06 Outubro de 2018

Mais de 500 alunos da Univates realizam Enade neste ano

Mesmo se você está no início de um curso de graduação, é importante saber do que se trata o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura, tecnológico). Os cursos são analisados em relação às competências adquiridas pelo aluno em sua formação, conforme os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos. O exame é aplicado obrigatoriamente no segundo semestre de cada ano. Então fique atento: em 2018, a prova ocorre no dia 25 de novembro.

Para a edição deste ano são contemplados os seguintes cursos da Univates ofertados na modalidade presencial: Administração, Ciências Contábeis, Design, Design de Moda, Direito, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Jornalismo, Logística, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais. Representam esse grupo um total de 550 alunos concluintes.

Além do compromisso obrigatório com a prova, os discentes também devem responder ao Questionário do Estudante, no período de 3 de setembro a 21 de novembro, por aqui ou pelo APP Enade, disponível nas plataformas Google Play e Apple Store.

A Procuradora Institucional da Univates, Franciele Maria Krämer, acredita que o Enade oportuniza aos alunos uma revisão geral dos conteúdos dos cursos. “Também é uma chance de o estudante utilizar o bom desempenho na prova como um fator positivo no seu currículo”, afirma.

Franciele destaca a importância do Enade para a Instituição e para o país. “O desempenho insatisfatório de algum curso compromete a avaliação da Universidade e do próprio curso, o que pode impedir financiamentos estudantis (como o Fies) e também o ingresso de novos estudantes no curso”, comenta. Além disso, ela explica que o Ministério da Educação se subsidia dos resultados do Enade para melhorar o ensino superior no país.

Já conhece o desconto-prêmio?

Alunos de qualquer curso de graduação da Univates que participarem do Enade como concluintes e obtiverem desempenho acima da média geral do Brasil na prova podem solicitar o desconto-prêmio em curso de pós-graduação lato sensu ofertado pela Universidade. A solicitação é feita por meio da apresentação do Boletim de Desempenho Individual, que é disponibilizado ao participante após a divulgação oficial dos resultados.

A Advogada Fernanda Diehl realizou o Enade em 2015, e teve um bom desempenho, o que resultou no desconto-prêmio na sua pós-graduação. “Comecei a cursar o Master of Business Administration (MBA) em Gestão Empresarial neste ano. Tenho desconto de 30% - 20% do exame e mais 10% por ser diplomada da Univates”, afirma. Fernanda acredita que o Enade reforça a qualidade de ensino da Universidade. “A Instituição apresenta bons resultados na prova, que faz com que a Univates passe a ser a escolha de cada vez mais estudantes”, justifica.
Mais informações podem ser encontradas no site www.univates.br/enade. Dúvidas podem ser esclarecidas com o setor de Planejamento e Avaliação Institucional pelo e-mail enade@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5320 ou 5231.