Engenharia de Produção
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- ItemAcesso AbertoAnálise da interferência humana em uma linha de candies de uma empresa alimentícia(2023-06) Battisti, Paula Goergen; Costa, Manfred; http://lattes.cnpq.br/9688340706820010; Rosário, Cláudio Roberto Do; Heberle, José RobertoAs organizações trabalham para que seus produtos sejam aceitos diante do atual mercado competitivo, bem como, conseguir bons indicadores de produtividade, uma maior velocidade de entrega e garantindo a qualidade do bem ou serviço. Dessa forma, este estudo tem como objetivo entender a influência da interferência humana nos processos de uma linha de produção de candies e verificar possibilidades de implementação de melhorias na eficiência operacional. Para isso foi desenvolvido uma pesquisa científica de natureza aplicada com objetivo exploratório e descritivo, utilizando o método de abordagem qualitativo, e sendo classificada como uma pesquisa-ação quanto aos procedimentos. O estudo contextualiza o objeto de estudo, apresentado por meio de mapeamento as operações que fazem parte do processo de produção do produto que representa cerca de 13% do total de volume da empresa. Como forma de aprofundar e tornar o estudo de caráter inédito foi desenvolvido e aplicado um questionário baseado em perguntas voltadas para o levantamento de evidências ou percepções de anomalias, perdas ou desperdícios, com ênfase na influência humana. A partir dos relatos obtidos nas entrevistas foi realizada uma análise e encontradas possíveis causas que levam às falhas humanas a influenciarem nos indicadores (OEE e perdas orgânicas). Identificadas as causas por meio do diagrama de Ishikawa, foi elaborado uma proposta de plano de ação para cada uma das causas com base na metodologia do 5W2H. As ações que constam no plano são sugestões para caso a empresa julgue necessário aplicar, sendo que algumas delas já foram implementadas e estão sendo seguidas. A partir da realização deste estudo foi possível entender quais são as causas que levam os funcionários a cometerem falhas na linha de produção e quais são as interferências que ocasionam nos indicadores.
- ItemAcesso AbertoAnálise da maturidade do processo de planejamento de vendas e operações em um frigorífico de aves(2021-11) Capalonga, Regina Marquetto; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402O mercado é cada vez mais dinâmico e exige das empresas uma estratégia competitiva bem definida a fim de atingir os objetivos organizacionais, sendo essencial a coordenação entre os diversos departamentos para garantir que os planos operacionais estejam em consonância com os planos de negócio. Nesse contexto, o Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) surge como um processo integrado de gerenciamento, unindo diferentes planos de negócios com o objetivo de balancear recursos e demanda, visando o lucro da organização. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, realizado em um frigorífico de aves. A empresa atua nos mercados interno e externo, com foco na produção de aves para cortes. O estudo de caso tem como objetivo analisar a integração dos processos de planejamento a nível tático com base em modelos de maturidade de S&OP, a fim de identificar aspectos que podem ser aprimorados neste processo. Foram utilizados três modelos de avaliação de maturidade S&OP, sendo dois modelos qualitativos, e um modelo quantitativo. Como resultado, a pesquisa indica que a empresa estudada encontra- se em estágios evolutivos intermediários de S&OP, apresentando indícios de avanço para os estágios seguintes. Os resultados encontrados nos diferentes modelos não divergem, apesar de contarem com dimensões e métricas de análise distintas. Os principais pontos passíveis de melhoria identificados foram planos de vendas e operações alinhados, contudo não integrados, e a necessidade de investimento em softwares de previsão e planejamento para centralizar os dados e promover melhor integração entre os planos.
