Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/3072
Title: Perfil de liderança: um estudo de caso na Sulati
Authors: Neumann, Maria Paula
Keywords: Liderança;Perfil;Comportamento;Profiler;DISC
Date of Defense: 26-Nov-2020
Issue Date: Nov-2020
Citation: NEUMANN, Maria Paula. Perfil de liderança: um estudo de caso na Sulati. 2020. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 nov. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3072.
Abstract: As mudanças no mercado são cada vez mais recorrentes nos ambientes organizacionais, o que requer a adoção de estratégias de recursos humanos alinhadas às estratégias de negócios, a fim de garantir que os objetivos e as metas individuais e corporativas sejam alcançados. Nesse processo, a liderança tem papel fundamental, pois é compreendida como uma habilidade de influenciar pessoas para trabalharem em prol de objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do exemplo. No setor de prestação de serviços, a liderança exerce influência sobre o desempenho organizacional, uma vez que é o líder quem transmite a missão, a visão e os valores organizacionais, direcionando o comportamento das pessoas aos objetivos da empresa. Significa dizer que os líderes são os principais multiplicadores da cultura da empresa e devem agir com comprometimento e confiança para conseguir despertar seus seguidores e conquistá-los para que sejam seus parceiros. O objetivo geral do estudo é analisar o perfil dos líderes da empresa Sulati, e os objetivos específicos são: (i) identificar competências técnicas e comportamentais de liderança nos participantes da pesquisa e (ii) correlacionar os dados obtidos no estudo empírico com o referencial teórico adotado, extraindo inferências sobre a temática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e quantitativa, além de descritiva e de estudo de caso. Os participantes da pesquisa são os sete líderes da Sulati (quatro homens e três mulheres), atuantes nas áreas denominadas pela empresa como: operacional, logística, contabilidade, administrativa, faturamento de notas fiscais e comercial. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário estruturado eletrônico chamado Profiler, que utiliza como base as categorias do DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), proposto por Marston (2014). Este questionário foi adquirido pela Sulati da Sólides, uma empresa especializada em consultoria na área de Gestão de Recursos Humanos. A análise dos dados ocorreu de duas formas: uma quantitativa, por meio estatístico, para identificar a frequência de determinadas respostas e, a outra forma, qualitativa, para descrever o perfil dos líderes participantes da pesquisa. A partir da análise dos dados, observa-se a predominância da categoria Influência, correspondente ao perfil de liderança Comunicador, e a ausência da categoria Dominância, correspondente ao perfil de liderança Executor.
URI: http://hdl.handle.net/10737/3072
Appears in Collections:Administração - LFE Administração de Empresas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020MariaPaulaNeumann.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons