29 Abril de 2016

Autoavaliação

A Autoavaliação Institucional, regida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Portaria Normativa MEC nº 40/2007, é
um indicador avaliativo, de processo interno, que ocorre por meio da Avaliação Discente e Docente e a Avaliação de Serviços e Infraestrutura.

A Avaliação Discente e Docente é aplicada semestralmente, com participação voluntária dos professores e estudantes dos cursos ofertados pela Univates em seus diferentes níveis de ensino (técnico, graduação, sequencial, pós-graduação e extensão). Nesta avaliação são contempladas questões relacionadas às disciplinas/módulos do currículo de cada curso, à metodologia das aulas e à atuação do professor em sala de aula, contribuindo para o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem.

A Avaliação de Serviços e Infraestrutura, a partir de 2016A, será aplicada de forma permanente, também com a participação voluntária dos alunos e docentes, permitindo aos representantes avaliar os serviços e a infraestrutura disponíveis para o desenvolvimento institucional. Poderão ser sugeridas melhorias a qualquer
momento pelo Universo Univates. A resposta será dada pela Ouvidoria, por e-mail.

O processo de Autoavaliação Institucional está vinculado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e conta com o apoio de duas Comissões de Avaliação:

Comissão Própria de Avaliação (CPA): responsável por coordenar o processo de autoavaliação, é composta por representantes internos e externos. Com
reuniões semestrais ordinárias, esses representantes deliberam e normatizam os procedimentos de avaliação. A partir das informações recebidas por meio das
avaliações, a CPA participa da análise e sugere à Reitoria um plano de ações de melhorias. Veja mais detalhes clicando aqui.

Comissão Interna de Avaliação (CIA): presta apoio técnico à CPA. Em conjunto, as duas comissões elaboram os procedimentos operacionais para a
autoavaliação. A CIA é formada por representantes da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, do setor de Planejamento – área de avaliação institucional, do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e por um representante de cada Centro.

Para cada edição do processo de Autoavaliação Institucional é organizada uma Reunião da Reitoria com Representantes de Turma, que ocorre no período
de execução da Avaliação Discente e Docente. Participam desse momento um representante da Reitoria, os diretores de Centro e representante da CPA. A
reunião tem por objetivo apresentar aos estudantes as principais ações realizadas com base nos dados coletados nas avaliações do semestre anterior, bem
como ouvir novas demandas.

Para a Univates, este momento é considerado importante e oportuniza ao aluno a possibilidade de dialogar diretamente com a Reitoria assuntos relativos
ao curso e à Instituição.

“Fui líder de duas turmas no semestre passado e agora sou vice-líder de uma turma. Acredito que a reunião dos líderes com a Reitoria é um momento importante, pois aproxima os alunos dos gestores e nele podem-se compartilhar ideias e mostrar a visão dos estudantes sobre a Univates. Entendo que a participação dos líderes nessas reuniões é sempre válida, por se tratar de uma oportunidade de apresentar sugestões, opiniões, reclamações ou elogios ao trabalho desenvolvido ao longo do semestre. Vejo que muitos representantes de turma não valorizam esses encontros e acabam perdendo um ótimo momento para troca de ideias”. Fernanda Kochhann – líder de turma.

Para saber mais sobre o processo de Autoavaliação Institucional, clique aqui.