- ItemAcesso AbertoAnálise da percepção dos engenheiros de produção egressos da Univates quanto ao ingresso no mercado de trabalho do Vale do Taquari/RS(2022-06) Korb, Juliano; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402; Costa, Manfred; Rosário, Cláudio Roberto DoO ingresso no mercado de trabalho competitivo e especializado é um dos principais desafios enfrentados pelos egressos de instituições de ensino superior. Estar alinhado às necessidades e exigências do mercado é de suma importância para a carreira dos profissionais. À vista disso, é necessário que o preparo durante a graduação esteja de acordo com o requerido fora do cenário acadêmico. Sendo assim, esta monografia tem por objetivo analisar a percepção dos egressos do curso de Ensino Superior de Engenharia de Produção da Univates quanto ao seu preparo e qualificação ao ingresso no mercado de trabalho do Vale do Taquari/RS. O método utilizado para o levantamento de dados foi do tipo survey, com a aplicação de um questionário eletrônico aos egressos do curso entre os anos de 2011 e 2020. O questionário foi aplicado a 144 egressos e foram obtidas 45 respostas, representando 31,25% de respondentes dentro do total do público-alvo. Através dos resultados obtidos foi possível identificar o atual perfil do profissional graduado na instituição, bem como obteve-se resultado positivo quanto à percepção dos profissionais acerca de suas capacitações, atribuídas às suas respectivas admissões no mercado de trabalho da região. Dentre as habilidades e competências específicas, as requeridas em maior grau no contexto profissional são tanto técnicas quanto interpessoais. Como possíveis pontos de melhoria ao processo de ensino do curso, foi possível identificar que na visão dos egressos salienta-se uma maior aplicação de aulas práticas, tanto em laboratórios da instituição quanto em contato com as empresas da região. Ademais, o presente estudo obteve resultados positivos quanto a satisfação dos egressos no que diz respeito ao curso de graduação aqui contemplado.
- ItemAcesso AbertoAnálise de processos e desenvolvimento de modelo para o gerenciamento de processos em uma agência de publicidade e propaganda(2015-02-26) Caio, Fernanda; Costa, ManfredAs organizações necessitam gerenciar sua forma de trabalho a fim de aumentar a eficiência e a eficácia para se manterem competitivas no mercado. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo aplicável aos processos de prestação de serviço de uma agência de publicidade, para reduzir os custos dos processos, aumentar a eficiência e a organização interna. O trabalho foi conduzido através de estudo de caso quanto aos procedimentos técnicos, pesquisa aplicada quanto à natureza, exploratório quanto ao propósito e qualitativa quanto à abordagem do problema. Os dados coletados foram estudados para agrupar os serviços em famílias e então fazer o mapeamento de três processos. Depois de agrupados, estes processos foram analisados para verificar se estão alinhados com o planejamento estratégico da empresa. Os resultados dos estudos e mapeamentos dos serviços oferecidos pela empresa mostraram algumas famílias de serviços bem definidas e alguns processos bem específicos. O mapeamento dos processos evidenciou uma forma para a reorganização da empresa. O modelo para gerenciamento de processos se mostrou genérico e aplicável aos demais processos de produção de serviço da empresa estudada.
- ItemAcesso AbertoUma análise do grau de aplicabilidade e impacto dos métodos de Planejamento e Controle da Produção em uma empresa processadora de carnes(2017-01) Marin, Cátia Maria; Rosário, Cláudio Roberto Do; http://lattes.cnpq.br/3309090166138333O presente trabalho contempla as ferramentas e métodos de apoio à tomada de decisões sob a ótica da Administração da Produção, vinculadas ao sistema de Planejamento e Controle da Produção (PCP). O estudo foi aplicado em uma empresa processadora de carnes. O trabalho verificou em que grau as ferramentas e os métodos são utilizados na prática. O grau de utilização foi dividido em: i) utilização plena, ii) utilização fragmentada e iii) não utilização. Com base na constatação da não utilização, foi possível projetar um cenário teórico de utilização plena dos recursos de PCP para então mensurar o impacto do cenário teórico sobre a realidade do processo estudado. Neste trabalho foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa, para obtenção dos resultados foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Como resultado, concluiu-se que é possível minimizar as diferenças entre o planejado e o realizado ao passo que o processo opte em incluir um recurso apontado pela literatura, tal como o método de Média Móvel. A inclusão teórica desta ferramenta demonstrou uma menor diferença entre o planejado e o realizado e como consequência um maior apoio ao programador na tomada de decisão.
