Estudos Explore

Conheça 3 Modalidades De Curso Superior: Bacharelado, Licenciatura E Tecnológico

27 jul 2022

Além de todas as opções de curso superior presentes, muitas vezes as áreas ainda são divididas nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnológico. Ou seja, parece que fica ainda mais difícil escolher!

Por isso, a Univates preparou este material. Continue lendo o artigo e entenda exatamente como essa divisão de cursos funciona, além dos objetivos de cada tipo. Aproveite!

Quais são os diferentes tipos de curso superior?

Confira em mais detalhes como as diferentes modalidades de curso superior são na prática e compare as diferenças:

Bacharelado

O bacharelado é o modelo mais tradicional e conhecido de curso de graduação. Quando as pessoas imaginam a experiência universitária, elas estão, em geral, pensando nesta modalidade.

Com uma duração média de quatro a cinco anos, este curso tem o objetivo de oferecer um panorama completo para os estudantes na área que escolheram. Isso permite que eles possam focar em pesquisa ou então explorar o mercado de trabalho.

Inclusive, muitas vezes o título de bacharel (concedido a quem é formado neste tipo de grau acadêmico) é obrigatório para exercer a profissão. Por exemplo, é impossível ser um médico sem o bacharelado em medicina. O mesmo serve para advogados, dentistas, arquitetos e por aí vai.

Licenciatura

Em teor de conteúdo, a licenciatura é bastante parecida com o bacharelado e ambos têm praticamente a mesma duração. No entanto, o objetivo da licenciatura é mais específico: ela visa formar professores.

Por isso, além de estudar as matérias específicas da área escolhida, também são ministradas aulas envolvendo educação e pedagogia. Assim, essa é a modalidade necessária para quem quer dar aulas.

Tecnológico

Os cursos tecnológicos são os mais diferentes entre os tipos de curso que apresentamos aqui. Isso acontece porque seu conteúdo é muito mais específico, já que busca capacitar os estudantes para a prática da profissão.

Com isso, a média de duração desses cursos fica em torno de dois anos. Se a sua vontade é ingressar rapidamente no mercado de trabalho tendo experiência prática em determinada função, então essa modalidade provavelmente vai te ajudar mais!

Todos esses tipos de curso superior são oferecidos pela Univates, com diversas opções para você encontrar a área que é a sua cara! Então, como você já conhece o funcionamento e os objetivos de cada modalidade, já pode começar a explorar o currículo específico que mais te interessa.

Conheça os diferenciais da Univates e saiba por que contar conosco para a sua graduação!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades