Engenharia de Produção
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
- ItemAcesso AbertoAnálise da percepção dos engenheiros de produção egressos da Univates quanto ao ingresso no mercado de trabalho do Vale do Taquari/RS(2022-06)O ingresso no mercado de trabalho competitivo e especializado é um dos principais desafios enfrentados pelos egressos de instituições de ensino superior. Estar alinhado às necessidades e exigências do mercado é de suma importância para a carreira dos profissionais. À vista disso, é necessário que o preparo durante a graduação esteja de acordo com o requerido fora do cenário acadêmico. Sendo assim, esta monografia tem por objetivo analisar a percepção dos egressos do curso de Ensino Superior de Engenharia de Produção da Univates quanto ao seu preparo e qualificação ao ingresso no mercado de trabalho do Vale do Taquari/RS. O método utilizado para o levantamento de dados foi do tipo survey, com a aplicação de um questionário eletrônico aos egressos do curso entre os anos de 2011 e 2020. O questionário foi aplicado a 144 egressos e foram obtidas 45 respostas, representando 31,25% de respondentes dentro do total do público-alvo. Através dos resultados obtidos foi possível identificar o atual perfil do profissional graduado na instituição, bem como obteve-se resultado positivo quanto à percepção dos profissionais acerca de suas capacitações, atribuídas às suas respectivas admissões no mercado de trabalho da região. Dentre as habilidades e competências específicas, as requeridas em maior grau no contexto profissional são tanto técnicas quanto interpessoais. Como possíveis pontos de melhoria ao processo de ensino do curso, foi possível identificar que na visão dos egressos salienta-se uma maior aplicação de aulas práticas, tanto em laboratórios da instituição quanto em contato com as empresas da região. Ademais, o presente estudo obteve resultados positivos quanto a satisfação dos egressos no que diz respeito ao curso de graduação aqui contemplado.
- ItemAcesso AbertoEstudo sobre o uso de softwares pelo setor de planejamento e controle da produção na região do Vale do Taquari(2022-06)As empresas buscam aumentar a produtividade por meio de tecnologias que dão suporte e que aperfeiçoem os processos produtivos ligados à programação, planejamento e controle das atividades produtivas utilizando-se de sistemas de informação. Este estudo buscou conhecer a aplicação de softwares, na região do Vale do Taquari, utilizados para gestão de sistemas produtivos, como o gerenciamento de materiais, a gestão dos sistemas de produção e outras atividades relacionadas com o setor de Planejamento e Controle da Produção (PCP). A metodologia empregada foi a pesquisa quali-quantitativa, que buscou analisar trabalhos sobre os softwares mais utilizados publicados como pesquisa bibliográfica em Anais da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e na literatura. Realizou-se também uma pesquisa exploratória, com levantamento de empresas para aplicação de um questionário, considerando uma amostragem de organizações que atendem aos pré- requisitos definidos durante o trabalho: porte, região e área de atuação. Foram considerados os dados de 50 empresas respondentes. Observou-se, por meio do estudo, que a maioria das empresas que utilizam softwares são do ramo industrial, além disso, a pesquisa abrangeu 15 municípios do Vale do Taquari, dentre os respondentes 25 são do município de Lajeado. Destaca-se que as empresas de grande porte utilizam somente softwares específicos. Entre os benefícios citados na utilização dos softwares estão o aumento da produtividade, o melhor controle de estoque e a melhor distribuição das atividades dos funcionários.
- ItemAcesso AbertoAnálise da maturidade do processo de planejamento de vendas e operações em um frigorífico de aves(2021-11)O mercado é cada vez mais dinâmico e exige das empresas uma estratégia competitiva bem definida a fim de atingir os objetivos organizacionais, sendo essencial a coordenação entre os diversos departamentos para garantir que os planos operacionais estejam em consonância com os planos de negócio. Nesse contexto, o Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) surge como um processo integrado de gerenciamento, unindo diferentes planos de negócios com o objetivo de balancear recursos e demanda, visando o lucro da organização. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, realizado em um frigorífico de aves. A empresa atua nos mercados interno e externo, com foco na produção de aves para cortes. O estudo de caso tem como objetivo analisar a integração dos processos de planejamento a nível tático com base em modelos de maturidade de S&OP, a fim de identificar aspectos que podem ser aprimorados neste processo. Foram utilizados três modelos de avaliação de maturidade S&OP, sendo dois modelos qualitativos, e um modelo quantitativo. Como resultado, a pesquisa indica que a empresa estudada encontra- se em estágios evolutivos intermediários de S&OP, apresentando indícios de avanço para os estágios seguintes. Os resultados encontrados nos diferentes modelos não divergem, apesar de contarem com dimensões e métricas de análise distintas. Os principais pontos passíveis de melhoria identificados foram planos de vendas e operações alinhados, contudo não integrados, e a necessidade de investimento em softwares de previsão e planejamento para centralizar os dados e promover melhor integração entre os planos.