- ItemAcesso AbertoAnálise dos postos de trabalho em uma linha de envase de água mineral(2018-02-28) Fick, Ângelo Augusto; Lagemann, Carlos Henrique; http://lattes.cnpq.br/1300340165523742; Jacobs, Willian; Hauschild, Cristiane AntôniaNo mercado atual de bebidas engarrafadas, o aperfeiçoamento do sistema produtivo deve ser constante, buscando encontrar maneiras de tornar o produto atraente, com maior margem de lucro, maximização dos recursos disponíveis, para que as empresas gerem produtos com qualidade a um preço competitivo. O objetivo geral do estudo leva em conta o estudo dos postos de trabalho envolvidos no processo de envase de água mineral, a fim de encontrar e implementar melhorias para otimização e redução de produtos fora de especificação. O estudo se restringe a uma linha de envase de água mineral, acompanhamento e estudo do processo de recebimento, triagem, inspeção e produção deste produto. São apresentados conceitos de Gestão de Postos de Trabalho e ferramentas da qualidade, com o intuito de criar uma base teórica para a análise do sistema produtivo. O trabalho é de natureza do tipo aplicada, com modo de abordagem classificado como qualitativo e quantitativo, sendo uma pesquisa exploratória. O trabalho apresentou algumas melhorias no processo que otimizaram os postos de trabalho e reduziram o descarte gerado durante a produção. A redução de descarte líquido da linha foi de 51,13% e a redução do descarte de garrafões foi de 58,55 %. As melhorias propostas no trabalho atenderam plenamente os objetivos traçados, obtendo redução nos descartes e aumento de produtividade no setor, indicadores fundamentais para o crescimento das empresas no mercado competitivo atual.
- ItemAcesso AbertoAnálise e formulação dos gastos para fabricação de um veículo Baja no Universidade do Vale do Taquari UNIVATES(2017-01) Castro, Augusto César; Lagemann, Carlos Henrique; http://lattes.cnpq.br/1300340165523742Estimar os custos de fabricação de produtos e serviços é uma importante e indispensável atividade que deve ser realizada por toda organização. Além de estruturar os custos, é igualmente importante se conhecer o ponto de equilíbrio de comercialização dos itens vendidos para poder orientar os esforços de venda e garantir que as empresas trabalhem de maneira economicamente saudável. Com base nesse contexto, a presente monografia tem como objetivo mapear os custos de fabricação do veículo Baja desenvolvido no Universidade do Vale do Taquari UNIVATES, analisando-se posteriormente a relação custo-volume-lucro (CVL) da produção e comercialização desse produto em série. A metodologia de estudo utilizada para este trabalho tem caráter quantitativo quanto à abordagem; aplicado, em relação à natureza; exploratório e aplicado, quanto ao objetivo geral, sendo um estudo de caso aliado a uma pesquisa bibliográfica, quanto aos procedimentos técnicos. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas informais com o grupo do projeto Baja e através da observação dos elementos que formam o custo do produto. O resultado do estudo demonstra que o custo unitário de fabricação do veículo Baja é de R$ 29.479,81, seu preço de venda estimado é de R$ 42.817,45 e seu ponto de equilíbrio contábil é de 188 unidades, sendo esse o número mínimo de unidades que devem ser vendidas para cobrir os custos e despesas da empresa hipotética que foi apresentada.
