Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Climatologia Preliminar

Análise Preliminar das Condições Climáticas de Lajeado/RS

A estação meteorológica da Univates está instalada no campus de Lajeado/RS, nas seguintes coordenadas: latitude 29°26'40.40"S e longitude 51°57'27.51"W. Sua instalação ocorreu em setembro de 2003 e desde então vem registrando diversas variáveis meteorológicas de forma automática.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) estabelece que para estudos comparativos de clima sejam calculadas médias climatológicas para períodos de 30 anos de observação. No entanto, para intervalos mais curtos pode-se realizar análise prévia do clima, desde que essa série seja contínua (EMBRAPA, 1997). Esse conjunto de dados recebe o nome de “normais provisórias” e é baseado em um período mínimo de 10 anos de dados (INMET, 2019).

Em 2018 completaram-se 15 anos de dados registrados pela estação meteorológica da Univates. Dessa forma, buscando auxiliar os estudos na área, fez-se a análise preliminar do clima do município de Lajeado/RS.

Segundo os dados levantados durante esse período, as temperaturas médias mensais mínimas ocorrem no mês de julho, enquanto as temperaturas médias mensais máximas são registradas no mês de janeiro. Os valores provisórios de temperatura são: mínima média mensal de 15,8°C, máxima média mensal de 25,8°C e média anual de 20,3°C.

Já quanto às temperaturas absolutas extremas marcadas pela estação, observa-se que a menor temperatura, até o momento, foi de -1,1°C, registrada em junho de 2012, e a mais alta observada no período em questão atingiu 40,8°C no mês fevereiro de 2014.

Quanto à precipitação, pode-se dizer que ela é bem distribuída ao longo do ano, não sendo registrado nenhum mês abaixo de 100 mm de chuva. Os maiores valores médios foram registrados no mês de outubro, com mais de 200 mm de chuva. Além disso, a média anual provisória de precipitação é de 1.781,6 mm.

Dentre os anos em questão, o maior acumulado ocorreu em 2015, quando foram registrados 3.114,1 mm. Já o maior volume diário de precipitação registrado até o momento ocorreu em abril de 2011 (179,8 mm).

Os valores médios mensais de umidade relativa do ar oscilam entre 70% e 80%. Já a média anual provisória dessa variável é de 75,8%.

Os ventos no município sopram predominantemente na direção norte-nordeste (NNE), sendo a velocidade média provisória de 3,9 km/h.