Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

 

Por que estudar na Univates pode ser uma opção para você?

Atualizado em 18/06/2020 as 08:46:41

Por Redação

Escolheu a profissão dos seus sonhos e tá em dúvida sobre onde estudar? Vamos te mostrar porque a Univates é a sua melhor opção!

1 - Qualidade de ensino: estamos entre as melhores universidades do país

Em março de 2023, o Ministério da Educação (MEC) divulgou dados da avaliação do ensino superior de 2021. A Univates é a Instituição de Ensino Superior (IES) com a melhor graduação do Sul do Brasil entre as universidades privadas. A Instituição manteve-se com nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), considerada excelente pelo MEC (em uma escala de 1 a 5).

Saiba mais clicando aqui.

 

2 - Nosso campus é lindo, agradável e cheio de vida

Conectando-se à abundante natureza presente no campus da Univates, você pode curtir diversos espaços como nosso lago (acessível por decks de madeira), amplos gramados no entorno dos prédios e poltronas de madeira localizadas em espaços de convivência. Nos fins de semana os espaços ao ar livre também estão abertos e a universidade se torna ponto de encontro de amigos e familiares. Além disso, em alguns períodos do ano, você pode encontrar corujas buraqueiras por aqui.

 

O campus é muito agradável e é um orgulho participar da Univates. A gente percebe que a preocupação não é apenas com o ensino e com a cultura, a Univates promove momentos de integração entre a comunidade e as famílias. Isso é muito bom.
Fabíola França, diplomada de Pedagogia

Outro espaço bastante procurado nos finais de semana é a rótula em frente ao Centro Cultural, onde os grupos de amigos costumam se encontrar, como o de Mariele Fumegali, Fernanda Neves, Ariana Baldo, Ana Paula Dasch, Cecília Brisolara e Emily Seibel. Elas se reúnem sempre que possível para tomar chimarrão, conversar e beliscar alguma guloseima.

A maioria de nós estuda e trabalha, então estamos sempre correndo. Não conseguimos aproveitar esses espaços durante a semana, mas costumamos nos reunir aqui nos finais de semana. O bom é que aqui é limpo e acreditamos que os frequentadores cuidam dos espaços, pois muitos deles são alunos.
afirma Fernanda Neves, diplomada do curso de Engenharia de Produção

3 - Temos uma das bibliotecas mais modernas da América Latina

 

Instalada com 100% de tecnologia de identificação por radiofrequência, a Biblioteca da Univates é considerada a mais moderna do Brasil e também uma das mais modernas da América Latina. O local conta com terminais de autoatendimento, localização de livros em mapa 3D, serviço de autodevolução e mais de 160 mil exemplares no acervo. Com uma estrutura de cinco andares, responsável por armazenar conhecimento e difundi-lo entre estudantes, professores e intelectuais, a Biblioteca da Univates é ponto de referência para aqueles que buscam cultura e inovação. Em cada andar, além das tradicionais estantes de livros, lounges com pufes se tornam um convite para que estudantes e visitantes descansem, se alimentem ou destinem um tempo para conversar no intervalo de estudos. Também há computadores, mesas e salas de estudo fazem do local um espaço marcado por traços contemporâneos e multiculturais.

4 - Oferecemos muitas atividades para os alunos

Além das atividades de sala de aula, a Univates promove diversas iniciativas e eventos que auxiliam na formação acadêmica, cultural e pessoal de seus estudantes. Para você ter uma ideia, apenas no ano de 2019 foram realizados mais de 420 eventos entre palestras, saídas de campo, mostra de trabalhos acadêmicos e grupos de estudosIsso sem contar os eventos do Teatro Univates, como os shows de Nego Di e da Banda Melim, o tributo à Adele e a apresentação da peça “Um ConSerto para dois”, com a atriz Cláudia Raia. Já os cursos de educação continuada auxiliam na formação em um curto período de tempo e em habilidades específicas. Ah, e sem contar as atividades físicas oferecidas pelo Complexo Esportivo, onde estudantes e comunidade podem praticar natação, artes circenses e uma infraestrutura completa para praticar esportes e cuidar da saúde.