- ItemAcesso AbertoAplicação da ferramenta FMEA de processos em uma indústria de bebidas(2018-02-28) Souza, Ricardo Silva De; Rosário, Cláudio Roberto Do; Lagemann, Carlos Henrique; http://lattes.cnpq.br/1300340165523742; Haetinger, ClausA crescente globalização do mercado e a maior exigência do consumidor em relação a produtos de qualidade, fez com que as organizações mantivessem uma alta competitividade em seus segmentos. Em virtude desse cenário, o estudo buscou encontrar melhorias no processo de envase de refrigerantes, por meio da ferramenta FMEA (Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial, do inglês Failure Mode and Effect Analysis). A ferramenta foi aplicada para identificar o seu desempenho a campo e as principais vantagens da utilização no setor de manufatura. O levantamento realizado pela equipe multifuncional foi descrito e apresentado em formulários padronizados da FMEA, para que os setores de manutenção e operação atuassem nas principais falhas do equipamento. O estudo viabilizou investimentos acima de R$ 200.000,00 no equipamento, com payback de quatro anos. A implementação destes controles obteve resultados positivos em relação ao descarte de produto, reduzindo 6% em relação a 2016. Outro fator importante foi o aumento da produtividade em 15% após implantação da ferramenta em 2017.
- ItemAcesso AbertoAplicação da metodologia de gestão do posto de trabalho em uma indústria de alimentos: um estudo de caso(2017-01) Trindade, Fabiano; Costa, Manfred; http://lattes.cnpq.br/9688340706820010; Costa, Manfred; Rosário, Cláudio Roberto Do; Haetinger, ClausCom os mercados cada vez mais globalizados, acirrando a concorrência entre as empresas, cabe às organizações buscarem formas para se tornarem mais competitivas. Diante de tal problemática, uma das maneiras das organizações se diferenciarem consiste na aplicação de um modelo de gestão que proporcione a utilização de seus ativos (pessoas, máquinas e equipamentos) de forma mais eficiente, reduzindo os custos produtivos por meio do melhor aproveitamento da capacidade instalada. Sustentada no Sistema Toyota de Produção (STP) e na Teoria das Restrições (TOC), a metodologia de gestão do posto de trabalho (GPT) busca auxiliar as empresas na melhoria da eficiência produtiva sem a necessidade de grandes investimentos, e faz o uso do Índice de Rendimento Operacional Global (IROG) para identificar os principais motivos de ineficiência das linhas produtivas, visando a elaboração de planos de ações que busquem melhorar estes índices. O presente trabalho visa buscar a implementação da GPT, identificar os gargalos do sistema produtivo, medir o IROG e propor ações para elevar a capacidade produtiva da linha de produção. Vale ressaltar que, como objeto de estudo, utilizou-se uma linha de produção de condimentos de uma empresa localizada em Arroio do Meio, Rio Grande do Sul.
- ItemAcesso AbertoAplicação da metodologia SMED no setup do conjunto de injeção de uma indústria de trasformação plástica(2023-12) Mattie, Mariana; Izquierdo, Rafael Crespo; http://lattes.cnpq.br/6632171988832435; Costa, Manfred; Delwing, Eduardo BeckerO cenário atual das indústrias demanda cada vez mais soluções que visam a redução de perdas e a melhoria de eficiência em seus processos. Uma das áreas que mais vem sendo evidenciada, é o uso de diferentes estratégias para a redução do tempo de troca de ferramentas em equipamentos, visto que se tratam de operações que não agregam valor ao produto. O presente estudo tem como objetivo aplicar a SMED (Single Minute Exchange of Die) para melhorar o tempo de setup do conjunto de injeção de uma empresa transformadora de plástico. A metodologia proposta é composta por 4 etapas. São elas: 1) levantamento das atividades realizadas no setup; 2) divisão das atividades em setup interno ou externo; 3) desenvolver melhorias nos equipamentos e nos processos para transformar os setups internos em externos; e, por fim, 4) analisar o processo de setup de forma macro a fim de propor melhorias. Os resultados obtidos mostram que foi possível reduzir o tempo de setup de matéria-prima em aproximadamente 20% entre os meses de janeiro e maio de 2023, o que reforça o uso dessa metodologia em problemas que envolvem o setup de conjuntos de injeção.
