Estudos Pós-graduação

Projeto De Pesquisa: Saiba Por Onde Começar

24 ago 2022

O projeto de pesquisa é o primeiro passo para qualquer estudante que deseje trabalhar com uma iniciação científica ou ingressar em programas de pós-graduação como o mestrado e o doutorado.

A elaboração do projeto requer planejamento e muito trabalho para estabelecer uma lógica interna satisfatória e que se transforme em um trabalho interessante. A Univates, além de contar com projetos de pesquisa e inovação, também preparou um guia para você começar nesse mundo acadêmico. Confira!

5 passos para formular seu projeto de pesquisa

Seja para um estudo na graduação ou para a escolha de uma pós-graduação, seu projeto de pesquisa precisa apresentar uma estrutura a partir destes cinco passos:

1. Escolha o tema

O tema é o panorama geral do que você deseja estudar. Muitas vezes, por abranger tantas coisas, ele não chega a ser original, mas isso é resolvido ao longo dos próximos passos.

Para escolher seu tema, você pode:

• tentar responder a uma pergunta;
  • desenvolver algo com que você já tem afinidade;
  • escolher um assunto relacionado com sua vida profissional;
  • buscar dialogar com pares acadêmicos.

2. Defina o objeto de pesquisa

O objeto de pesquisa, ao contrário do tema, precisa ser muito específico. Por isso, ele define qual vai ser o foco do seu estudo e começa a trazer mais originalidade para o projeto.

Para defini-lo, você pode fazer delimitações de espaço e tempo, escolhendo um recorte de alguns anos e uma região para estudar dentro do tema escolhido. Por exemplo, se o seu tema é sobre tecnologia na educação, o objeto pode ser o uso de tecnologias nas escolas particulares de determinada cidade na última década.

3. Tenha uma base teórica

A base teórica é a famosa bibliografia e é importante se familiarizar com a literatura da área e selecionar aquelas que são mais relevantes para o seu projeto. Por isso, lembre-se de começar a pensar nisso com antecedência, porque são muitas leituras!

4. Escolha uma metodologia

Como a sua pesquisa vai ser posta em prática? Você precisa explicar isso com a maior quantidade de detalhes que conseguir. É possível apresentar um cronograma, por exemplo, ou então falar sobre os tipos de pesquisa que você pretende fazer:

• qualitativa: envolve aspectos subjetivos, como fenômenos culturais e sociais, com dados verbais e visuais;
  • quantitativa: feita com dados numéricos para comprovar ou refutar uma hipótese.

5. Justifique o seu projeto de pesquisa

Por que sua pesquisa é importante? É necessário explicar a relevância científica e social do que você pretende estudar e o que levou à escolha do objeto. Aqui, você deve explorar os impactos dos objetivos da pesquisa, bem como explicar todas as escolhas anteriores.

Com esse passo a passo, você com certeza consegue estruturar seus estudos, mas saiba que, na Univates, elaborar seu projeto de pesquisa é muito mais fácil! Com o Uniapren, nosso Laboratório de Aprendizagem, os alunos recebem auxílio por meio de mentorias para prepararem seus projetos.
Conheça em mais detalhes a infraestrutura para empreendedorismo da Univates e saiba como seus objetivos de pesquisa e inovação podem ser atingidos na nossa instituição!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades