Letramento escolar: o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa nas percepções de professores de Belém do Pará

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2021-03
Orientador
Forneck, Kári Lúcia
Banca
Martins, Silvana Neumann
Juchum, Maristela
Silva, Herodoto Ezequiel Fonseca Da
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este estudo apresenta uma pesquisa de mestrado desenvolvida com o objetivo de compreender as concepções dos professores, acerca de práticas de ensino por meio de projetos de letramento que promovam a interação com diferentes gêneros textuais, para o desenvolvimento do letramento escolar. Nessa perspectiva, o estudo resultou da abordagem metodológica qualitativa, pelo viés de aproximações da Análise Textual Discursiva (ATD), com levantamento de dados com professores da cidade de Belém, do Estado do Pará, durante o ano de 2020. O foco da investigação baseou-se no estudo da concepção de projetos de letramento no contexto escolar de 30 professores de Língua Portuguesa, que lecionam na educação básica em diferentes níveis de ensino na cidade de Belém, oriundos da esfera municipal, estadual e federal. Para geração de dados, os professores participantes responderam a um questionário com questões abertas e fechadas, organizadas em 4 quatro seções. A partir das análises dos dados do questionário, emergiram as categorias das unidades de sentido (US): “Se vá tecendo entre todos os galos: A leitura e a escrita como representação social”, “Ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele lance a outro: As práticas pedagógicas por meio do letramento como agente de transformação social” e “Os fios de sol de seus gritos de galo para que amanhã desde uma teia tênue, se vá tecendo entre todos os galos: O ensino e a aprendizagem por meio dos gêneros textuais”. Assim, concluímos que os professores participantes compreendem as práticas de letramento escolar, valendo-se, sobretudo, das práticas sociais de uso da língua.

Este estudio presenta una investigación de maestría desarrollada con el fin de comprender sobre la concepción de los docentes, sobre las prácticas docentes a través de proyectos que promuevan la interacción con diferentes géneros textuales, para el desarrollo del letramento escolar. En esta perspectiva, el estudio resultó desde el enfoque metodológico cualitativo, a través del enfoque de Análisis Textual Discursivo (ATD), con recolección de datos con docentes de la ciudad de Belém, en el Estado de Pará, durante el año 2020. El enfoque de la La investigación se basó en el estudio del diseño de proyectos de letramento en el contexto escolar de 30 profesores de portugués, quienes imparten educación básica en diferentes niveles de educación en la ciudad de Belém, desde los niveles municipal, estatal y federal. Para la generación de datos, los docentes participantes respondieron un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas, organizado en 4 secciones : “Se vá tecendo entre todos os galos: A leitura e a escrita como representação social”, “Ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele lance a outro: As práticas pedagógicas por meio dos projetos de letramento como agente de transformação social” e “Os fios de sol de seus gritos de galo para que amanhã desde uma teia tênue, se vá tecendo entre todos os galos: O ensino e a aprendizagem por meio dos gêneros textuais”. Del análisis de los datos del cuestionario surgieron las categorías de unidades de significado (U.S.): Así, ante este resultado, se concluye que los docentes participantes comprenden las prácticas de alfabetización escolar, aprovechando, sobre todo, las prácticas sociales de uso de la lengua.
Descrição
Palavras-chave
Ensino e aprendizagem da Língua; Letramento escolar; Pedagogia de projetos; Gêneros textuais; Enseñanza y aprendizaje de la lengua; Pedagogía de proyectos; Géneros textuales
Citação
RIBEIRO, Ana Paula Monteiro Gonçalves. Letramento escolar: o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa nas percepções de professores de Belém do Pará. 2021. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 mar. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3161.
Coleções