- ItemAcesso AbertoAplicação de metodologia Scrum e mapeamento do fluxo de valor na redução de perdas de uma linha de produção da indústria alimentícia(2023-11) Schmidt, Luiz Henrique; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402; Costa, Manfred; Neide, Italo GabrielO avanço da tecnologia e o processo de globalização resultam em um mercado com um ambiente cada vez mais competitivo e exigente. Na busca por uma base sólida nesse mercado e a consequente obtenção de lucros, não basta desenvolver a capacidade de vendas e a geração de volume necessário para o atendimento da demanda, mas também é crucial realizar o melhor gerenciamento dos recursos disponíveis, que influenciam diretamente nos indicadores de produtividade e eficiência, e na margem de custo de cada produto. Sendo assim, este estudo tem como objetivo desenvolver e analisar uma metodologia de redução de desperdícios de uma linha produtiva de uma empresa do ramo alimentício. O estudo caracteriza-se como dedutivo, com objetivo descritivo, sendo o modo de abordagem classificado como quali-quantitativo, e os procedimentos técnicos adotados são classificados como pesquisa-ação e estudo de caso. Trata-se da construção de uma metodologia, que inicia pelo mapeamento do fluxo de valor da linha produtiva, o que permite a identificação dos desperdícios mais expressivos na geração de valor do processo produtivo; bem como da aplicação da metodologia ágil Scrum. Ao final do estudo, o trabalho apresenta os resultados obtidos nos indicadores de perda de matéria-prima, perda orgânica e geração de retrabalho da empresa, sinalizando pequena melhora observada na linha de produção, e um feedback positivo da equipe envolvida a respeito da aplicação da metodologia Scrum, para fins de gestão e estrutura organizacional.
- ItemAcesso AbertoAplicação de projeto Seis Sigma para otimização de um processo de envase de refrigerante com ênfase na utilização de um projeto fatorial 2k(2016-02-04) Vargas, Guilherme Monteiro; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402A presente monografia aborda a aplicação de um projeto Seis Sigma para a otimização de um processo de envase de refrigerante, em uma linha de produção de refrigerante tipo PET 2 litros. O objetivo do estudo consiste em analisar os fatores que influenciam o volume envasado de refrigerante e, para estes, determinar os valores ótimos de trabalho que permitam melhorar o desempenho do processo e reduzir o desperdício de xarope. Para identificar as variáveis significativas e quantificar a relação entre as variáveis de entrada e o nível de refrigerante envasado, foi utilizada a técnica Projeto Fatorial 2k. Em seguida, realizou-se a otimização do processo por meio de análise gráfica, através do software Action, onde foi determinado o nível ótimo de cada variável de entrada. Os valores propostos pelo estudo foram testados e obtiveram resultados almejados no projeto, através da otimização do processo foi possível diminuir a variabilidade em torno do valor alvo e reduzir o desperdício de xarope em 30%.
- ItemAcesso AbertoAplicação de um modelo de avaliação do desempenho do planejamento de vendas e operações (S&OP) em uma empresa de bebidas(2019-11) Wallauer, Augusto; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402O Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) é um processo que objetiva alinhar as diferentes áreas das organizações, integrando os planos de vendas, operações, marketing e financeiro, melhorando seus níveis de estoque e de entrega, e consequentemente, o resultado da empresa. O S&OP, bem como outros processos, deve ter seu desempenho avaliado e monitorado. O estudo aborda a escolha de um método de avaliação, análise e monitoramento de desempenho do S&OP em uma empresa de bebidas. O modelo escolhido, desenvolvido por Pandim, é quantitativo e se baseia no diagnóstico e redução de falhas, identificando a ineficiência de seus fatores críticos. Para alcançar os objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios. Quanto à natureza da pesquisa, classifica-se como qualitativa e em relação aos procedimentos técnicos, pode-se definir como um estudo de caso, pois busca a aplicação prática dos conhecimentos para melhorar processos. Em relação aos resultados, através da aplicação do modelo, verificou-se que, apesar de a empresa já possuir um processo de S&OP satisfatório, alguns pontos de melhoria foram identificados, gerando planos de ações simples, como um treinamento teórico para colaboradores, e complexos, como a aquisição de tecnologia específica de S&OP. A aplicação do modelo foi satisfatória, contribuindo para a empresa realizar a melhoria contínua, obtendo um Planejamento de Vendas e Operações excelente.