- ItemAcesso AbertoAplicação do Scrum na gestão da comunicação em uma empresa prestadora de serviços(2021-11)Esta pesquisa visa melhorar a eficiência da gestão da comunicação em projetos, aplicando o conceito da metodologia ágil Scrum, bem como a realização de uma pesquisa-ação aplicando a proposta desenvolvida em uma equipe de gerenciamento de projetos em uma empresa prestadora de serviços. Para tanto, quanto à abordagem, a pesquisa se caracteriza como qualitativa e como método foi utilizada a exploração bibliográfica, por meio de uma pesquisa das metodologias ágeis existentes, com especial atenção ao Scrum. Além disso, por ser um modelo amplamente aceito nas organizações, as diretrizes do PMBOK são utilizadas como base para a pesquisa. A partir do estudo de caso, a utilização do método de gestão da comunicação proposto pode ser demonstrado na prática. Para a avaliação dos resultados, quatro afirmações foram elaboradas com base nos nove indicadores de benefícios proporcionados pelo Scrum encontrados na literatura e enviadas aos participantes da equipe do projeto. Essas pessoas foram orientadas a ler as frases e responder de acordo com seu grau de concordância, usando a escala de Likert, variando de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente). A frase que demonstrou maior concordância por parte da equipe foi o aprimoramento da comunicação e colaboração entre o time, mas as outras afirmações também demonstraram um bom grau de concordância, levando à conclusão de que a equipe sentiu a maioria dos benefícios do Scrum.
- ItemAcesso AbertoSimulação de processo de manufatura de caixas plásticas sob a ótica do fluxo de valor(2021-06)Muitas empresas aplicam métodos da produção enxuta visando a redução de perdas no processo produtivo, fator considerado essencial para que elas possam se manter competitivas no mercado, reduzir custos internos e agregar valor aos seus produtos. No entanto, para que seja possível diminuir as perdas, faz-se necessário identificar e analisar o fluxo do processo de manufatura utilizado. Esta monografia teve como objetivo analisar as perdas no processo de manufatura de caixas plásticas, e utilizou, para isso, o método de pesquisa dedutivo; a abordagem quali-quantitativa; metodologias de pesquisa descritiva e exploratória; procedimentos de investigação classificados como estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Sua metodologia teve como base o mapeamento de fluxo de valor com o apoio da simulação, através da qual se apresentou o cenário atual do processo de manufatura, identificaram-se as perdas e, a partir disso, desenhou-se um mapa do estado futuro com o propósito de avaliar as possíveis melhorias no processo produtivo. Com a análise do estado atual, evidenciou-se que o produto percorre uma distância de 192,8 metros, o que corresponde a um lead time de 365.243,74 segundos desde o estoque de componentes até o armazenamento do produto acabado para posterior envio ao centro logístico, apresentando diversas perdas no processo produtivo, como: estoque, superprodução, espera, movimentação, transporte, produção de produtos defeituosos e processamento. Com a aplicação dos princípios e técnicas da produção enxuta, no estado futuro a distância percorrida pelo produto seria reduzida para 33 metros, resultando em uma redução de 28,12% no lead time, aumentando o tempo de valor agregado em 2,78% e, além disso, ocasionando a redução de dois colaboradores no processo produtivo. Com o desenvolvimento do estudo, concluiu-se que as perdas encontradas no processo produtivo impactam diretamente no tempo de lead time do produto. Essas perdas, por sua vez, estão diretamente interligadas a atividades que o recurso exerce dentro do modelo de produção utilizado pela empresa, uma vez que, no ambiente produtivo, o material está sujeito a situações dificilmente dimensionadas e que não agregam valor ao produto, como: viagem vazia, viagem carregada, ociosidade, coleta do material, bloqueio do recurso, espera pelo operador e pelo transporte. Além disso, essas perdas são potencializadas quando há a necessidade de formação de estoques intermediários. Uma alternativa proposta pelo presente estudo para reduzir essas perdas e diminuir o lead time foi a implantação do modelo produtivo baseado no fluxo contínuo.