Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Material didático do MCN apoia ensino de ciências em escolas da região

Postado as 30/03/2023 17:26:53

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação

Com informações do Colégio Madre Bárbara 

 

Nas últimas duas semanas, os alunos das turmas de 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM, de Lajeado, foram desafiados pelas professoras a partir do Jogo das Borboletas, trabalhado no livro de Matemática da autora Ana Cristina Rangel. 

Os pequenos iniciaram os estudos sobre os seres vivos e os seres não vivos. Para começar, as professoras realizaram a contação da história “O reino das borboletas brancas”, presente no livro de Matemática, na qual os estudantes, com a curiosidade aguçada, exprimiram a vontade de aprender mais a cada nova atividade realizada. As atividades continuaram com a exploração do conteúdo do livro “A primavera da lagarta”, de Ruth Rocha, e com a realização de uma pesquisa no pátio do Colégio e em casa, observando os seres vivos e não vivos.

Para complementar o ensino e a aprendizagem das crianças, incitando ainda mais a curiosidade, os alunos estiveram no Laboratório de Ciências do Colégio, conduzidos pela bióloga Camila Rockenbach, onde puderam observar as borboletas por meio do material didático cedido pelo Museu de Ciências (MCN) da Universidade do Vale do Taquari - Univates. 

As crianças visualizaram várias espécies diferentes de borboletas com lupas, assistiram a slides e a um vídeo realista sobre o ciclo de vida das borboletas, quando descobriram que esses animais são pertencentes ao grupo dos insetos e passam por um processo chamado metamorfose. Os pequenos também descobriram que esses insetos são importantes agentes polinizadores e atuam como bioindicadores ambientais. 

O Museu de Ciências da Univates está aberto à visitação da comunidade interessada. As visitas guiadas devem ser agendadas com antecedência. O agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, pelo e-mail mcn@univates.br ou pessoalmente na Secretaria do MCN, localizada na sala 108 do Prédio 8. 

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Comunicação e educação científica

A divulgação científica e a educação ambiental para a comunidade do Vale do Taquari assumem importância especial entre as atividades desenvolvidas pelo MCN. Essas são, justamente, ações voltadas às escolas da região, que têm no Museu de Ciências um espaço de apoio às práticas pedagógicas e de divulgação e educação científica. 

A coordenadora do espaço, a bióloga Miriam Helena Kronhardt, explica que a divulgação científica acontece por meio das exposições organizadas e das diversas atividades de extensão realizadas pela equipe educativa do Museu, como as oficinas, minicursos, palestras e rodas de conversa. 

“Na área da educação ambiental desenvolvemos diversas atividades, como visitas guiadas, oficinas e exposições itinerantes, com o objetivo de aproximar a comunidade do Museu e, assim, instigar o gosto pela ciência”, destaca Miriam. 

Saiba mais sobre o MCN 

O espaço recebeu, ao longo dos anos, mais de 100 mil visitantes, que puderam aprender sobre ciências em seus acervos e exposições. As coleções somam mais de 135 mil itens e tombos de patrimônio pertencentes ao Vale do Taquari. Enquanto laboratório, o MCN Univates é um espaço de iniciação científica e de capacitação técnica dos estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade, além de prestar assessorias e consultorias para a comunidade regional em suas áreas de atuação (arqueologia, história regional, preservação de fontes históricas, acarologia, botânica, ecologia e evolução, paleobotânica, evolução de biomas e zoologia). 

Empréstimos

O MCN realiza empréstimos de itens, inclusive exposições itinerantes, para escolas. Para solicitar o empréstimo de itens do MCN, é necessário preencher o formulário on-line na página da Central de Empréstimos do Museu no prazo de, no mínimo, dois dias úteis antes da retirada do material. A retirada dos equipamentos ou exemplares acontece na Secretaria do MCN, localizada na sala 108 do Prédio 8 da Univates. Em caso de dúvidas, entre em contato com o MCN pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, ou pelo e-mail mcn@univates.br.

 

Logo ods-4