Temas dos Grupos de Trabalhos

1. Complexidades e Transversalidades: Espaço de interlocuções para além das perspectivas disciplinares, que apresentem visão complexa sobre temas diversos. São bem-vindos artigos e relatos de experiências que abordem modos de tornar potentes as relações em tempos de mudanças e permanências.
Coordenadoras: Dra. Jane Márcia Mazzarino e Dra. Luciana Turatti
Debatedora: Dra. Nize Maria Campos Pellanda (Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc)

2. Educação, Comunicação e Tecnologias (GT com sessão presencial e sessão virtual): Educação a distância. Educação em contextos híbridos (digitais e analógicos). Tecnologias de comunicação nas práticas educativas. Games e gamificação em educação. Letramento digital. Educação para as mídias. Representação midiática das práticas educativas. Tecnologias digitais e gestão escolar. Práticas de comunicação na escola.
Coordenadoras: Ma. Maria Elisabete Bersch e Dra. Tania Micheline Miorando
Debatedora: Dra. Eliane Schlemmer (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos)

3. Arte, Corpo e Linguagens: Arte em seus diversos modos de manifestação. Confluências interdisciplinares das múltiplas formas de linguagem. Estudos que tematizam arte, corpo, linguagem e educação.
Coordenadoras: Ma. Rosiene Haetinger e Dra. Silvane Fensterseifer Isse
Debatedora: Dra. Thereza Cristina Rocha Cardoso (Universidade Federal do Ceará - UFC)

4. Filosofia e Direitos Humanos: Direitos humanos em suas diferentes dimensões. Inclusão, diversidade e cidadania. Eficácia e efetividade dos direitos humanos. Estado, políticas públicas e direitos humanos.
Coordenadores: Dr. Rogério Schuck e Dr. Sandro Fröhlich
Debatedor: Dr. Vilmar Alves Pereira (Universidade Federal do Rio Grande - FURG)

5. Migrações e Políticas Públicas: Identidades e mecanismos de proteção social do imigrante. Informação e comunicação tecnológica na experiência migratória. Religião, religiosidade e migrações. Refugiados e migração forçada. Políticas públicas e direitos do imigrante. Migração e catástrofes ambientais. Direito e migrações. Processos de saúde e adoecimento e migrações. Gênero e migrações. A cidade e o imigrante.
Coordenadoras: Dra. Margarita Rosa Gaviria Mejía e Dra. Rosmari Terezinha Cazarotto
Debatedor: Dr. Daniel Granada da Silva Ferreira (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)

6. Identidades, Gênero e Cultura: Identidade, sujeito e cultura em tempos de globalização: descontinuidade, fragmentação, deslocamento e descentralização. Processos identitários e as representações que formam e transformam os espaços, os sujeitos e as culturas. A identidade de gênero no mundo pós-moderno: novas articulações, criações e desarticulação das identidades estáveis do passado.
Coordenadores: Dr. Tiago Weizenmann e Dra. Márcia Solange Volkmer
Debatedor: Dr. Fernando Seffner (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)