Ensino de língua espanhola: a integração das tecnologias digitais na formação inicial de professores em região de fronteira no Amazonas

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Data
2021-12
Orientador
Forneck, Kári Lúcia
Banca
Coelho, Iandra Maria Weirich Da Silva
Bublitz, Grasiela Kieling
Hattge, Morgana Domênica
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Resumo
Este estudo aborda a temática tecnologias digitais na formação inicial de professores de um Curso de Letras. Foi constituído o objetivo de investigar como as tecnologias digitais são integradas no Curso de Licenciatura em Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola na formação inicial de professores. Como referencial teórico, foram utilizados os seguintes autores: Moran (2012), Kenski (2012), Castells (2020), Coscarelli (2007), Ribeiro (2020), Paiva (2020), Leffa (2017) Sturza (2017), Loureiro (2021), Libâneo (2011), Lévy (2010), Shön (1995), Bonilla (2011), Silveira (2011), entre outros. Tendo como metodologia a pesquisa de campo, aplicou-se um questionário junto a docentes e estudantes do 4°, 6° e 8° período do Curso de Licenciatura em Letras – Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, do Instituto de Natureza e Cultura/UFAM, na cidade de Benjamin Constant, na região do Alto Solimões, a fim de conhecer suas percepções acerca da temática do estudo. Além disso, foi realizada uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, no intuito de verificar como tem sido pautado o uso de tecnologias digitais no ensino de Língua Espanhola na formação inicial de professores. Aplicando-se a técnica de análise de conteúdo (BARDIN,2009), emergiram quatro categorias de análise dos dados disponíveis. Na primeira categoria A formação inicial e o Curso de Licenciatura em Letras – Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola -, apresentaram-se alguns motivos que contribuíram para a escolha da docência na Língua Espanhola por parte dos estudantes. Na segunda categoria - A Língua Espanhola e as relações sociais na região do Alto Solimões -, os participantes destacam a importância de aprender a Língua Espanhola em região de fronteira, seja pela comunicação e interação com os hispanofalantes ou pelas relações comerciais vivenciadas pelos fronteiriços. Na terceira categoria - As tecnologias digitais na formação de professores -, mencionam- se as tecnologias digitais utilizadas pelos professores e acadêmicos. Na quarta categoria – O acesso à internet e as políticas de inclusão digital -, abordam-se as percepções dos docentes e acadêmicos em relação ao acesso à internet. A partir dessas categorias, foram sugeridos indicadores que podem servir de parâmetro para o ensino de Língua Espanhola em contextos de fronteira: a) a consideração às singularidades do ensino de língua em contexto plurilíngue; b) a responsável formação para o letramento digital; c) as políticas de inclusão digital como condição para o uso de tecnologias digitais em contextos de ensino. Dessa forma, o estudo traz contribuições relevantes acerca do ensino de Língua Espanhola na formação inicial de professores na região fronteiriça do Alto Solimões.

This study addresses the topic of digital technologies in the initial training of teachers of a Letters Course. This research, therefore, aims to investigate how digital technologies are integrated during the initial training of Portuguese and Spanish teachers. Authors such as Moran (2012), Kenski (2012), Castells (2020), Coscarelli (2007), Ribeiro (2020), Paiva (2020), Leffa (2017) Sturza (2017), Loureiro (2021), Libâneo (2011), Lévy (2010), Shön (1995), Bonilla (2011), and Silveira (2011) form the theoretical basis of this work. Following a field research methodology, professors and scholars enrolled on the 4th, 6th, and 8th terms of the graduation course in Portuguese and Spanish of the Institute of Nature and Culture/UFAM, at the city of Benjamin Constant, located at the Alto Solimões region, answered a questionnaire to expose their perceptions about the theme. Furthermore, the course's Pedagogical Project was analyzed to verify how digital technologies appear in classes. Through a content analysis (BARDIN, 2009), four categories of analysis emerged from the data collected. In the first category - Initial training and the Portuguese and Spanish Letter Courses - students shared why they chose to become Spanish teachers. In the second category - the Spanish Language and its social relations in the Alto Solimões region - participants highlighted the importance of learning Spanish when living in the Tri- Border Area, improving their interaction with Spanish speakers and the business relations experienced at the border. In the third category - Digital technologies in teacher training - the digital resources used by professors and academics are displayed. In the fourth category - Internet access and e-inclusion policies - teachers and students discuss their perceptions about internet access. These categories suggest three indicators that can serve as a parameter for teaching Spanish in the Tri- Border Area: a) considering the singularities of language teaching in a plurilingual context; b) responsible training for digital literacy; c) e-inclusion policies as a condition for the use of digital technologies in education. Therefore, this study brings relevant contributions to Spanish teaching in the initial training of teachers at the Alto Solimões region.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Língua Espanhola; Tecnologias digitais; Inclusão digital; Língua adicional em contexto de fronteira; Spanish teaching; Digital technologies; E-inclusion; Additional language in the Tri-Border Area
Citação
YONG, Lesly Diana Pimentel. Ensino de língua espanhola: a integração das tecnologias digitais na formação inicial de professores em região de fronteira no Amazonas. 2021. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 17 dez. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3284.
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