Conteúdo Digital Mercado de Trabalho

O que faz o profissional de Logística?

Postado por Lais Pontin Matos

compartilhe

“Para um bom profissional de Logística, realizar grandes vendas não basta”. Apostamos que você provavelmente nunca ouviu alguém proferir esse provérbio (nem tão popular assim, pois acabamos de inventá-lo 😎), mas já deve ter ficado curioso para saber em detalhes o que faz um especialista da área em questão. Ao contrário do que muita gente imagina (“as aparências às vezes enganam”!), a logística não está restrita unicamente ao campo de comercialização de produtos. Na verdade, trabalhadores do ramo podem capacitar-se para, por exemplo, auxiliar nos processos de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega 📮 de mercadorias. Dê só uma espiadinha no post que elaboramos caso queira descobrir quatro possibilidades de carreira no âmbito da Logística. Durante a leitura da matéria, “você nos dirá o profissional que quer ser e nós lhe diremos como aproveitar as oportunidades que o mercado de trabalho oferece”, combinado? 💼

Elise Bozzetto

“A pressa é inimiga da aprendizagem”

(E é por isso mesmo que você deve investir tempo em sua formação acadêmica)

Existe um provérbio popular que diz assim: “devagar se vai ao longe”. Para conquistarmos nossos objetivos, precisamos perseverar e exercitar 💪 valores como dedicação, motivação e paciência. Se você almeja uma carreira na área de Logística, deve dar o primeiro passo em direção a ela ingressando no curso Superior de Tecnologia em Logística, que tem duração de dois anos. Durante a faculdade o acadêmico estudará conteúdos como teoria das organizações, matemática financeira, princípios de administração e marketing, direito aplicado aos negócios e gestão de suprimentos.

Gabriela Longo

Ao concluir o curso 👏, você estará habilitado para atuar em locais como indústrias, portos, aeroportos, transportadoras, empresas de comércio eletrônico e centros de distribuição e varejo. Terá boas noções a respeito dos materiais, recursos e estratégias que as organizações 🏭 utilizam a fim de se manterem saudáveis e ativas no mercado de trabalho.

Conheça quatro áreas de atuação profissional para diplomados em Logística

1️⃣ Controle logístico

Tuane Eggers

Profissionais que trabalham na área de controle logístico são responsáveis por organizar, implantar e monitorar cada fase dos processos logísticos (que incluem, por exemplo, as etapas de negociação com fornecedores, planejamento de produção, gestão de materiais e produção, gestão de armazenagem e estocagem, gestão de transportes, processamento de pedidos e atendimento ao cliente) de uma empresa. Eles também ajudam a definir indicadores de performance, analisar custos e parâmetros de produtividade, avaliar resultados e auditar informações geradas para o cálculo de valores 💲💲 pagos a prestadores de serviços.

Você sabia que indivíduos que atuam na área de controle logístico podem realizar, além das atividades que mencionamos acima, a função de consultoria interna? Profissionais desse ramo trabalham em conjunto (como dizem: “a união faz a força” 👊) com o gerente de logística (ou supply chain) da organização. Ambos devem responsabilizar-se pela tomada de certas decisões.

2️⃣ Rotas e meios de transporte

Dependendo do tamanho da empresa em que trabalham, diplomados em Logística podem atuar como coordenadores de rotas e de meios de transporte 🛣️🚛 de mercadorias. As funções nessa área envolvem, por exemplo, a realização de orçamentos com transportadoras e a contratação de seguros. Certamente uma das maiores missões de profissionais do ramo é assegurar eficiência e custos adequados na entrega de produtos.

Artur Dullius

Com a criação da internet, muitas empresas de comércio eletrônico surgiram na web. Fala sério: quem não curte fazer compras 🛍️ sem sair de casa? Para assegurar que suas encomendas cheguem em apenas alguns dias úteis, os graduados em Logística que trabalham na área de transportes dão duro, sabia? Alguns desses profissionais encarregam-se de descobrir as melhores rotas de entrega de produtos a fim de gerar economia de tempo e de gastos para organizações e consumidores. 

