15 Abril de 2024

Avaliação dos cursos de graduação EAD começa nesta segunda-feira, com mudanças no formulário

Postado as 15/04/2024 11:29:31

Por Natalia Nissen

A Autoavaliação dos cursos da Universidade do Vale do Taquari - Univates já tem as datas de 2024 definidas. O processo é essencial para aprimorar os cursos e os serviços oferecidos pela Instituição por meio da participação da comunidade acadêmica. A primeira autoavaliação do ano será a dos cursos de graduação a distância (EAD), que acontece entre 15 e 24 de abril.

Desde o semestre 2023B, o prazo de participação é mais curto, permitindo que a análise das demandas indicadas no formulário e seus encaminhamentos sejam feitos com mais agilidade. A partir de agora, outras mudanças serão colocadas em prática a fim de melhorar a experiência dos participantes e simplificar ainda mais o preenchimento dos formulários.

O que há de novo

A principal mudança é que a avaliação passa a ser aplicada trimestralmente. Algumas questões foram reformuladas, mas o questionário segue tendo questões objetivas e discursivas, para que os respondentes compartilhem suas percepções e sugestões. Essas mudanças, inclusive, foram definidas a partir dos apontamentos feitos por participantes das autoavaliações anteriores.

Nesta primeira etapa, estudantes, tutores e professores irão avaliar os componentes curriculares referentes ao módulo do trimestre. O polo Univates ao qual os alunos estão vinculados será avaliado apenas uma vez por ano, no último trimestre. Já a coordenação do curso será avaliada duas vezes por ano, sendo uma vez por semestre.

Por que participar

Por meio do formulário de Autoavaliação, a comunidade acadêmica pode apontar o que há de positivo e sugerir melhorias em relação à experiência dos cursos e dos serviços da Univates.

A identidade dos respondentes é mantida em sigilo. Ou seja, nem mesmo a Comissão Própria de Avaliação - CPA tem acesso à identidade de quem participa. O formulário tem formato responsivo, podendo ser acessado pelo celular, tablet ou computador, no link univates.br/avaliacao ou pela Plataforma Univates.

Confira os períodos da Autoavaliação Institucional

Cursos de graduação a distância: 15 de abril a 24 de abril
Univates Idiomas: 29 de abril a 2 de junho
Cursos de graduação presencial e cursos técnicos: 15 de maio a 16 de junho
Avaliação da Pós-Graduação Lato Sensu presencial e EAD: Após o encerramento de cada disciplina
Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu (regime regular): Após o encerramento de cada disciplina
Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu (regime intensivo): julho e agosto

A Avaliação de Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento o ano todo e pode ser acessada pela Plataforma Univates, pela página univates.br/servicosinfra ou por meio dos QR Codes distribuídos em diferentes espaços do campus. Apenas nesta avaliação o usuário precisa se identificar para receber a devolutiva do atendimento da demanda indicada no formulário.

Mais informações sobre a Autoavaliação Institucional podem ser obtidas no site, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5111 e 5272, ou pelo e-mail cpa@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram