Voltar

Reduzir distâncias nas cidades é aumentar as possibilidades

Postado as 12/04/2021 13:37:46

Por Cristiano Zluhan Pereira, Leonardo de Ross Rosa e Rafael Rodrigo Eckhardt

Até o início dos anos 1800, quando a população mundial somava 1 bilhão de habitantes, somente 3% da população mundial (30 milhões) vivia em cidades ou áreas urbanizadas, espaços que concentram, na atualidade, um grande número de pessoas (54%) para estabelecer relações sociais, econômicas e de prestação de serviços.

As cidades sempre foram importantes para o desenvolvimento da sociedade e para o crescimento de suas economias. Pequenas ou grandes, em todos os períodos históricos e em todos os contextos geográficos, as cidades funcionaram como motores da inovação econômica, como centros de expansão cultural e de transformação social.

As Smart Cities, cidades mais inteligentes, cidades mais sustentáveis, também conhecidas como cidades verdes, estimulam políticas de transporte e de mobilidade urbana favoráveis aos pedestres e ambientalmente amigáveis, englobando a valorização da caminhada, o uso de bicicletas e o transporte público de qualidade e acessível. Também inclui cuidados com a paisagem urbana, a disponibilidade de áreas verdes e parques aos moradores, a preservação de zonas de inundações, critérios ambientais nas políticas de governança e a utilização de tecnologias inteligentes nas cidades. 

As tecnologias digitais estão começando a mudar a maneira como as cidades operam, além da forma de viver de seus moradores. A internet e as redes sociais vêm modificando a organização comercial e sociocultural das cidades. Edifícios, casas, veículos, sistemas de trânsito, fornecimento de água e de eletricidade inteligentes têm o potencial de conferir maior eficiência às cidades, torná-las mais sustentáveis, além de ampliar a satisfação e a qualidade de vida aos seus usuários.

Nas próximas décadas veremos uma grande transformação no transporte e na mobilidade urbana, com a eletricidade substituindo veículos a gasolina. Haverá veículos elétricos, muito mais silenciosos, para a coleta noturna dos resíduos sólidos.

A utilização de veículos elétricos, o compartilhamento solidário de transporte e a agricultura urbana são exemplos de alternativas que estão mudando comportamentos e valores, contribuindo também na redução das emissões de carbono das cidades. A sustentabilidade de uma cidade depende do estilo de vida de seus moradores. 

O caminho indica para uma redução dos espaços para veículos motorizados e ampliação dos passeios públicos. Da mesma forma, orienta para a redução de distâncias das residências até pontos de interesse, como escolas, parques, supermercados, padarias e locais de trabalho. A redução das distâncias deve ser uma busca, pensando não apenas em facilitar acesso, mas em transformar os percursos em caminhos acessíveis e agradáveis de serem feitos através do transporte ativo, com caminhadas e pedaladas. Assim, a estruturação das áreas urbanas deve englobar um mix do uso do solo, ou seja, as necessidades das pessoas devem passar pela governança e pelos objetivos do poder público municipal de qualquer cidade.

Este processo passa pela descentralização das cidades, sejam elas pequenas, médias ou grandes. A organização urbana centralizadora, ou seja, com incentivos para a aglomeração de funções como indústria, comércio, lazer e habitação, faz com que os deslocamentos necessários para exercer cada uma destas atividades acabe sendo cada vez maior à medida que as cidades se desenvolvem. A descentralização, ou a criação de vários centros auto sustentáveis, com atividades industriais, de comércio, lazer e recreação, mais próximas, oportuniza a redução das distâncias e consequente melhor aproveitamento do tempo.

Leia também

Univates promove palestra sobre a importância da doação de órgãos

Palestra será ministrada pelo médico Nelson Barbosa Franco Neto, coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO6), do Hospital Bruno Born (HBB)

Segunda edição do Movimente-se reúne associados do Univates & Você para atividades na pista atlética

Caminhada e corrida foram orientadas por profissionais de Educação Física que atuam no Complexo Esportivo da Instituição

CRIE Smart Cities inicia hoje na Univates

Atividades da programação também abordam a mobilidade urbana por meio do uso de dados, políticas públicas e educação no trânsito

Alimentação natural. Como você alimenta essa ideia?

Claudete Rempel, Fernanda Scherer Adami e Rafael Rodrigo Eckhardt