Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

21 Março de 2023

Professores publicam livro sobre história da Medicina

Professores publicam livro sobre história da Medicina

Postado as 21/03/2023 15:36:54

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

O professor do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates Marcos Rogério de Castro Frank, com apoio da professora Claudete Rempel, lançou, recentemente, um livro sobre a história da Medicina. A obra “Medicina: uma história” pode ser conferida digitalmente no site da Editora Univates por meio deste link. O livro também pode ser adquirido em forma física com o professor Marcos Frank. 

A obra foi construída com base nas percepções dos professores durante a docência no curso de Medicina da Univates sobre esta área caracterizada como carente de literatura. O profissional médico graduado pela Univates tem como característica a formação geral, humanista, crítica e reflexiva e é para a formação nesses aspectos que a obra pretende contribuir. 

Divulgação/Univates

Saiba mais 

O texto retrata a evolução da Medicina ao longo da História, com ênfase na contribuição dos gregos antigos na libertação do conhecimento médico da superstição e da religião e na Renascença, que permitiu o estudo dos clássicos gregos com mais tranquilidade. 

Os autores descrevem a explosão de escolas médicas na Europa após as publicações de William Harvey sobre circulação do sangue em 1628  e as mudanças no pensamento científico que surgiram com Marx, Engels e Darwin no século XIX. 

O texto termina descrevendo a transformação do papel do médico no século XX e como as mudanças sociais e os planos de saúde transformaram os pacientes em consumidores de serviços médicos.

Divulgação/Univates

Veja os temas do sumário da obra 

Medicina Primitiva

A magia como parte do dia a dia 

Medicina Egípcia

Medicina Chinesa 

China Antiga

A Era Imperial Chinesa

1973: O Mundo Descobre a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

 

Diagnóstico em MTC

Tratamento em MTC 

Medicina Greco-romana 

Medicina Grega 

Medicina no Mundo Árabe 

Medicina na Idade Média

Medicina no Renascimento 

Medicina Pré-colombiana

Astecas

Maias 

Incas 

Medicina dos Séculos XVII e XVIII

Medicina do Século XIX 

História da Medicina de Urgência

Medicina do Século XX

História da Medicina no Brasil 

História do Sistema Único de Saúde

Conheça os autores

Nicole Morás

Marcos Frank 

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), especialista em Neurocirurgia pelo Hospital Cristo Redentor (1995) e mestre em Ciências Médicas (PPGCM) pela Univates. Atualmente é médico credenciado do Hospital Bruno Born, integrante da diretoria do Hospital Bruno Born e professor do curso de Medicina da Univates desde a sua gênese. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia. 

Lucas George Wendt

Claudete Rempel 

Graduada em Ciências - Habilitação Plena em Biologia (Licenciatura) pela Univates (1997), mestra em Sensoriamento Remoto pela Ufrgs (2000) e doutora em Ecologia pela Ufrgs (2009). Cursou três especializações: Planejamento Energético e Ambiental (Ufrgs), Gestão Universitária (Univates) e Educação e Saúde (Ufrgs/Univates). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando no curso de Medicina e nos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e em Sistemas Ambientais Sustentáveis. 

Clique para ampliar