Temas dos Grupos de Trabalhos

1. Ambiência, Sustentabilidade e Interdisciplinaridade: Espaço para interlocuções interdisciplinares que reflitam sobre aspectos ambientais a partir de uma visão complexa (relação consigo, com o outro, com o ambiente). São bem vindos artigos e relatos de experiências que abordem temas como ecologia, mídia, educação, política, direito, sociedade, espiritualidade, multiculturalidade, metodologias transformadoras, inovação social, criatividade, entre outros.
Coordenadores: Jane Márcia Mazzarino e Luciana Turatti

2. Tecnologia, Educação e Comunicação: Educação a distância. Educação em contextos híbridos (digitais e analógicos). Tecnologias de comunicação nas práticas educativas. Games e gamificação em educação. Letramento digital. Educação para as mídias. Representação midiática das práticas educativas. Tecnologias digitais e gestão escolar.
Coordenadores: Maria Elisabete Bersch e Tania Micheline Miorando

3. Arte e Linguagens: Arte em seus diversos modos de manifestação. Arte em trânsito: confluências interdisciplinares das linguagens da arte. Arte e corpo. Arte e educação. Arte e tecnologia.
Coordenadores: Rosiene Haetinger e Silvane Fensterseifer Isse

4. Filosofia e Direitos humanos: Direitos humanos em suas diferentes dimensões. Inclusão, diversidade e cidadania. Eficácia e efetividade dos direitos humanos. Estado, políticas públicas e direitos humanos.
Coordenadores: Fernanda Pinheiro Brod e Rogério Schuck

5. Migrações e políticas públicas: Identidades e mecanismos de proteção social do imigrante. Informação e comunicação tecnológica na experiência migratória. Religião, religiosidade e migrações. Refugiados e migração forçada. Políticas públicas e direitos do imigrante. Migração e catástrofes ambientais. Direito e migrações. Processos de saúde e adoecimento e migrações.
Coordenadores: Margarita Rosa Gaviria Mejía e Daniel Granada da Silva Ferreira

6. Identidades, Gênero e Cultura: Identidade, sujeito e cultura em tempos de globalização: descontinuidade, fragmentação, deslocamento e descentralização. Processos identitários e as representações que formam e transformam os espaços, os sujeitos e as culturas. A identidade de gênero no mundo pós-moderno: novas articulações, criações e desarticulação das identidades estáveis do passado.
Coordenadores: Tiago Weizenman e Márcia Solange Volkmer