Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGCM

Apresentação do PPGCM

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Univates, constituído pela área de concentração “Clínica Médica, Tecnologias em Saúde e Ciências do Comportamento”, visa a abordar diversos segmentos da pesquisa em saúde humana, com foco em doenças de importância epidemiológica e econômica para a região Sul do Brasil.

A área de concentração “Clínica Médica, Tecnologias em Saúde e Ciências do Comportamento” envolve as áreas de epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento de doenças, incluindo os transtornos do comportamento. Também objetiva desenvolver projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento de novas tecnologias na área da saúde, com o intuito de aprimorar e/ou desenvolver ferramentas para auxílio no diagnóstico, prognóstico e tratamento de doenças negligenciadas, infecciosas ou crônicas. As pesquisas vinculadas a essa área de concentração permitirão a aproximação de três eixos fundamentais para o avanço médico-científico no contexto da medicina translacional: 1) a pesquisa molecular e celular; 2) a bioinformática; e 3) a prática clínica.

Objetivo Geral

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Univates visa a formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados às ciências médicas e biomédicas, com visão integrada a partir da perspectiva translacional das condições de saúde-doença.

Objetivos Específicos

- Promover a especialização e a formação continuada de diplomados do ensino superior aptos a lidar com a temática das ciências médicas e biomédicas, voltados às áreas de clínica médica, tecnologias em saúde e ciências do comportamento;

- Formar profissionais aptos a aplicar conhecimentos teórico-práticos nas diversas áreas das ciências médicas e incentivar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em saúde no Vale do Taquari, no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil, tanto no âmbito privado quanto no Sistema Único de Saúde;

- Capacitar recursos humanos no campo das ciências médicas, sob perspectiva multi e interdisciplinar, com foco translacional, para atuar em instituições de ensino e de pesquisa e em organizações públicas e privadas, fomentando a integração entre esses setores por meio de ações de pesquisa e extensão;

- Criar e aperfeiçoar tecnologias e processos em saúde no atual contexto socioeconômico, com foco na criação de ferramentas para auxílio no diagnóstico e tratamento de doenças, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população, passíveis de serem integradas ao Sistema Único de Saúde;

- Implementar, em conjunto com as organizações locais, ações em saúde geradas a partir dos projetos desenvolvidos, promovendo inovações que agreguem melhorias aos índices de saúde da população, em consonância com as políticas públicas de desenvolvimento.

Perfil do Diplomado

Os profissionais formados no PPGCM da Univates estarão aptos a atuar no âmbito das ciências médicas e biomédicas nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, com compreensão crítica, inovadora e integrada, a partir da perspectiva translacional das condições de saúde-doença, considerando os aspectos éticos, socioeconômicos e ambientais, nos âmbitos local, regional, nacional e internacional. Os profissionais devem ser capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à área da saúde, com entendimento multi e interdisciplinar, e ter senso ético-profissional.

Os diplomados na linha de pesquisa “Epidemiologia, Fisiopatologia e Aspectos Diagnósticos e Terapêuticos de Doenças” serão profissionais qualificados para caracterizar os aspectos fisiopatológicos, diagnósticos e terapêuticos e abordar os aspectos epidemiológicos de diferentes doenças que acometem os seres humanos. Devem ser capazes de desenvolver ferramentas para aplicação no diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção de diversas doenças, sendo profissionais capacitados a realizar e analisar bancos de dados decorrentes de ensaios clínicos. Os diplomados na linha de pesquisa “Tecnologia em Saúde como Ferramenta para a Clínica Médica” serão profissionais com domínio de conhecimentos básicos e aplicados de tecnologias em saúde, voltados ao desenvolvimento de produtos e processos, focados na inovação do setor tecnológico da saúde. Sua formação estará comprometida com a eficiência, qualidade e produtividade, atendidos os preceitos do direito humano à saúde adequada.

Os diplomados na linha de pesquisa “Ciências do Comportamento” serão profissionais com domínio de conhecimentos básicos e aplicados nas diversas ciências que envolvem o estudo do comportamento humano. Sua formação pressupõe as habilidades de manejar modelos comportamentais de experimentos animais e humanos, possuir capacidade de manejo junto à bancada e produzir, compreender, aplicar e analisar dados produzidos a partir de escalas que avaliem o comportamento humano. Também serão profissionais capacitados a realizar e analisar bancos de dados decorrentes de ensaios clínicos.

Regimento do PPGCM

Coordenador

Dr. Flávio Milman Shansis

E-mail: flavio.shansis@univates.br

Membros do Conselho

  • - Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers
    (Representante Docente)
  • - Márcia Inês Goettert
    (Representante Docente)
  • - Verônica Contini
    (Representante Docente)
  • - André Anjos da Silva
    (Representante Docente - 1º Suplente)
  • - Joana Bücker
    (Representante Docente - 2º Suplente)
  • - Daiane Heidrich
    (Representante Docente - 3º Suplente)
  • - Edisom Paula Brum
    (Representante Discente)
  • - Calebe Fernando Juchem
    (Representante Discente Suplente)
Inscreva-se
Nos envie sua dúvida.
*Erro: Todos os dados devem ser preenchidos
Sua mensagem foi enviada com sucesso!