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Temas Gerais

1. PROJETO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Legislação, princípios e possibilidades na revitalização do Projeto Político Pedagógico (PPP). Elaboração e avaliação contínua do PPP da escola.

2. PLANEJAMENTO DOCENTE POR PROJETOS
Fundamentos teóricos sobre a metodologia de projetos. A importância da investigação e da pesquisa na resolução de problemas.

3. INTERAÇÃO PAIS E ESCOLA
O ato de educar e a importância da relação família-escola.

4. O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS
A importância de se buscarem espaços não formais de aprendizado para a formação cidadã dos educandos.

5. QUALIFICAÇÃO DAS EQUIPES GESTORAS
Gestão na educação: Secretaria de Educação, Conselho de Educação, direção escolar e coordenação/supervisão pedagógica. Desafios e possibilidades nas funções da equipe gestora. Relações interpessoais e gestão de conflitos. Interlocução com os diferentes sujeitos da comunidade escolar. Liderança e trabalho em equipe.

6. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR
Planejamento como processo contínuo e flexível na elaboração de situações de ensino e de aprendizagem.

7. A ARTE DE SER DOCENTE: A EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO
Prática docente na gestão do conhecimento. Planejamento como aporte da reflexão pedagógica. Processos de ensino e de aprendizagem na arte da docência.

8. AVALIAÇÃO ESCOLAR NA PRÁTICA COTIDIANA
O papel da avaliação nos processos de ensino e de aprendizagem. Diferentes possibilidades de instrumentos avaliativos.

9. ENSINO DA ARTE
Apreciação e reflexão de diferentes situações de aprendizagem que promovam o ensino da arte a partir da experimentação e de vivências práticas de caráter criativo e expressivo, coerente com uma proposta que atenda às necessidades do cotidiano escolar.

10. A NOVA BASE COMUM CURRICULAR
Revitalização do currículo a partir de reflexões sobre o que a nova base preconiza. Possibilidades de interdisciplinaridade.

11. INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: PROVOCAÇÕES A PARTIR DA ARTE, DA LITERATURA E DO CINEMA
Representações acerca da infância construídas nas práticas sociais, históricas e culturais e as contribuições da arte, da literatura e do cinema na constituição da infância.

12. AVALIAÇÃO DE PRODUÇÕES TEXTUAIS
Características dos gêneros do discurso e avaliação. Elaboração de grades holísticas de correção para produções textuais.

13. NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
Conceitos e fundamentos que compõem a área das Neurociências e sua relação com os processos de aprendizagem. Funções cerebrais superiores (cognição, atenção, emoção, percepção, linguagem e memória) e suas implicações na aprendizagem.

14. O FAZER PEDAGÓGICO DA EJA - EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS
Processos de ensino e de aprendizagem na educação de jovens e adultos. Legislação e políticas públicas, juvenilização, a organização curricular e o planejamento. Diferentes metodologias de trabalho.

15. ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO ESCOLAR
Ensino Religioso como proposta interdisciplinar a partir do planejamento teórico-prático. Reflexão e socialização de práticas pedagógicas contemplando a diversidade religiosa e o fenômeno religioso no mundo atual.

16. INCLUSÃO SOCIAL
Reflexões teórico-práticas acerca do processo de inclusão social. Legislação específica. O conceito de in/exclusão.

17. A ATUAÇÃO DO BRINQUEDISTA E A ORGANIZAÇÃO DE BRINQUEDOTECAS
Perspectivas teóricas sobre a ludicidade. Brinquedotecas e suas possibilidades de atendimento: brinquedotecas escolar, hospitalar e universitária. Brinquedos, jogos e materiais pedagógicos: composição, características, funções e possibilidades de explorações em atividades lúdicas. Classificação e organização de jogos e brinquedos. Formação do brinquedista.

18. A ATUAÇÃO DO BRINQUEDISTA E A ORGANIZAÇÃO DE BRINQUEDOTECAS
Perspectivas teóricas sobre a ludicidade. Brinquedotecas e suas possibilidades