratégia de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. 2017. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 nov. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2205.
Coleções