Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/914
Title: Estudo sobre a compactação de misturas asfálticas em diferentes temperaturas
Authors: Lehnen, Gabriela Thaís
Keywords: Misturas asfálticas;Compactação;Temperatura;Vida útil
Date of Defense: Jun-2015
Issue Date: 3-Feb-2016
Citation: LEHNEN, Gabriela Thaís. Estudo sobre a compactação de misturas asfálticas em diferentes temperaturas. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/914.
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a influência da temperatura de compactação de misturas asfálticas em relação ao seu desempenho, simulando a aplicação destas misturas em obras de pavimentação fora da sua temperatura ideal. O estudo contemplou a moldagem e a compactação de corpos de prova em temperaturas de 100ºC, 130ºC e 160ºC, aplicando energia de compactação de 75 golpes por face, em misturas asfálticas convencionais e com adição de polímero, utilizando os ligantes asfálticos CAP 50/70 e Flexpave 55/75, respectivamente. Para a obtenção dos resultados, realizou-se a determinação das propriedades volumétricas e mecânicas das misturas asfálticas, além da análise da relação da vida útil do pavimento com as diferentes temperaturas de compactação. As propriedades volumétricas deram-se através da obtenção da densidade aparente, do grau de compactação e do volume de vazios. Já as propriedades mecânicas foram obtidas com a realização dos ensaios de resistência à tração por compressão diametral e módulo de resiliência. Por fim, utilizou-se o programa SisPav para a verificação do comportamento de um determinado pavimento, possibilitando a análise da influência da temperatura de compactação na duração da sua vida útil. Os resultados permitiram concluir que as propriedades volumétricas e mecânicas das misturas sofrem incidência direta da temperatura de compactação das mesmas. Isto porque a elevação da temperatura proporciona uma melhor compactação da mistura, aumentando sua densidade, grau de compactação e consequentemente, reduzindo o seu volume de vazios. Além disso, o aumento da temperatura resulta em uma maior resistência à tração e um maior módulo de resiliência da mistura asfáltica. Quanto à vida útil do pavimento, a temperatura de compactação incide diretamente sobre esta, proporcionando reduções de até 90% no seu valor quando as misturas são compactadas abaixo da temperatura ideal.
URI: http://hdl.handle.net/10737/914
Appears in Collections:Engenharia Civil

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