Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

22 Março de 2023

Elas inovam no Estado: Simone Stülp, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia

Elas inovam no Estado: Simone Stülp, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia

Postado as 22/03/2023 13:44:06

Por João Felipe Brun/Ascom Sict

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Por João Felipe Brun/Ascom Sict. Confira o texto original clicando aqui  

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul colocou sob os holofotes, ao longo do mês, mulheres que estão moldando as políticas de inovação do estado. A professora da Universidade do Vale do Taquari - Univates Simone Stülp, atual secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, detalha a trajetória profissional em ação realizada pela Sict. 

Liderar a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) é uma incumbência que se encaixa com perfeição na trajetória de Simone Stülp. “Sou completamente apaixonada pela inovação, pela ciência, pela tecnologia, e estou muito feliz pela possibilidade de trabalhar na área como gestora pública neste momento”, conta ela. 

Para entender melhor esse entusiasmo, é importante retomar o percurso de Simone do início. Nascida em Encantado, cidade de 22 mil habitantes na região dos Vales, Simone passou a infância e a adolescência em Santa Cruz do Sul. Ainda no ensino fundamental, quando começou a ter as disciplinas de ciências, ficou fascinada por esse universo de conhecimento. Na quinta série, perguntou a uma professora o que precisava fazer para se tornar uma cientista e começou a participar de feiras de ciências na escola. 

Conforme foi conhecendo as possíveis áreas a seguir, Simone entendeu que sua paixão era pela química, mais especificamente por materiais. Por isso, escolheu o curso de Química Industrial e se mudou para a região Central para estudar na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

“Depois, fui entendendo que o meu foco era muito mais voltado à aplicação do conhecimento”, relata. Assim, ela fez mestrado e doutorado em engenharia de materiais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), além de um pós-doutorado em Fotoeletrocatálise/Energia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). 

Nicole Morás

Tomando o rumo da inovação 

Simone seguiu carreira docente, como professora na Universidade do Vale do Taquari - Univates, o que marcou o retorno dela à região dos Vales. Além disso, passou a se envolver com gestão universitária. “Busquei formação também em gestão e tive a oportunidade de conhecer experiências em diferentes países de como as universidades se conectam com o mundo do trabalho, das empresas e com a sociedade. Dessa forma, fui me aproximando da temática da inovação”, lembra. 

No Vale do Taquari, ela participou da criação de um Parque Científico e Tecnológico, o Tecnovates, quando observou que a inovação, muitas vezes, nasce da colaboração entre universidades e empresas. Mais recentemente, quando a inovação no mundo tomou um novo rumo na relação com as cidades, Simone se envolveu com o movimento dos ecossistemas de inovação na lógica da quádrupla hélice, composta por governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada.  

Ela atuou como articuladora do Pro_Move Lajeado, movimento que busca transformar Lajeado em uma cidade inovadora e já foi premiado nacionalmente. Na área de gestão, foi diretora de Inovação e Sustentabilidade e pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates e diretora de Inovação da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

Em 2022 teve a oportunidade de trabalhar como gestora pública pela primeira vez, ao ser nomeada secretária adjunta da Sict. Na nova gestão, foi convidada pelo governador Eduardo Leite para assumir a titularidade da pasta. 

Para completar o extenso currículo, Simone já presidiu o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), do qual permanece como membro, e é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Eletroquímica e Eletroanalítica (SBEE). 

Representatividade feminina 

Vinda de uma área profissional predominantemente masculina, Simone diz que aprendeu, desde cedo, a circular nesses ambientes com habilidade. Com o tempo, ela percebeu o quanto é importante e necessário que mulheres se vejam representadas nas diferentes profissões, especialmente em posições de liderança. 

“Comecei a entender quando outras mulheres me procuravam dizendo que era muito importante para elas me verem ocupando espaços. Passei a buscar também essa bandeira e a participar de momentos de discussão sobre o tema”, relata. Para Simone, é preciso avançar em várias frentes até que a atuação de mulheres como líderes esteja normalizada.  

Simone faz parte do secretariado com a maior presença feminina na história do Rio Grande do Sul, conforme dados da Casa Civil. Das 27 secretarias da atual gestão do governo do Estado, dez têm mulheres à frente, o que corresponde a 37% da equipe. 

Na pasta de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, em 36 anos, Simone é a terceira mulher a assumir o posto de secretária. Antes dela, Renita Nair Dametto (2006) e Susana Kakuta (2018) desempenharam a função. 

Divulgação

Clique para ampliar