 

5 - Somos comunitários!

A Univates é uma universidade comunitária. Isso significa que todo o valor da sua mensalidade é revertido em melhorias na universidade ou em projetos para a comunidade. Ou seja, a Univates não gera lucro para ninguém, ela gera retornos para a comunidade! Sem fins lucrativos, uma universidade comunitária é pública não estatal. Ou seja, têm um caráter público, estão comprometidas com o desenvolvimento social, econômico e cultural de sua região mas são geridas por conselhos nos quais diversas pessoas da sociedade, inclusive alunos e professores fazem parte, e por gestores eleitos. Bacana, não é? Aqui o comprometimento com as pessoas e com a melhoria da qualidade de vida e da economia do Vale do Taquari são princípios norteadores da nossa Universidade.

6 - Incentivamos a inovação e o empreendedorismo

 

A inovação e o empreendedorismo são áreas prioritárias para a Univates e isso se traduz em iniciativas dentro e fora de sala de aula. O uso de metodologias ativas é um exemplo de inovação em educação, o que coloca o estudante como protagonista do seu aprendizado. E para quem tem ideias que podem ser transformadas em negócio, há o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, o Tecnovates, que disponibiliza laboratórios e espaços para o desenvolvimento de novas empresas, como a Inovates - a Incubadora Tecnológica da Univates.

A Univates tem a melhor infraestrutura para o empreendedorismo entre as universidades do Brasil conforme o Ranking Universidades Empreendedoras 2021, divulgado em dezembro de 2021. O levantamento é feito pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) e tem o patrocínio do Bradesco. A avaliação considera os seguintes indicadores: qualidade, parque tecnológico e qualidade da infraestrutura remota.

7 - Temos uma estrutura moderna e completa

O campus de Lajeado oferece uma estrutura completa e moderna não só para seus estudantes e professores, como para toda a comunidade. São mais de 80 mil metros quadrados de área construída que abriga salas de aulas, setores administrativos e 205 laboratórios, museus e salas especiais. E não podemos deixar de destacar estruturas como o Centro Cultural Univates, com uma das Bibliotecas mais modernas da América Latina e um Teatro impecável, e o Complexo Esportivo que, além de piscina semiolímpica, tem uma pista de atletismo e um campo de futebol com certificados internacionais.

Área construída: 84.580,67 m² (campus Lajeado e campus Encantado)

Laboratórios, museus e salas especiais: 205

8 - Atividades práticas

Atividades práticas também fazem parte dos currículos dos cursos da Univates e procuram unir a teoria e realidade do mercado de trabalho. O Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) é onde os estudantes de Direito realizam atendimento à população de baixa renda da comarca de Lajeado. Já os alunos do curso de Fisioterapia realizam atividades práticas na Clínica-Escola de Fisioterapia. Os projetos de extensão também colocam os estudantes em contato com a comunidade, seja em atividades de educação tecnológica de crianças e adolescentes, seja em atendimentos na área da saúde. Há ainda a área de iniciação científica, que oportuniza o contato com a pesquisa durante a graduação.

9 - Incentivamos e praticamos a sustentabilidade

Com ações inovadoras e pioneiras no Brasil, a Univates tem dirigido esforços a iniciativas que contribuam com um futuro mais sustentável. Os prédios do Parque Científico e Tecnológico do Vale do TaquariTecnovates, por exemplo, abrigam a maior Usina Solar do RS. São 1.100 painéis que produzem 25.000 quilowatts (kW)/mês, representando todo o gasto de energia do Tecnovates (5.200 m² de área construída). Outro projeto inovador é a criação de um combustível alternativo e renovável, que já está sendo testado em veículos: o GNVerde. O novo combustível foi gerado com experimentos utilizando biometano e é resultado de cinco anos de pesquisa da Univates junto ao Consórcio Verde-Brasil.

