Mais de 90 mil pessoas interagiram com o Museu de Ciências da Univates em 2023

Postado as 03/01/2024 16:19:23

Por Natalia Nissen

A cada ano, o Museu de Ciências (MCN) da Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza diversas ações com os objetivos de produzir e preservar o conhecimento científico acerca de aspectos ambientais e históricos regionais. Em 2023, mais de 96 mil pessoas, entre crianças e adultos, participaram dessas atividades.

A sala de exposições do Museu, localizada no campus da Universidade em Lajeado, abriga coleções e exposições sobre arqueologia, paleontologia, fauna e flora do Vale do Taquari e de outras regiões do Estado. Mais de 5,6 mil pessoas visitaram o espaço no ano passado. Além dos visitantes de 33 municípios brasileiros, pessoas de outros quatro países também aproveitaram para conhecer o MCN.

Natalia Nissen

Os números de 2023

- 32 oficinas de férias para famílias, com 100 participantes no total.

- 98 oficinas ministradas na Univates, com a participação de 1.940 estudantes.

- 7 oficinas realizadas em escolas.

- 2 palestras.

- 5 participações em feiras, com mais de 36 mil visitas ao estande.

- 1.200 participantes na Semana Nacional de Museus.

- 2.000 visitantes durante a Feira de Cursos Univates.

- 76 empréstimos de coleção didática, sendo que mais de 20 mil pessoas tiveram acesso ao acervo didático do Museu.

- 10 exposições itinerantes, sendo realizados 44 empréstimos para 22 instituições e/ou escolas de 16 cidades.

- 22 visitas orientadas aos laboratórios de Arqueologia e Paleobotânica.

- 250 visitantes no Centro de Memória, Documentação e Pesquisa (CMDPPU/MCN).

- 12 visitas orientadas às coleções de botânica, paleontologia e zoologia.

Qual é o papel dos museus na educação científica e na divulgação das ciências?

Lucas George Wendt

Saiba mais

O agendamento de visitas guiadas pode ser feito pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, pelo e-mail mcn@univates.br ou pessoalmente na Secretaria do MCN, localizada na sala 108 do Prédio 8 da Univates.

Para solicitar o empréstimo de itens, é necessário preencher o formulário on-line na página da Central de Empréstimos do Museu, no prazo de, no mínimo, dois dias úteis antes da retirada do material. A retirada dos equipamentos ou exemplares acontece na secretaria do MCN.

Logo ods-15