Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

11 Outubro de 2023

Mudança no sistema de notas pretende aprimorar a avaliação para aprendizagem

Mudança no sistema de notas pretende aprimorar a avaliação para aprendizagem

Postado as 11/10/2023 14:03:20

Por Natalia Nissen

Desde o primeiro semestre de 2023, a Universidade do Vale do Taquari - Univates adota um novo sistema de registro de notas para os cursos de graduação presenciais. Com a mudança, os professores podem escolher a composição de notas que entenderem ser mais adequada para avaliar o desempenho dos estudantes no componente curricular, em vez de obrigatoriamente considerarem três notas para calcular a média final.

Como explica o professor Tiago Weizenmann, coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade, em 2021 foram feitos os primeiros levantamentos de demandas a partir de questionários enviados aos professores. A construção do novo sistema de notas ainda contou com a realização de grupos focais e rodas de conversa com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Diretórios Acadêmicos (DAs) dos cursos.

Fizemos um movimento coerente, conciso e uma discussão longa para chegar a essa proposta. Quando falamos em modernização da educação, temos que entender que o Aula+ trouxe avanços para que a educação fosse diferente. A ideia de fazer uma média entre três notas é uma prática obsoleta do ponto de vista pedagógico. Precisamos dar atenção ao processo e pensar em uma avaliação para a aprendizagem. É um movimento para dialogar com uma proposta mais contemporânea
Professor Tiago Weizenmann

Agora, a nota final do estudante pode ser composta por média entre diferentes avaliações ou soma de pontos. Assim, o professor tem autonomia e mais flexibilidade para gerir o processo de aprendizagem. Essa composição da nota está no plano de ensino do componente curricular, ou seja, professor e estudante devem ter clareza sobre esse sistema já nas primeiras semanas do semestre letivo. 

Antônio Luiz Marini Marchi

Weizenmann destaca que a mudança também possibilita mais transparência em relação às notas, uma vez que o aluno consegue acompanhar seu desempenho em todas as avaliações feitas ao longo do semestre. “Se são feitas cinco avaliações, o estudante terá acesso à sua nota em cada uma delas, registradas no Ambiente Virtual, enquanto o sistema anterior previa três notas para a média, que poderiam ser compostas por um ou mais trabalhos cada uma”, esclarece.

Para o coordenador do NAP, a mudança caracteriza um processo de avaliação que dialoga com a proposta implementada pelo Aula+ nos cursos de graduação presenciais, que foca no processo de aprendizagem, e não somente no resultado. O professor garante, ainda, que o NAP acompanha os apontamentos feitos por estudantes nas Autoavaliações dos cursos para aperfeiçoar esse processo.

Autoavaliação dos cursos de graduação presenciais e técnicos

A Autoavaliação dos cursos presenciais (graduação e técnicos) já está disponível e pode ser respondida até o próximo dia 19 de novembro. Para participar, basta acessar o formulário disponível em univates.br/avaliacao. As respostas podem ser editadas a qualquer momento até o último dia de avaliação, e o formulário não precisa ser preenchido de uma vez. As respostas são registradas de forma anônima.

A Avaliação de Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento o ano todo e pode ser acessada pelo Universo Univates, pela página univates.br/servicosinfra ou por meio dos QR Codes distribuídos em diferentes espaços do campus. Nesta, o usuário precisa se identificar para receber a devolutiva do atendimento da demanda indicada no formulário.

Mais informações sobre a Autoavaliação Institucional podem ser obtidas no site, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5111 e 5272, ou pelo e-mail cpa@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Clique para ampliar