Dissolução do vínculo conjugal: uma análise sobre o (des)cabimento da menção de culpa como causa da ruptura da relação entre cônjuges

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-08-28
Orientador
Bertani, Bianca Corbellini
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo investigar se cabe a menção de culpa no processo de separação judicial e se esta pode trazer conseqüências jurídicas posteriores às partes envolvidas na dissolução. Será feita análise da evolução histórica da legislação brasileira no âmbito do Direito de Família, especialmente no que tange à família, ao casamento, à separação judicial e às causas da dissolução matrimonial. Serão abordadas as formas de dissolução do vínculo conjugal e suas características no Código Civil de 2002. Por fim, será apresentado o entendimento doutrinário e jurisprudencial acerca do (des)cabimento da arguição de culpa na separação judicial, analisando a existência de possíveis consequências jurídicas.
Descrição
Palavras-chave
Família; Casamento; Vínculo; Dissolução; Separação; Divórcio; Culpa
Citação
BECKER, Maitê Cândida. Dissolução do vínculo conjugal: uma análise sobre o (des)cabimento da menção de culpa como causa da ruptura da relação entre cônjuges. 2014. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 ago. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/551.
Licença
Coleções