Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto incentiva desenvolvimento do empreendedorismo e de pequenos negócios

Postado em 08/11/2017 16h40min e atualizado em 10/11/2017 09h10min

Por Nicole Morás

Divulgação

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as pequenas e médias empresas representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, ou seja, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país no período de um ano. Justamente para mostrar aos estudantes do curso técnico em Administração da Univates que é possível abrir negócios rentáveis começando pequeno, mas com visão de futuro, e, principalmente, que o empreendedorismo é uma linha profissional a ser seguida, foi desenvolvido o projeto SmallBusiness. A iniciativa consistiu na realização de um evento em que os grupos de estudantes pudessem comercializar produtos na própria Instituição. A atividade foi coordenada pelo professor Oziel Meurer na disciplina de Empreendedorismo e Planejamento Estratégico e teve como objetivo oportunizar que os estudantes pudessem colocar em prática várias competências que o empreendedor precisa ter em seu perfil, como atitude, liderança, planejamento, poder de persuasão, entre outras, para que possa se tornar um empreendedor de sucesso.

 

Esse projeto funciona no formato de gamificação. Isso quer dizer que se aplicam dinâmicas similares a de jogos para que os estudantes possam resolver problemas e melhorar o aprendizado. No caso do SmallBusiness, para ganhar, as equipes possuem indicadores como Margem de Lucro, Número de Vendas, Ticket Médio, entre outros, que irão determinar em termos de pontuação de qual negócio é o melhor. O lucro apurado durante o evento é rateado entre os participantes conforme sua pontuação final
Oziel Meurer

O professor acrescenta que o projeto ainda é o teste inicial para a formulação do plano de negócios, testar produtos produzidos pelos alunos ou não e avaliar seu potencial para se tornar um negócio. “Na Univates, esse é o primeiro evento com essas características promovido pelo curso técnico em Administração”, finaliza Meurer.

Inscrições abertas

 

O técnico em Administração é um dos 17 cursos que recebem inscrições na Univates. Para ingressar nos cursos técnicos não é necessário ter concluído o ensino médio.  O procedimento deve ser feito até 7 de dezembro pelo site www.univates.br/tecnicos. Após realizar a inscrição pelo site, os interessados devem se matricular presencialmente entre os dias 11 e 13 de dezembro no Atendimento Univates (Prédio 9), das 13h às 21h. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo representante legal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5024, ou pelo e-mail cep@univates.br.

Pequenos negócios na economia brasileira:

27% do PIB

52% dos empregos com carteira assinada

40% dos salários pagos

8,9 milhões de micro e pequenas empresas

Divulgação