Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

23 Maio de 2023

Sisa inicia com debate sobre tecnologia e saúde

Sisa inicia com debate sobre tecnologia e saúde

Postado as 23/05/2023 16:01:40

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Karen Luana Capoani

O 12º Seminário de Educação Permanente em Saúde, o 13º Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente e a 19ª Semana Interdisciplinar em Saúde da Universidade do Vale do Taquari - Univates - eventos que são conhecidos como Sisa - iniciaram hoje, 22, e seguem até sexta-feira, dia 26 de maio. 

Congregando todos os cursos da área de Ciências da Saúde da Univates, o Sisa é um espaço de discussão que se configura como uma ambiente rico para trocas de experiências científicas entre os estudantes, complementando sua formação. 

A 13ª edição do Sisa, que é um evento que acontece anualmente desde 2010, objetiva discutir temáticas transversais à formação dos estudantes dos cursos da saúde e áreas afins. Neste ano, a temática é tecnologias em saúde, a fim de tratar temáticas atuais como o emprego de redes sociais no meio profissional, teleconsultas e até mesmo a inteligência artificial no campo da Saúde. 

O evento promove a discussão de temas atuais e a interdisciplinaridade, envolvendo todos os cursos da área da saúde, permitindo melhor preparo dos estudantes e contato com profissionais de diversas áreas que trazem seu conhecimento aprofundado sobre as diversas temáticas.

Karen Luana Capoani

Abertura 

Antes da abertura oficial, os presentes foram recepcionados no saguão do Teatro Univates com apresentação do pianista Gabriel Abichequer Rodrigues. O evento de abertura contou com a presença da vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Univates, professora Fernanda Storck Pinheiro. 

A programação da noite foi aberta com uma mesa redonda com Rafael Zanatta, da Unimed VTRP, que discorreu sobre o papel do Vibee Unimed no Ecossistema de Inovação regional. A atividade teve a mediação do professor do curso de Odontologia Alessandro Menna Alves. 

Mais tarde também aconteceu um painel sobre Inovação na área da Saúde, que teve como participantes Rafael Zanatta, que atuou como mediador, Gustavo de Lima Ottoni, cofundador e diretor da Cingulo, e Raul de Macedo, coordenador da cor.Sync. 

Evento segue durante a semana 

Amanhã, 23, a partir das 19h30min, no Teatro Univates, ocorrerá a mesa redonda “Redes sociais e a construção do perfil profissional: por onde começamos?”, com Bárbara Masiero - Pipe Marketing, Evandro Weisheimer - docente da Univates e Rochelle Chiesa - gestora de imagem. 

No dia 24 acontece, durante a manhã, a partir das 8h20min, a palestra “Uso de tecnologias para identificação dos riscos psicossociais e físicos que afetam a saúde do trabalhador” (com ministrante a ser divulgado em breve). Já a partir das 19h30min, no Teatro Univates, ocorre a palestra com simulação de realidade virtual “Healthtechs: como a tecnologia pode trazer soluções para o mercado na área da saúde”, ministrada por Ana Paula Correa, da Simula Health. 

Karen Luana Capoani

No dia 25 serão realizadas a apresentação de banners, a partir das 19h10min, e a apresentação oral dos trabalhos selecionados pela Comissão Científica, a partir das 20h40min, respectivamente no Complexo Esportivo e no Auditório do Prédio 16 da Univates. 

No dia 26, a programação científica se repete durante a manhã: apresentação dos banners, a partir das 8h20min, e apresentação oral dos trabalhos selecionados, a partir das 10h10min. A programação do evento encerra com a palestra virtual “Uso de tecnologias na rotina profissional em saúde”, ministrada por Pedro Dal Lago - doutor, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Meg Sinigaglia -? quem é? e Mayara Sanay - doutora em Nutrição e professora da Unifacex. 

Karen Luana Capoani

Tecnologia e saúde 

A proposta do Sisa nesta edição é abordar a interseção entre Tecnologia e Saúde, que pode ser estabelecida em diferentes aspectos: 

Avanços tecnológicos na área da Saúde: abordar últimas inovações tecnológicas, como inteligência artificial, aprendizado de máquina, big data, internet das coisas e realidade virtual, e discutir como essas tecnologias estão sendo aplicadas para melhorar os cuidados de saúde, o diagnóstico, o tratamento e a gestão de doenças.

Telemedicina e teleconsulta: analisar o uso de tecnologias de comunicação e informações para fornecer serviços médicos e de saúde a distância, incluindo teleconsultas, monitoramento remoto de pacientes, prescrição eletrônica, triagem online e acesso a especialistas em áreas remotas.

Saúde digital e aplicativos móveis: explorar o papel de aplicativos móveis, dispositivos vestíveis e outras soluções digitais na promoção da saúde, prevenção de doenças, monitoramento de condições médicas, rastreamento de atividades físicas e fornecimento de informações de saúde personalizadas aos usuários.

Karen Luana Capoani

Ética e privacidade: analisar desafios éticos e de privacidade relacionados ao uso de tecnologia na saúde, como a proteção de dados médicos sensíveis, o consentimento informado dos pacientes, a segurança cibernética e a equidade no acesso às tecnologias de saúde.

Capacitação e atualização profissional: abordar como os profissionais de saúde podem se adaptar e se capacitar para aproveitar as tecnologias emergentes, como a inclusão de habilidades digitais na formação profissional, a educação continuada em tecnologia médica e a colaboração entre profissionais de saúde e especialistas em tecnologia.

Experiência do paciente: explorar como a tecnologia pode melhorar a experiência do paciente, desde a marcação de consultas até a interação com os prestadores de cuidados de saúde, o acesso a informações médicas, o autocuidado e o engajamento ativo na gestão da saúde.

Comissão organizadora

A comissão organizadora do evento é composta pelos docentes Geórgia Muccillo Dexheimer, Lydia Koetz, Gisele Dhein, Rodrigo Rother, Luísa Scheer Ely, Alessandro Menna Alves, Cássia Regina Gotler Medeiros, Patrícia Fassina e Rafael Rodrigo Eckhardt. 

Karen Luana Capoani

Clique para ampliar