A (RE)DESCOBERTA DO MUNDO: EM BUSCA DO COMUM

O Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade é um evento que ocorre a cada dois anos, promovido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates e se propõe como desafio repensar a realidade contemporânea nas suas interlocuções com diversas áreas do conhecimento, em especial com as ciências humanas e sociais.

Em um mundo que experimenta constantes (r)evoluções tecno-científicas, onde as perspectivas, os cenários e as possibilidades mudam constantemente, surge o desafio de resgatar o humano e também o comum, aqui compreendido como o local de encontro com o outro, o local de compreensão do outro, de existir com o outro, na busca de sentido para humanidade e na procura por uma ética que dê conta da complexidade e dos diversos paradoxos existentes.

O esgotamento do modelo que tem como elemento-chave o indivíduo liberal fica cada vez mais evidente neste mundo e, impõe como desafio, ou ainda como alternativa política e social, a (re)descoberta da convivência em novos espaços coletivos que consideram os processos interculturais da formação humana, assim como as diferenças existentes, afinal, aproximação e distanciamentos, coalizão e colisão, comunhão e descomunhão fazem parte da história da humanidade.

As ideias de comunidade que se aliam à proposta de configuração do comum fazem ainda mais sentido em um contexto no qual o Estado demonstra não conseguir mais atender a todas as demandas, exigindo desta forma meios de organização social capazes de dar consecução aos objetivos comuns.

O tema proposto para a sétima edição do evento também tem forte relação com o perfil da instituição, vez que esta é tida como uma Universidade comunitária. Esta condição faz com que a instituição tenha dentro dos seus horizontes a preocupação com o seu entorno e também com as demandas sociais da comunidade.

Na condição de promotor de um verdadeiro diálogo de saberes, o evento também se abre para diversas áreas do conhecimento, com as quais propõe-se uma forte aproximação com as temáticas, pois, quer se crer, que estas atravessem a sociedade e façam parte da necessária formação humana.

OBJETIVOS DO SIMPÓSIO

1. O evento propõe a todos os participantes o pensar de forma disruptiva, além das especificidades, a partir das complexidades;

2. Promover espaços de troca, de manifestações artísticas, de construção coletiva do saber;

3. Dialogar com diferentes áreas do conhecimento em torno da construção do comum como um espaço onde objetivos comuns são traçados. É em torno destas interfaces que gravitarão os diálogos, as produções acadêmicas, os grupos de trabalho, as manifestações artísticas e outros;

PÚBLICO

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, artistas, profissionais das diversas áreas do saber e demais interessados.

18 a 20 de outubro de 2021

Plataforma Univates Ao Vivo - EVENTO VIRTUAL

INSCRIÇÃO PARA OUVINTE / PARTICIPANTE SUBMISSÃO DE TRABALHO COMPLETO

A submissão de trabalho completo deve ser feita somente após a aprovação do resumo