Cursos por Área de Conhecimento

Atividade Horário Local
1. Gestão escolar na prática 18/05/2019 - 8h às 12h Auditório dos prédios 11 e 16 Lista de inscritos, clique aqui
2. Educação Infantil 18/05/2019 - 8h às 12h Auditório do prédio 7 Lista de inscritos, clique aqui
3. Anos Iniciais 18/05/2019 - 8h às 12h WORKSHOPS:
Matemática - A matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental: conexões entre teoria e prática (Sala 304/3)
Linguagem - Desvendando as pistas linguísticas do texto (Sala 300/3)
Tecnologias - Dispositivos móveis na educação: possibilidades de criação (Sala 101/7)
Ciências da Natureza - Possibilidades de (re)integrar conhecimentos: da prática para a teoria (Sala 304/8)
Planejamento - Possibilidades de planejamento: uma abordagem prática (Sala 311/03)
Teatro - O teatro e suas possibilidades corporais (Sala 301/3)
Ciências Humanas - Possibilidades práticas (Sala 307/3)
Lista de inscritos, clique aqui
4. Anos finais
4.1 Ensino da Linguagem e do Letramento 18/05/2019 - 8h às 12h Sala 412 do prédio 12 Lista de inscritos, clique aqui
4.2 Ensino de Matemática 18/05/2019 - 8h às 12h Sala 400 do prédio 12 Lista de inscritos, clique aqui
4.3 Ensino de História e Geografia 18/05/2019 - 8h às 12h Sala 410 do prédio 12 Lista de inscritos, clique aqui
4.4 Ensino de Ciências 18/05/2019 - 8h às 12h Sala 401 do prédio 12 Lista de inscritos, clique aqui
4.5 Ensino da Educação Física 18/05/2019 - 8h às 12h Sala 406 do prédio 12 Lista de inscritos, clique aqui
4.6 Ensino de Artes 18/05/2019 - 8h às 12h Sala 312 do prédio 12 Lista de inscritos, clique aqui
4.7 Ensino de Língua Inglesa 18/05/2019 - 8h às 12h Sala 409 do prédio 12 Lista de inscritos, clique aqui
Ementas dos cursos de formação por áreas de conhecimento que ocorrem de março a julho, com dois encontros presenciais e dois a distância.

Presenciais: 16/03 e 18/05/2019, das 8h às 12h.

1. Gestão escolar na prática: Capacitação de Gestores Escolares, com foco principal em liderança e qualidade nos processos de gestão escolar. Interlocução com relações intra e interpessoais entre os diferentes segmentos da comunidade escolar.

2. Educação Infantil: Princípios para construção de Projeto Pedagógico com qualidade.
Planejamento: a importância da escuta sensível do professor e a participação das crianças.
Campos de Experiência da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Avaliação do trabalho pedagógico.

3. Anos Iniciais: Reflexões sobre o espaço-tempo escolar, inclusão, planejamento e avaliação no exercício da prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental, contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

4. Anos Finais

4.1 Ensino da Linguagem e do Letramento: Estudo das unidades temáticas apresentadas na BNCC para a Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. Reflexões sobre o ensino da linguagem oral e escrita e o planejamento em Língua Portuguesa e Literatura, contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

4.2 Ensino de Matemática: Estudo das unidades temáticas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos anos finais do ensino fundamental e elaboração de práticas pedagógicas inovadoras que contemplem os objetivos de aprendizagem à luz de diferentes tendências metodológicas: investigação matemática, resolução de problemas, modelagem matemática, etnomatemática, uso de tecnologias e história da matemática.

4.3 Ensino de História e Geografia: Estudo de práticas pedagógicas para o ensino de História e Geografia na escola, com vistas aos objetivos de aprendizagem definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

4.4 Ensino de Ciências: Promoção de estudos e ações pedagógicas para o ensino de Ciências, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes da Educação Básica, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

4.5 Ensino da Educação Física: Estudo das unidades temáticas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Física nos anos finais do ensino fundamental.
Elaboração de propostas didático-metodológicas para o ensino dos temas da cultura corporal do movimento. Uso dos espaços escolares e não escolares e de recursos pedagógicos para o ensino da Educação Física.

4.6 Ensino de Artes: Apreciação e reflexão de diferentes situações de aprendizagem que promovam o ensino da Arte a partir da experimentação e de vivências práticas de caráter criativo e expressivo, coerente com as determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

4.7 Ensino de Língua Inglesa: Reflexão sobre o papel da Língua Inglesa na perspectiva da educação integral.
Compreensão de visões de língua e suas implicações no ensino e no desenvolvimento de práticas pedagógicas à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).