Carreira Estudos

Estudos e trabalho: como se organizar?

9 maio 2022 Leitura: 5 min

Conciliar os estudos com o trabalho pode parecer um grande desafio. Mas você sabia que é isso o que a maioria dos estudantes de graduação faz? De acordo com o Censo da Educação Superior de 2022, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), 64,3% dos estudantes de graduação no Brasil estão matriculados em cursos noturnos. Grande parte desse percentual se deve à oportunidade de trabalhar ou fazer estágio durante o dia. Além de contribuir para a renda da família e ser uma forma de pagar a mensalidade, o trabalho ou estágio pode ser a chance de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.

Quer saber como se organizar para estudar mesmo estando no mercado de trabalho? Então confira algumas dicas para equilibrar suas responsabilidades e aumentar sua produtividade.

Como organizar seu dia para aumentar sua produtividade nos estudos?

7 aplicativos para ajudar nos estudos e otimizar a rotina

Foto: Divulgação Univates/Vitória Giovanella

Planejamento é a regra!

O segredo para trabalhar, estudar e ainda aproveitar o tempo livre é planejamento! Comece fazendo um cronograma semanal de atividades. Destaque aquelas que são fixas e os seus horários livres.
Clique no link a seguir para baixar um cronograma de estudos feito especialmente para você.

• Liste todas as atividades que você precisa fazer;
  • Organize por ordem de prioridade: faça primeiro as atividades que são urgentes, depois as mais importantes e por último aquelas que você pode executar em um prazo maior;
  • Distribua suas tarefas nos dias e horários livres;
  • Reserve alguns horários para relaxar, assistir à sua série favorita ou ler um livro. Afinal, sua mente também precisa ser estimulada para encarar uma agenda cheia;
  • Estabeleça horários para dormir e acordar e cumpra-os rigorosamente. Seu corpo e sua mente precisam descansar.

4 dicas para montar um cronograma de estudos

Outra dica valiosa é aproveitar bem seus momentos de estudo. Para isso, aprenda a estudar. Isso mesmo! Descubra técnicas de estudo que lhe permitam aprender com mais facilidade, como elaborar mapas mentais para organizar a informação. Elabore um plano de estudos, organizando suas provas, trabalhos e outras atividades que precisam ser realizadas, e tente fazer tudo com antecedência. Lembre-se: estudar na véspera de uma prova não é estudar, é revisar!

Quer saber mais? O livro “Você sabe estudar?”, de Cláudio de Moura Castro, está disponível na Biblioteca Univates. #ficadica

Conheça algumas opções de atividades remuneradas

• Trabalho formal: um trabalho formal é aquele emprego com registro em carteira, que garante um salário fixo todo mês e outros direitos, como férias, 13º salário e depósitos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Também inclui contribuições sociais que garantem benefícios previdenciários se você não puder trabalhar ou que contam para sua aposentadoria no futuro.
  • Trabalho informal: é a atividade remunerada, mas sem contrato formal. Pode ser um trabalho que você presta para outra pessoa ou uma iniciativa sua para produzir algo que gere renda. Por exemplo: você pode trabalhar com a revenda de produtos de beleza, com serviços de manutenção de residências ou desenvolver algum produto artesanal.
  • Estágio remunerado: é uma oportunidade de realizar atividade remunerada na sua área de formação. Geralmente é o primeiro passo para entrar no mercado de trabalho ou para mudar sua área de atuação para alguma mais relacionada à sua área de estudo. Os estágios remunerados são regulados por legislação própria, que limita as atividades diárias a seis horas e garante recesso remunerado, por exemplo. Saiba mais sobre estágios clicando aqui.
  • Bolsa de iniciação científica: é uma opção de atividade para quem gosta de pesquisa e da área acadêmica. Essa modalidade de bolsa oferece aos alunos de graduação a oportunidade de participar de projetos de pesquisa sob a orientação de professores experientes. Além de oferecer uma introdução prática ao método científico, a iniciação científica permite que os estudantes desenvolvam habilidades como análise de dados, escrita acadêmica e apresentação de resultados.
  • Bolsa de extensão: segue a mesma ideia da bolsa de iniciação científica, porém é voltada para as atividades dos projetos de extensão, não para a pesquisa. Os projetos de extensão são aqueles em que a universidade interage com a comunidade e que têm caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, ou seja, são atividades que promovem a responsabilidade social, o exercício cidadão e envolvem estudantes, professores e comunidade.
  • Voluntariado: é uma oportunidade de aproveitar seu tempo livre para realizar atividades na sua área de estudo. Assim, você adquire experiência e coloca em prática o que vê em sala de aula. Não é uma atividade remunerada, mas pode ser uma chance de melhorar seu currículo e, futuramente, ingressar no mercado de trabalho. Saiba mais sobre voluntariado clicando aqui.

Equilibrar estudos e trabalho pode ser desafiador, mas, com planejamento e dedicação, é possível alcançar seus objetivos. Lembre-se de que cada passo dado nessa jornada é um investimento para o seu futuro. Continue focado e determinado, pois todo o seu esforço valerá a pena!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades