Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Atrações





CTG Querência do Arroio do Meio

O Centro de Tradições Gaúchas Querência (CTG Querência), da cidade de Arroio do Meio, Rio Grande do Sul, apresenta, com apoio da Lei Rouanet, o projeto cultural “Querência, andança, arte e cultura”. Esse projeto é composto por uma mostra artística da cultura gaúcha, executada por dançarinos e cantores do próprio CTG, do Grupo Beira D’Estrada e de músicos instrumentistas convidados e vinculados à Escola de Música Josélia Jantsch Ferla.

As danças gaúchas são marcadas pelas culturas dos povos que colonizaram nosso Estado, como espanhóis, portugueses e africanos, tendo também influência francesa. O projeto viaja pela história da cultura gaúcha, apresentando a evolução das danças, que se iniciam pelo ciclo dos fandangos. A segunda geração coreográfica é denominada ciclo do minueto, a terceira geração, de ciclo da contradança e, por fim, a atual, denominada ciclo dos pares enlaçados.

O CTG Querência do Arroio do Meio espera encantar os espectadores, mostrando o que de mais precioso um povo possui: sua cultura. A apresentação é de 60 minutos com a recriação do cenário de baile de estância.





Artte Escola de Dança

Professora, bailarina, coreógrafa, Taís Maia; também diretora da Artte Escola de Dança, com 21 anos de atividades na região. Graduada em Educação Física pela Unisinos (RS), Pós Graduada em Dança pela PUC (RS) e em Fisiologia e Cinesologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (RJ). Coreógrafa e Bailarina do espetáculo “Dançando o Brasil”, pelos seguintes países: Chile, Bolívia, Espanha, Portugal, Alemanha, Áustria, Suíça e República Tcheca.





Grupo Danças & Ritmos do CEMEF

Esse grupo existe desde 1999, fazendo parte do Projeto Dança nas escolas municipais e estaduais. Atualmente, atuante só no CEMEF - Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, escola social de turno inverso, no município de Teutônia/RS

Coordenado pela professora e coreógrafa, Sônia Lúcia Gomes.





La Kombita

Em março de 2009, reunidos em um dia de ensaios, o grupo decidiu que era hora de dar uma identidade para a trupe e começar a montar um espetáculo para fomentar a arte circense pelo Brasil. Criaram então a Trupe Viajantes dos Sonhos, que é composta por 8 integrantes: Kellin Ledur Oliveira, Francine Lenhard, Anderson Zirmmann, Gilmar Almeida Siqueira, Jardel Franco Oliveira, Jeferson Decker, Leonardo Becker e Roque Dhiel. Em seguida montamos o espetáculo La Kombita Teatro e Circo de Rua, com o qual está sendo apresentado em cidades do Rio Grande do Sul.





Grupo Folclórico Alemão Frohsinn

Em 1991 o Grupo Folclórico Alemão Froshinn foi registrado e estreou as Categorias Infantil, Infanto-juvenil e Juvenil, de dança alemã.

Em 1995, ocorreu a primeira apresentação do novo traje da categoria oficial de dança alemã, esse traje é originário da cidade de Mülheim am Ruhr, região do Hunsrück, Alemanha, terras dos primeiros imigrantes germânicos que chegaram no Vale do Taquari. Em 03 de dezembro de 2000, o grupo apresentou para a comunidade de Forqueta os seus novos trajes típicos, adquiridos com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, confeccionados para as categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil, oficial e casados.

Com 29 anos de história, o grupo totaliza aproximadamente 130 integrantes, que vivenciam a cultura alemã de tradição, conquistas e amizades.

O Fröshin realiza apresentações em encontros folclóricos, recebendo convites de empresas e eventos municipais. Inovando cada vez mais, já realizaram diversas apresentações em parceria da Orquestra Municipal de Marques de Souza/RS.





