24 Março de 2023

Postado as 24/03/2023 10:37:12

Por Lucas George Wendt

Com informações do Simers

O Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) promove a 23ª edição semestral do Trote Solidário, que em 2023 celebra 15 anos de existência. O primeiro dos três sábados destinados para a ação social será neste fim de semana, dia 25, nas cidades de Erechim, Ijuí, Lajeado, Pelotas, Rio Grande e Santa Cruz do Sul.

Os calouros de Medicina das Universidades URI, Unijuí, Universidade do Vale do Taquari - Univates, UCPel/UFPel, Furg e Unisc irão receber as doações presenciais em frente às redes supermercadistas Big, Caitá, Guanabara, Imec, Nacional, Nicolini, Peruzzo, Querência e STR.

O Trote também vai estimular a doação de sangue em todo o Estado durante toda a ação, via parceria com os hemocentros regionais e com as unidades de hemoterapia de hospitais em Erechim (Banco de Sangue), Ijuí (Hospital de Caridade), Lajeado (Hemovale), Pelotas (Hemopel e Santa Casa), Rio Grande (Santa Casa) e Santa Cruz do Sul (Hemovida).

Calouros de Medicina de outras universidades fora do Rio Grande do Sul também podem procurar o hemocentro mais próximo e, após realizar a doação de sangue, enviar o comprovante para o site do Trote. As doações de tampinhas plásticas serão destinadas às seguintes instituições: Adau (Erechim); Aapecan (Ijuí); Núcleo de Combate ao Câncer de Mama (Lajeado); Aapecan (Pelotas); e Aapecan (Rio Grande).

Saiba mais

A ação, promovida pelo Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), teve origem em 2008, com a missão de acabar com as recepções aos calouros utilizando violência física. Ao longo da história do Trote foram arrecadados quase 360 mil toneladas de alimentos e 7.085 bolsas de sangue, com a participação de cerca de 17 mil pessoas.

A primeira etapa das doações iniciou com a arrecadação de alimentos via internet, por meio do site do Trote Solidário (https://trotesolidario.com.br/participante), até fim de abril. Na página virtual é possível selecionar uma das 20 faculdades de Medicina que integram esta edição. Isso é necessário para que as universidades envolvidas pontuem e vençam o ranking da atual temporada para as regiões Capital/Metropolitana e Interior.

Confira os locais onde os estudantes estarão no RS

PELOTAS

Nacional