Carreira

Conheça Os Benefícios Do Empreendedorismo Social Para A Comunidade

6 jul 2022

O empreendedorismo social é uma novidade para diversas pessoas. Afinal, muitos conhecem o conceito de abrir uma empresa e investir em um novo negócio, mas poucos ainda se atentam ao aspecto social de uma empresa.

Modo de empreender que tem ganhado espaço no mercado, o empreendedorismo social se diferencia por ter na identificação e na resolução de problemas da comunidade o seu principal e, às vezes, único objetivo. 

Exemplos de desafios que apresentam oportunidades para esse tipo de empreitada são questões relacionadas ao déficit educacional, problemas financeiros, falta de acesso à informação e proteção do meio ambiente.

A verdade é que existe uma infinidade de formas para um empreendedor social buscar ajudar sua comunidade. Mas quais são os verdadeiros efeitos disso? Continue a leitura e descubra!

Quais são os benefícios do empreendedorismo social?

Como dissemos, o empreendedorismo social busca solucionar problemas vistos na sociedade. Isso, por si só, já é um benefício, mas esse modelo de negócio tem muitas outras possibilidades de impacto positivo. Confira:

1. Atender a demandas específicas

Muitos empreendimentos sociais começam focados em uma determinada comunidade e isso faz com que sejam capazes de atuar em problemas mais recorrentes naquela área.

Um exemplo disso é o Projeto Tamar, que iniciou suas atividades no litoral baiano para preservar tartarugas marinhas. Enquanto órgãos ambientais fazem fiscalizações e ações mais gerais, sobre diversas áreas e espécies, o Projeto consegue atender a uma necessidade específica daquela localidade.

2. Contribuir com o crescimento sustentável da comunidade

Aqui, usamos sustentável nos dois sentidos:

  1. o crescimento pode ser sustentado ao longo do tempo. Como o empreendimento busca resolver problemas básicos de um local, é possível construir uma fundação sólida para o desenvolvimento;
  2. o foco social dessas ações visa, muitas vezes, ao cuidado com o meio ambiente. Dessa forma, o crescimento é direcionado para medidas de baixo impacto ambiental.

3. Gerar impacto social

Nem todo negócio é capaz de gerar uma verdadeira diferença para a comunidade em que foi construído. Por outro lado, o empreendedorismo social traz esse impacto por excelência, já que esse resultado é parte de toda sua caracterização.

Além de gerar mais empregos, como todo novo negócio, essas organizações podem mudar números de analfabetismo, possibilitar melhor tratamento para doenças, revitalizar uma região e muito mais.

É por esses motivos que a Univates acredita que o empreendedorismo deve ser feito com a comunidade em mente, de forma que o investimento que a instituição recebe para pesquisa e inovação seja devolvido para a sociedade em forma de desenvolvimento.

Dessa maneira, buscamos sempre oferecer oportunidades para os nossos estudantes. Confira nosso artigo sobre a infraestrutura da Univates para o empreendedorismo e saiba mais!

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3