Temas dos Grupos de Trabalhos

GT 1. Complexidades e Transversalidades:

Espaço para interlocuções para além das perspectivas disciplinares, que apresentem uma visão complexa e transversal sobre temas da contemporaneidade. São bem-vindas comunicações oriundas das diferentes áreas de saber, que abordem modos de expressão e resistência da subjetividade, nas relações sociais e com o ambiente, em tempos de mudanças e permanências.

Coordenadores: Dra. Simone Stülp e Dra. Jane Márcia Mazzarino

GT 2. Educação, Comunicação e Tecnologias:

Educação a distância. Educação em contextos híbridos (digitais e analógicos). Tecnologias de comunicação nas práticas educativas. Games e gamificação em educação. Letramento digital. Educação para as mídias. Representação midiática das práticas educativas. Tecnologias digitais e gestão educacional. Práticas de comunicação na instituição escolar.

Coordenadoras: Dra. Maria Elisabete Bersch e Dra. Cláudia Horn

GT 3. Arte, Corpo e Linguagens:

Arte em seus diversos modos de manifestação. Confluências interdisciplinares das múltiplas formas de linguagem. Estudos que tematizam arte, criação, corpo, linguagem e educação.

Coordenadoras: Dra. Rosiene Haetinger e Dra. Silvane Fensterseifer Isse

GT 4. Filosofia e Direitos Humanos:

Direitos humanos em suas diferentes dimensões. Inclusão, diversidades e cidadania. Eficácia e efetividade dos direitos humanos. Estado, políticas públicas e direitos humanos.

Coordenadores: Dr. Rogério Schuck e Dr. Sandro Fröhlich

GT 5. Decolonialidade: Histórias, Pessoas e Territórios:

Diálogos sobre o pensamento global e epistemologias culturais; subjetividades e historicidades dos antigos ancestrais e de sociedades tradicionais; inquietudes coletivas e individuais; saberes plurais, movimentos culturais indigenas e negros.

Coordenadores: Dr. Luis Fernando Laroque e Dra. Neli Galarce Machado

GT 6. Identidades, Gênero e Cultura:

Identidade, sujeito e cultura em tempos de globalização: descontinuidade, fragmentação, deslocamento e descentralização. Processos identitários e as representações que formam e transformam os espaços, os sujeitos e as culturas. A identidade de gênero no mundo pós-moderno: novas articulações, criações e desarticulação das identidades estáveis do passado.

Coordenadoras:Dr. Tiago Weizenmann e Dra. Márcia Solange Volkmer

GT 7. Saúde, qualidade de vida e bem-estar:

A qualidade de vida é um dos meios para alcançar uma vida saudável. Para se atingir uma vida saudável, vários aspectos devem ser considerados: saúde física, mental, ter acesso a bens e serviços, ter vez e voz e ter seu trabalho reconhecido. Mesmo a qualidade de vida sendo um conceito subjetivo e muito peculiar a cada um, de forma geral ela leva em conta quatro domínios: ambiental, social, psicológicos e físicos. Este GT é um espaço para discussão de vários aspectos que levem à qualidade de vida, garantindo assim saúde e bem-estar.

Coordenadores: Dra. Claudete Rempel e Dr. Luciano Nunes Duro

GT 8. Inclusão e diversidade nos espaços educacionais:

Inclusão e diversidade na educação. Políticas de inclusão. Processos de in/exclusão em espaços escolares e não escolares. Processos de inclusão escolar no contexto da racionalidade neoliberal. A escola como espaço para as diferenças. Escola e diversidade. Ensino e diferenças.

Coordenadoras: Dra. Morgana Domênica Hattge e Dra. Suzana Feldens Schwertner