Quatro intercambistas participam do Projeto de Ações Interdisciplinares

Postado em 20/03/2014 15h05min

Por Tuane Eggers

Se para muitos acadêmicos o período de intercâmbio é sinônimo de pura diversão longe de casa, para outros significa a possibilidade de conhecer novas culturas e vivenciar outras realidades. Esse é o caso dos intercambistas colombianos Yinna Fernanda Sierra Muñoz, Katherine Borda Narvaez e José Alberto Romaña Dias, do curso de Psicologia, e da portuguesa Patrícia Ferreira Neves, estudantes de Nutrição

Eles participam, neste semestre, do projeto de extensão "Ações Interdisciplinares de Cuidado em Saúde no bairro Santo Antônio, em Lajeado/RS", desenvolvido pela Univates. Na última terça-feira, dia 18, o grupo participou da atividade de acolhida aos participantes do projeto, que neste semestre conta com 36 voluntários de diversos cursos. Patrícia conta que, do primeiro dia, ficou a expectativa de conhecer seu grupo de trabalho e as famílias com quem irá conviver às terças-feiras, além de saber quais os desafios e dificuldades que vão surgir.

Para Patrícia, a amplitude e complexidade do projeto motivaram-na a participar. “Sendo um projeto que já existe há alguns anos na Univates e que tem demonstrado grande importância para a população do bairro Santo Antônio, é também relevante para a formação profissional de todos os voluntários. Na minha opinião, é um projeto que vai ajudar em minha formação e me preparar para a prática futura”, ressalta ela.

O colombiano José Diaz encontrou vários motivos para fazer parte da atividade. O primeiro dele é o fato de sua universidade na Colômbia também possuir um foco social. “Em segundo lugar, gosto de conhecer a cidade de forma completa. E o bairro Santo Antônio é uma parte de Lajeado que eu não conhecia”, afirma. Diaz cita ainda como pontos positivos a possibilidade de trabalhar com pessoas de outras áreas da saúde, de compartilhar experiências e conhecimentos com colegas e, o mais importante para ele, de estar em contato com pessoas da comunidade e de poder ajudá-las na medida do possível. “Foi legal o primeiro encontro com a população beneficiada. A alegria das pessoas, a emoção e as expectativas de novos beneficiários... só me resta agradecer a oportunidade de participar e pelas boas-vindas que me deram na Univates”, completa.

Saiba mais

O projeto de Ações Interdisciplinares de Cuidado em Saúde no bairro Santo Antônio dispõe de um olhar ampliado sobre a saúde da comunidade atendida e procura fazer um trabalho conjunto entre docentes, acadêmicos, profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Antônio e os usuários da rede.

Desde sua criação, em 2009, participam alunos dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Estética e Cosmética. As ações de cuidado em saúde, desenvolvidas por meio de visitas domiciliares e à escola da comunidade, acontecem semanalmente, buscando conhecer a refletir sobre a percepção dos acadêmicos em relação às ações do projeto e aproximando comunidade acadêmica e comunidade local.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetosocial@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Projeto conta com 36 voluntários neste semestre

Tuane Eggers

Da esquerda para a direita: Patrícia Neves, José Diaz, Fernanda Sierra e Katherine Narvaez