3️⃣ Armazenamento e embalagem

“Pequenos detalhes fazem grande diferença”. Esse é o provérbio popular que conduz o trabalho de formados em Logística que atuam na área de armazenamento e embalagens 📦 de mercadorias. As funções de profissionais do ramo incluem, por exemplo, avaliar as condições de armazenamento dos ambientes e identificar as mudanças que precisam ser realizadas nesses locais.

Ana Amélia Ritt

Parece complicado, mas juramos de dedos cruzados 🤞 que não é! Quem passa pelo curso de Logística aprende a pensar nos detalhes de embalagens e caixas de produtos com originalidade, já que o público consumidor busca adquirir, além das mercadorias em si, as diversas experiências que os processos de compra proporcionam.

CURIOSIDADE: você já parou para pensar no porquê de as embalagens de salgadinhos serem cheias de ar e terem tamanho superior ao conteúdo que armazenam? Trata-se de uma estratégia desenvolvida por profissionais de Logística que trabalham com armazenamento de mercadorias. O recurso objetiva evitar a “quebra” do alimento durante o transporte do produto até os centros de distribuição.

4️⃣ Prevenção de perdas

“Para profissionais de Logística, a mais lamentável de todas as perdas é, claro, a perda de mercadorias 🤦‍♀️”. Existem indivíduos que são analistas, coordenadores ou gerentes do setor de prevenção de perdas das organizações e trabalham justamente a fim de evitar o extravio de produtos. Uma de suas responsabilidades, por exemplo, é otimizar os processos de armazenagem e transporte de itens. 

Que tal fazer uma pós-graduação?

Nicole Morás

Cursos de pós-graduação na área de Logística são indicados para indivíduos que desejam aprimorar os conhecimentos que obtiveram na faculdade. Nunca é demais lembrar que, “de prova em prova, o cérebro vai ficando esperto”: quanto mais você estudar, maiores serão suas chances de conquistar oportunidades incríveis no universo profissional! 🤩

“Com trabalho e perseverança, tudo se alcança”

Agora que você já conhece algumas das funções exercidas por profissionais de Logística, que tal se inscrever no vestibular e começar a estudar para conquistar habilidades e ter mais confiança? Arregace as mangas, ponha a mão na massa e acredite que “depois da tempestade vem a bonança”!

“A equipe do Blog Univates escreve certo por provérbios mais certos ainda” 😘

Se você é bom observador 👀, deve ter reparado que empregamos alguns provérbios populares durante a escrita nesta matéria. Alguns ditos foram modificados, outros permaneceram inalterados. Confira a versão original de todas as sentenças utilizadas no post de hoje:

🗣️ Para um bom profissional de Logística, realizar grandes vendas não basta.

Versão original: para bom entendedor, meia palavra basta.

🗣️ As aparências às vezes enganam. 

Versão inalterada.

🗣️ Você nos dirá o profissional que quer ser e nós lhe diremos como aproveitar as oportunidades que o mercado de trabalho oferece.

Versão original: diga-me com quem andas e eu te direi quem és.

🗣️ A pressa é inimiga da aprendizagem. 

Versão original: a pressa é inimiga da perfeição.

🗣️ Devagar se vai ao longe.

Versão inalterada.

🗣️ De prova em prova, o cérebro vai ficando esperto. 

Versão original: de grão em grão, a galinha enche o papo.

🗣️ A união faz a força.

Versão inalterada.

🗣️ Pequenos detalhes fazem grande diferença.

Versão inalterada.

🗣️ Para profissionais de Logística, a mais lamentável de todas as perdas é, claro, a perda de mercadorias!

Versão original: a mais lamentável de todas as perdas é a perda do tempo. 

Citação de Philip Dormer Stanhope

🗣️ Depois da tempestade vem a bonança. 

Versão inalterada.

🗣️ Com trabalho e perseverança, tudo se alcança.

Versão inalterada.

🗣️ A equipe do Blog Univates escreve certo por provérbios mais certos ainda.

Versão original: Deus escreve certo por linhas tortas.

E-book

[E-BOOK] Saiba qual profissão é a sua cara!

Receba este e-book gratuitamente.

quero esse e-book
Fale com a gente