- ItemAcesso AbertoAplicação do Scrum na gestão da comunicação em uma empresa prestadora de serviços(2021-11) Kist, Natália Lauschner; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402Esta pesquisa visa melhorar a eficiência da gestão da comunicação em projetos, aplicando o conceito da metodologia ágil Scrum, bem como a realização de uma pesquisa-ação aplicando a proposta desenvolvida em uma equipe de gerenciamento de projetos em uma empresa prestadora de serviços. Para tanto, quanto à abordagem, a pesquisa se caracteriza como qualitativa e como método foi utilizada a exploração bibliográfica, por meio de uma pesquisa das metodologias ágeis existentes, com especial atenção ao Scrum. Além disso, por ser um modelo amplamente aceito nas organizações, as diretrizes do PMBOK são utilizadas como base para a pesquisa. A partir do estudo de caso, a utilização do método de gestão da comunicação proposto pode ser demonstrado na prática. Para a avaliação dos resultados, quatro afirmações foram elaboradas com base nos nove indicadores de benefícios proporcionados pelo Scrum encontrados na literatura e enviadas aos participantes da equipe do projeto. Essas pessoas foram orientadas a ler as frases e responder de acordo com seu grau de concordância, usando a escala de Likert, variando de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente). A frase que demonstrou maior concordância por parte da equipe foi o aprimoramento da comunicação e colaboração entre o time, mas as outras afirmações também demonstraram um bom grau de concordância, levando à conclusão de que a equipe sentiu a maioria dos benefícios do Scrum.
- ItemAcesso AbertoApuração e análise do custo, volume e lucro de um estofado em uma indústria no Vale do Taquari/RS(2018-08-13) Gregory, Jéssica; Feil, Alexandre Andre; http://lattes.cnpq.br/6410162361977430Para manterem-se competitivas sem reduzir a rentabilidade do negócio, as indústrias necessitam melhorar continuamente a gestão dos custos. Assim, faz-se necessário investir em ferramentas e instrumentos de controle para que os custos sejam melhor administrados e para acelerar o processo decisório. Com base nesse contexto, este estudo tem como objetivo apurar e analisar o CVL (custo, volume e lucro) do estofado 1216 BK numa indústria de estofados da cidade de Estrela/RS. O problema de pesquisa é: qual é a margem de contribuição e a alavancagem operacional do sofá 1216BK? A metodologia quanto à abordagem foi quantitativa, quanto ao procedimento técnico este se classifica como um estudo de caso, ainda podendo classificá-lo como entrevista informal e quanto ao objetivo se qualifica como pesquisa descritiva. A coleta de dados ocorreu entre os meses de agosto/17 e setembro/17 e todas as informações foram coletadas pela acadêmica. Os resultados obtidos através deste estudo demonstram que o total de gastos apurados para fabricação do estofado 1216BK é de R$ 765,22 sendo que os custos diretos representam 70,8% dos gastos totais, os custos indiretos 3,3%, as despesas diretas 18,9%, as despesas indiretas 7%. A margem de contribuição do 1216BK é de 24,73%, a alavancagem operacional é de 1,53 e o preço de venda sugerido é de R$ 956,52, sendo que a empresa deseja obter 20% de lucro.
