31 Maio de 2023

Fundação Univates assume a operacionalização do Samu em Venâncio Aires

Postado as 31/05/2023 11:15:42

Por Natalia Nissen

A partir desta quarta-feira, 31, passa a valer o contrato de operacionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) firmado entre Fundação Univates e Prefeitura de Venâncio Aires. O contrato tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado, e abrange os atendimentos realizados pelo Samu em Venâncio Aires e nos municípios da 28ª Região de Saúde (R28) da Central de Regulação Estadual das Urgências.

São competências da Univates a contratação, o treinamento, o acompanhamento, a avaliação e a supervisão dos profissionais, bem como a gestão dos recursos materiais das unidades de Suporte Básico (ambulância de menor complexidade) e de Suporte Avançado (UTI móvel) e da base de operacionalização localizada na rua Visconde do Rio Branco, em Venâncio Aires. A Instituição deverá garantir a execução dos serviços sem interrupção, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

A Fundação Univates realiza, desde o ano passado, a prestação de serviços de operacionalização e gestão das equipes de atenção básica que atuam na Unidade Básica de Saúde Gressler e na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).

Segundo o presidente da Fundação, Ney José Lazzari, a parceria com o município fortalece a qualificação de novos profissionais e também proporciona espaços de vivências para os estudantes da área da saúde, gerando benefícios mútuos para a comunidade e universitários.

Rafaela Schneider

Inauguração

A nova base do Samu foi oficialmente inaugurada na terça-feira, 23. Participaram da cerimônia o presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari; a diretora dos Serviços em Saúde da Univates, Úrsula Jacobs; a gerente dos Serviços de Urgência e Emergência da Univates, Sabrina Feldmann; o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas Daniel da Rosa; o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana; a coordenadora da base do Samu, enfermeira Patrícia Mello da Silveira; e alguns profissionais que atuam no serviço.

Como funciona o Samu

O Samu 192 é um serviço nacional gratuito acionado pelo telefone 192 ou pelo aplicativo Chamar 192. Os técnicos do atendimento telefônico identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

As ambulâncias são distribuídas estrategicamente com o intuito de otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento dos pacientes aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.