Descubra o que são as provas agendadas

Postado por Nicole Morás

Uma das formas de ingresso nos cursos de graduação da Univates é a prova agendada. Conforme explica o coordenador dos Processos Seletivos da Univates, Volnei Bald, as provas agendadas foram pensadas para que os candidatos possam ingressar nos cursos de graduação em diferentes momentos, tanto na modalidade presencial quanto na Educação a Distância (EAD). Confira abaixo como é:

Nicole Morás

A prova agendada consiste em uma avaliação na qual o estudante deve elaborar uma redação. Não há questões para serem respondidas. O tema indicado para a redação aborda questões contemporâneas para dissertação.

Quais as vantagens?

- Pode ser realizada no momento em que ficar melhor para o candidato. Periodicamente são disponibilizadas as datas e os horários das provas nos diferentes polos Univates, tanto para cursos presenciais como a distância. Assim, se você tem férias programadas para janeiro, não tem problema. Antes de ir ou na volta, você pode escolher quando fazer;

- Mais perto de você. Isso mesmo, você escolhe o Polo Univates mais perto para realizar a prova;

- Resultado rápido. Se você quiser aguardar alguns minutos após acabar a prova, já sai de lá com o resultado e pode aproveitar para fazer a sua matrícula e garantir vaga.

A prova agendada tem o mesmo peso da prova tradicional do Vestibular Univates?

Sim, a prova agendada tem o mesmo valor da prova tradicional do Vestibular, que, além de  uma redação, contém 45 questões de múltipla escolha.

Nicole Morás

Onde é aplicada?

A prova agendada é aplicada em todos os polos Univates (matriz de Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Encantado, Estrela, Garibaldi, Guaporé, Porto Alegre, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Veranópolis e Venâncio Aires). O resultado da avaliação sai no mesmo dia em que ela é realizada, o que possibilita ao aluno realizar logo a matrícula.

Como eu me inscrevo?

Para agendar provas, os interessados devem acessar a página da Universidade, eleger a área de ensino e a modalidade pretendidas e, posteriormente, verificar as datas disponíveis para a realização dos exames.

O que é avaliado na prova agendada?

- Domínio de diferentes tipos de textos, com ênfase no texto dissertativo-argumentativo;

- Domínio do padrão de língua adequado à escrita e aos diferentes tipos de texto;

- Estrutura adequada dos períodos e orações;

- Pontuação, margem, parágrafos;

- Concordância, regência, emprego dos tempos verbais;

- Ortografia, acentuação;

- Apresentação do texto de acordo com a proposta dada;

- Conteúdo significativo e pertinente ao tema solicitado;

- Adequação e precisão vocabular.

Texto ilegível ou que não estiver de acordo com o tema proposto ZERA a redação. A redação é necessária para classificação e terá caráter eliminatório. A nota mínima exigida na redação da Univates para classificação é 2,0 (dois vírgula zero). O candidato que não alcançar essa nota não será classificado.

Como se preparar?

Preparamos cinco dicas espertas para você mandar bem na redação do Vestibular. Confira aqui. :)

E-book

[E-BOOK] Qual curso EAD combina com você?

Receba este e-book gratuitamente.

quero esse e-book
Fale com a gente