- ItemAcesso AbertoAvaliação de desempenho dos colaboradores em empresas provedoras de internet: aplicação do conceito de Benchmarking(2018-10-23) Piccinini, Moisés Clemente; Rosário, Cláudio Roberto Do; http://lattes.cnpq.br/3309090166138333Os provedores de acesso à internet são determinantes para o crescimento do mercado de telecomunicações. Para ganhar visibilidade e se destacar frente às outras, a empresa deve avaliar as operações realizadas pelo desempenho humano, criar ferramentas de desenvolvimento que possam contribuir em atividades de qualidade e apoio aos gestores, conseguindo agradar o cliente, atende-lo da melhor maneira possível, fidelizando-o, com o auxílio do benchmarking como instrumento de busca pelas melhores práticas. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver um sistema de avaliação de desempenho dos colaboradores em organizações provedoras de internet do Vale do Taquari/RS, sob a ótica de uma avaliação híbrida, composta pelo método de escala gráfica e avaliação por escrita. Para tanto, foram utilizados os métodos de pesquisa dialético e dedutivo. Quanto aos métodos de abordagem, foram utilizadas as abordagens quantitativa e qualitativa, tendo como objetivo geral do trabalho a pesquisa exploratória e explicativa. Quanto aos procedimentos técnicos empregados, foram desenvolvidas a pesquisa bibliográfica, a pesquisa Survey e o estudo de caso. O resultado do estudo revelou os indicadores de conhecimento sobre internet fibra óptica, iniciativa, equilíbrio emocional e relacionamento interpessoal, sendo esses os indicadores críticos que impactam nas operações de instalação e manutenção de internet, como também foi possível estabelecer uma sistemática para aumentar a média dos mesmos através da elaboração de um plano de ação do tipo 5W2H.
- ItemAcesso AbertoO balanced scorecard aplicado em um ateliê de calçados(2014-03-21) Santos, Rafael Dos; Lagemann, Carlos HenriqueTomar decisões está se tornando uma atividade cada vez mais complexa a ser realizada dentro das organizações. O gestor atual encontra-se rodeado de diversos dados fornecidos pelos vários setores da empresa e através deles toma decisões que interferem diretamente na vida da mesma. A gestão estratégica é uma linha orientadora que visa organizar e integrar os diversos esforços da organização, de modo que os objetivos e as metas estabelecidas sejam alcançados. A presente monografia consiste em uma análise do planejamento estratégico da empresa Magu’s Ltda, afim de que, a partir da estratégia organizacional e da aplicação do Balanced Scorecard, haja um maior controle buscando o crescimento do desempenho geral da empresa. Este trabalho apresenta conceitos de uma ferramenta de gestão conhecida como Balanced Scorecard, um sistema de indicadores alinhados à estratégia da organização capaz de medir o desempenho, alinhar os setores, as equipes, e os indivíduos em geral em torno das metas gerais da organização. Através do estudo conclui-se que o Balanced Scorecard cumpriu com sua função de disseminar a estratégia da empresa entre todos os colaboradores, tornando mais claro o papel de cada um no atingimento das metas e criando um ambiente de cooperação entre todos para alcançar os objetivos propostos.
- ItemRestritoDesenvolvimento de indicadores em Power BI para análise da gestão de um salão de beleza com base nas premissas do Balanced Scorecard(2023-06-19) Faller, Gabriel Sehn; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402; Costa, Manfred; Rosário, Cláudio Roberto DoEste trabalho busca analisar a gestão de uma empresa de pequeno porte de acordo com a metodologia Balanced Scorecard, bem como definir indicadores para auxiliar o processo tomador de decisão da empresa através da construção de um dashboard interativo desenvolvido no software Microsoft Power BI. Para tanto, quanto à abordagem, a pesquisa se caracteriza como qualitativa e o método utilizado foi descritivo e exploratório, elucidando os principais pilares do BSC e adequando-os ao sistema de gestão de uma empresa de pequeno porte. Além disso, a utilização de abordagens de análise de dados e business intelligence foram base para a extração, tratamento e validação dos dados. A partir da definição de indicadores e o desenvolvimento de análises integradas entre diferentes áreas da empresa, foi desenvolvido o estudo de caso buscando atender ao objetivo estratégico definido pela diretora da empresa. A partir deste trabalho, foi possível modelar indicadores interativos para serem utilizados no dia a dia pela gestão e facilitar o processo de tomada de decisão de uma empresa de pequeno porte. Inicialmente focando nos quatro pilares do BSC, podem ser agregados novos indicadores aos ambientes interativos do Power BI conforme novas demandas apareçam. Foi possível notar um grande impacto e satisfação por parte da gestão da empresa a partir deste novo olhar advindo da implantação do BSC aliado ao Power BI.
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento de produtos: um estudo de caso(2017-01) Luz, Débora Verônica Diniz Da; Lagemann, Carlos Henrique; http://lattes.cnpq.br/1300340165523742; Lagemann, Carlos Henrique; Costa, Manfred; Rehfeldt, Márcia Jussara H.O processo de desenvolvimento de produto (PDP) é atualmente considerado muito importante na vida das empresas brasileiras, pois com as constantes mudanças no mercado, a concorrência entre as empresas e a necessidade de produtos de melhor qualidade com menores custos, exigem das empresas maior eficiência no processo de desenvolvimento de produtos. Portanto, o PDP necessita de investimento, pesquisa, planejamento e ferramentas de apoio para que as empresas atinjam as suas metas através do lançamento de produtos. O objetivo principal deste trabalho é analisar como as empresas de alimentos estão gerenciando o seu processo de desenvolvimento de produtos, através da revisão da literatura e entrevistas realizadas em empresas de alimentos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho é de natureza básica, sendo a abordagem do problema classificada como qualitativa. Para atingir o objetivo geral foi utilizada a pesquisa exploratória e, por fim, o procedimento técnico é de pesquisa bibliográfica, pesquisa a campo e estudo de caso. Como resultado pode-se afirmar que as ferramentas e métodos que as empresas pesquisadas utilizam para desenvolver um produto são aquelas que consideram adequadas para o desenvolvimento de seus produtos. Cada empresa tem o seu próprio modelo de desenvolvimento de produto.
- ItemAcesso AbertoElicitação de requisitos funcionais propostos para um software de gestão de fornecedores(2020-07) Pretto, Amanda Carolina; Lagemann, Carlos Henrique; http://lattes.cnpq.br/1300340165523742A integração de empresas com os seus fornecedores tem se intensificado com o aumento da terceirização de serviços e a preocupação com a qualidade final do produto ou serviço desenvolvido nestas organizações. Com fornecedores se envolvendo em diversos setores dentro das empresas, um adequado acompanhamento dos serviços prestados e produtos adquiridos é necessário para garantir eficiência e melhorar a competitividade da organização. Neste caso, um software pode se mostrar um importante aliado nesta tarefa, visto que o uso da tecnologia e de sistemas de informação, em um cenário de globalização, associados à gestão auxiliam as empresas no cumprimento de seus objetivos, através da organização, gerenciamento, processamento dos dados da organização com enfoque nos fornecedores. Os requisitos para o software são aspectos fundamentais a serem considerados para a elaboração do programa computacional, necessários para que este desempenhe seu papel de acordo com as necessidades do processo de negócio. Assim, neste trabalho, é realizado um estudo a respeito de gestão de fornecedores a fim de definir as necessidades deste processo para serem atendidos por um software. Para isso, são realizadas as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, benchmarking, elaboração de questionário, aplicação de questionário em empresas, elicitação de requisitos funcionais e considerações finais. Como resultado, foram elicitados 39 requisitos funcionais a partir da comparação de dados da literatura, associados com a análise de softwares de gestão de fornecedores comercialmente disponíveis e com as demandas das empresas entrevistadas.