Grupo de Danças Folclóricas de Estrela

Os Grupos Folclóricos de Estrela/RS são vinculados à Comunidade Evangélica de Estrela e estão em atividade há 53 anos ininterruptamente, sendo o mais antigo grupo de folclore germânico de todo o país. Nessas cinco décadas foram realizadas mais de 1.880 apresentações em mais de 700 cidades de 10 estados do Brasil e em várias turnês por 14 países da Europa e da América do Sul, como Alemanha, Argentina, Uruguai, Paraguai, Áustria, República Tcheca, Bélgica, Holanda, França, Itália, Suíça, Portugal, Luxemburgo e Suíça. Atualmente os Grupos Estrelenses são integrados por 12 diferentes categorias de dançarinos dos três a 88 anos de idade num total de 422 componentes.

Com uma média de 50 a 60 apresentações realizadas a cada ano, as 12 categorias possuem 32 jogos de diferentes trajes típicos.





Pararátimbúm

Pararátimbúm é uma nova proposta de espetáculo infantil, unindo música, teatro e dança de forma lúdica e interativa. Composto por músicas autorais, o show estimula a curiosidade, a criatividade e a participação das crianças, criando momentos únicos de diversão e aprendizado.





Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Tanzen Macht Freunde

O Grupo foi Fundado em dezembro de 1991, e desde então vem desenvolvendo suas atividades ininterruptas dentro da dança folclórica. Envolvendo seus mais de 40 integrantes e familiares, de uma maneira saudável e cordial, sempre salientando a amizade, fortalecendo os vínculos e cultivando suas tradições; buscando o resgate e a propagação do legado dos imigrantes alemães.

O grupo desde sua fundação participa ativamente das atividades culturais e festivas do município de Lajeado/RS, municípios vizinhos, bem como nas edições da OKTOBERFEST de Santa Cruz do Sul/RS.





Grupo de Danças Folclóricas Italianas La Barca

O Grupo Folclórico La Barca, foi fundado em 31 de maio de 1994, em comemoração aos 35 anos de emancipação do município de Muçum. Cerca de 20 integrantes compunham o mesmo, este que tem como objetivo estimular a formação de um grupo étnico e levar a cultura italiana a todos os locais do estado. O Grupo leva a toponímia de “La Barca” em homenagem as antigas embarcações que eram o principal meio de transporte para escoamento da produção agrícola e também utilizado para transporte de pessoas, pelas águas do Rio Taquari.





Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Origens

Em setembro de 1993, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs iniciou suas atividades contando com três categorias assim denominadas: Mirim, Infantil e Juvenil. O nome do grupo foi escolhido para homenagear um grupo de danças chamado Origens antes existente no município de Paverama. Em sua maioria, descendentes dos primeiros imigrantes austríacos e açorianos que colonizaram Paverama compõem o grupo, que conta atualmente, com mais de 80 integrantes, distribuídos em cinco categorias: Mirim, Infantil, Juvenil, Oficial e Casados.

Atualmente, o grupo é coordenado por Alici Feyh.





Società Taliana Tutti Fratelli

A Società Taliana Tutti Fratelli é uma entidade que congrega descendentes de italianos residentes em Lajeado e região. Foi fundada em 27 de março de 1992. O objetivo primeiro da Società é o resgate, o desenvolvimento e a preservação dos valores culturais trazidos para Lajeado e o Vale do Taquari, pelos imigrantes italianos, bem como congregar seus descendentes e outras pessoas interessadas na cultura italiana. Atualmente, a entidade tem incentivado seus associados a realizarem diversas atividades: esportivas, mantendo grupo de bocha e carteado, salientando-se jogos como a Bisca e Trissete.





Cristiane Pereira

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2012. Mestre em Nutrição e Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2014. Atualmente trabalha na Atenção Primária a Saúde no município de Teutônia. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Experimental, Análise de Alimentos e Saúde Coletiva, atuando principalmente com os seguintes temas: substâncias bioativas em alimentos, nutrição materno infantil, reeducação alimentar e promoção de saúde.