A Universidade também busca formas de diminuir os possíveis impactos do consumo excessivo de água e se utiliza cada vez mais de um recurso natural: a água da chuva. No total, quatro sistemas de captação pluvial já estão instalados pelo campus, o que representa uma capacidade reservatória de 140 mil litros de água. Além disso, a Instituição conta com um sistema de compartilhamento de bicicletas: o Bicivates. O projeto conta com 120 bicicletas e quase cinco mil usuários cadastrados. Em seis anos, mais de 20 mil compartilhamentos foram registrados. Com um projeto de iluminação automatizada, o Prédio 16 também entre nesse cenário. Por lá, ligar ou desligar uma lâmpada é facultativo, pois todo o sistema de iluminação é controlado de forma automática, por sensor de presença.

 

Outra iniciativa foi a construção do Complexo de Resíduos, que garante a destinação correta dos resíduos gerados na Universidade. Os resíduos gerados com potencial para serem reciclados passam por processo de triagem. O Complexo de Resíduos também conta com um sistema de reaproveitamento de água, além de ventilação e iluminação natural, e tem espaço para o tratamento de resíduos com viés biológico, que é a aplicação de pesquisas realizadas na Univates. Além disso, há um sistema de wetland, ou seja, sistemas naturais de tratamento de esgoto, que se diferenciam dos sistemas convencionais em relação à fonte de energia utilizada, pois usam fontes renováveis de energia para degradar a matéria orgânica e reciclar os nutrientes.

 

 

A Univates também foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como a universidade mais sustentável do Sul do Brasil. O ranking Green Metric 2022 é realizado pela Universidade da Indonésia e, na edição mais recente, foram mais de 1.050 universidades de mais de 80 países participantes. Do Brasil, 39 universidades participaram.

10 - Oportunidade para experiências internacionais

A gente não precisa viajar para ter contato com outros países. Por exemplo, na Univates você pode ser Padrinho Internacional e ajudar o pessoal que é de outro país  a conhecer a Instituição e a região. É uma oportunidade de fazer novas amizades e de ter contato com uma cultura diferente. Saiba mais aqui.

Além disso, desde 2005 até o momento*, 698 estudantes da Instituição já foram para o exterior. São 66 instituições internacionais conveniadas*, com a possibilidade de você aproveitar as disciplinas cursadas em outro país no currículo do seu curso na Univates.

 

Alguns cursos de graduação também possibilitam aos estudantes realizarem viagens de estudo. É o caso do Direito, que levou uma turma inteira para a Argentina para a realização de uma disciplina que complementava o currículo; dos cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior, em que estudantes conheceram organizações importantes ligados à sua área de formação em países da Europa, como o Parlamentarium e a Apex-Brasil, em Bruxelas; e o curso de Arquitetura e Urbanismo, que já promoveu uma viagem ao Uruguai para os alunos conhecerem e debaterem sobre as construções de Montevidéu. E há ainda os cursos de Inglês no Exterior, que geralmente ocorrem no período das férias letivas e já levaram estudantes e professores para a África do Sul, Irlanda e Canadá.

*Dados referentes a 2020A

11 - Inserção no mercado de trabalho

Para ajudar os estudantes a entrarem no mercado de trabalho, a Univates disponibiliza a Plataforma de Carreira, recurso oferecido pela Rede de Carreiras. Nesse espaço, empresas do Vale do Taquari divulgam vagas de emprego e de estágio e os estudantes podem se candidatar.

Em 2021, para ter uma ideia, mais de 2.800 oportunidades foram divulgadas e mais de 20 mil currículos de alunos e diplomados da Instituição foram enviados a empresas.

12. Primeiro residencial privado “on campus” do Brasil

O primeiro residencial privado "on campus" do Brasil fica na Univates! O empreendimento é resultado de uma parceria entre a Share Student Living e a Univates para que os estudantes vivenciem a experiência universitária em sua totalidade.

A Share Univates tem duas torres com sete andares cada uma, com capacidade para até 436 camas, e oferece aos estudantes a oportunidade de morar no próprio campus, num ambiente moderno e pensado para atender a todas as suas necessidades.

Saiba mais aqui.

 

Logo ods

Notícias Relacionadas