Estudos Univates

Que tal fazer um intercâmbio sem sair de casa?

5 maio 2022

✈︎ Sabia que nem sempre você precisa sair de casa para fazer um intercâmbio e ter valiosas experiências culturais? Olhe só que incrível: alunos de nossa Instituição podem concorrer a vagas de mobilidade acadêmica na modalidade virtual. Can I get an Amen, brothers and sisters*?

Viviane Bischoff é diretora da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates e comenta que estudar em uma universidade estrangeira de forma remota é uma superoportunidade para os acadêmicos que não têm como passar uma temporada no exterior. “Mesmo na modalidade virtual de intercâmbio, é possível conviver com professores e colegas de diferentes nacionalidades, praticar o idioma, interagir com a cultura local e com meios distintos de aulas. Além dos alunos, os docentes também acabam desfrutando de uma interação multicultural, seja com estudantes, seja com mestres de outros países”, destaca.

Foto: Divulgação/Facebook

Em 2020B, quem teve a chance de fazer um intercâmbio sem sair de casa foi a acadêmica do curso de Relações Internacionais Ariele Marques. Ela conta que estudou na Corporación Unificada Nacional, da Colômbia, e que a experiência serviu para enriquecer seu currículo de internacionalista. “Nas aulas, que duravam em torno de uma hora e meia, também pude perceber que as pessoas são mais participativas do que nós, brasileiros, costumamos ser”, acrescenta.

Manuela Lisot, aluna do curso de Psicologia, também realizou intercâmbio virtual em 2020B. Por falar inglês e amar o idioma, a acadêmica explica que optou por estudar em uma instituição do Canadá. Sem sair de casa e por meio de um computador conectado à internet, pôde interagir com pessoas de diferentes partes do mundo e absorver seus pontos de vista a respeito da profissão de psicólogo.

Como se inscrever para o intercâmbio virtual? 🧳

Para concorrer a uma vaga de intercâmbio virtual, você deve, além de estar regularmente matriculado em um curso da Univates, permanecer atento aos editais de mobilidade acadêmica, que são lançados semestralmente. Outros requisitos para participar da seleção incluem o cumprimento da carga horária total da graduação ou do tecnólogo (de 20 a 80,99%) e o bom desempenho nos estudos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7019 ou então pelo e-mail internacional@univates.br.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades