Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates celebra 25 anos de oferta de Cursos Técnicos

Postado as 28/12/2023 14:06:24

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

 

Em 2023 o Centro de Educação Profissional - CEP da Universidade do Vale do Taquari - Univates completa 25 anos de oferta de cursos técnicos.

Do passado ao presente

Acervo/CMDPU

A Fundação Univates mantém, há mais de cinco décadas, cursos de Ensino Superior no Vale do Taquari por meio da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Também oferece oportunidades de formação profissional no nível técnico desde 1998, e já ofereceu Ensino Médio no período de 1990 a 2003.

Em 2001 houve a decisão institucional de encerrar gradativamente a oferta do Ensino Médio e dedicar-se com mais ênfase aos Cursos Técnicos. Por isso, foi criado o Centro de Educação Profissional - CEP Univates, com a Unidade de Ensino Lajeado, no campus universitário, e as Unidades de Taquari e Encantado, onde também havia ensino superior. Mais tarde, essas unidades foram descontinuadas e nasceu a Unidade Guaporé em 2017. 

Atualmente o CEP Univates é a maior escola técnica da região do Vale do Taquari e uma das maiores do Estado. “Em número de cursos, seguramente é a maior instituição gaúcha e tem se firmado como referência pela qualidade da formação, graças à estrutura de laboratórios que disponibiliza para as práticas e à qualificação do seu corpo docente”, destaca a diretora, professora Edi Fassini. 

Atualmente oferta 25 cursos (incluindo especialização técnica), tem cerca de mil estudantes e já diplomou mais de 4,2 mil profissionais, sem contar as centenas de formações modulares que certificaram vários auxiliares técnicos. O CEP também tem em torno de 100 professores, com carga horária variando entre 4 e 12 horas semanais. 

Diferenciais 

Os cursos oferecidos pelo CEP contemplam diferentes áreas profissionais e visam a preparar jovens e adultos para iniciar uma carreira profissional ou empreender mudanças e avanços em sua trajetória de trabalho. 

Esses cursos utilizam em suas atividades a estrutura física, laboratórios, equipamentos tecnológicos usados no ensino superior e a biblioteca física e a virtual também utilizados pela Universidade. Os professores dos cursos técnicos são profissionais com formação em diferentes áreas do conhecimento e com experiência de mercado, o que garante aos cursos permanente alinhamento às necessidades do mundo do trabalho. 

Os cursos técnicos do CEP Univates têm carga horária diferenciada - de 800 horas a 1.600 horas -, conforme regramento do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, e habilitam o diplomado para o exercício de profissões reconhecidas no mercado de trabalho. 

Transformações ao longo do tempo

Divulgação/Univates

A professora Edi Fassini ocupa o cargo de direção do CEP praticamente desde o começo da oferta de cursos técnicos pela Univates. “Acompanhar a evolução dos estudantes, desde sua chegada e deslumbramento com nosso campus, até sua maturação como pessoa-profissional na conclusão do curso. Sinto a mesma alegria com a construção na docência por que passam os professores - profissionais de referência no mercado que vêm para a docência muito inseguros e gradativamente se constroem como professores”, responde a professora Edi Fassini ao ser questionada sobre o que é mais marcante em relação à sua atuação no CEP ao longo do tempo. 

Para a gestora, “não há como uma empresa se estabelecer e avançar sem mão de obra qualificada. A competência dos profissionais técnicos se revela na qualificação de processos, na economia pelo não desperdício de materiais, insumos e adequado uso de equipamentos, além da liderança para evitar retrabalho”, acrescenta ela. 

Atividade do curso Técnico em Saúde Bucal, em 2007

Atividade do curso Técnico em Saúde Bucal, em 2007

Elise Bozzetto

Atividade do curso Técnico em Saúde Bucal, em 2007
Atividade do curso Técnico em Saúde Bucal, em 2007

Elise Bozzetto

Atividade do curso Técnico em Telemática, em 2008
Atividade do curso Técnico em Telemática, em 2008

Elise Bozzetto

Programa Jovem Aprendiz Univates

O CEP também oferece programas de aprendizagem profissional, mais conhecido como Jovem Aprendiz Univates, que oportuniza iniciação na formação técnica de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, selecionados e contratados por empresas parceiras. 

Os cursos Assistente Administrativo e Operador de Computadores do Jovem Aprendiz Univates promovem o autoconhecimento dos jovens para  desenvolverem-se como  profissionais tecnicamente competentes, dotados de atitudes responsáveis e empreendedoras, e, ainda, construtores de seu futuro.

Existem cerca de três dezenas de estudantes matriculados no curso de Assistente Administrativo, vinculados a duas empresas parceiras - Sicredi Região dos Vales e Hassmann S.A. -, e sete estudantes no curso de Operador de Sistemas de Computador, vinculados a uma empresa, a Hassmann S.A.

Cursos de qualificação profissional e de educação continuada 

O CEP também oferta cursos de qualificação profissional, que são focados em temáticas muito específicas, alinhadas aos cursos técnicos do CEP Univates. Cada curso atende a interesses e necessidades de diferentes ocupações profissionais. Os cursos visam a contribuir para a capacitação de profissionais e a atualização de práticas que ofereçam qualidade, segurança e humanização no mercado de trabalho. Além desses, o CEP também oferta e intermedeia cursos de educação continuada que objetivam a aprendizagem e a qualificação profissional dos estudantes matriculados. 

O futuro 

Para o futuro, a diretora Edi Fassini assegura que “precisamos manter e avançar na qualidade de nossos cursos, estreitando sempre mais nossa relação com o mercado regional para melhor responder às suas necessidades, além de qualificar permanentemente o corpo docente para uso de tecnologias que avançam diariamente”. 

Em 2024 o CEP terá novidades. “Para o início do próximo semestre, em 2024, estaremos oferecendo Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, que habilita técnicos em enfermagem para a atuação nas equipes de SESMT - Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho, cuja função é garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores. É uma qualificação pós-técnico em enfermagem e prepara para responsabilidades específicas das empresas, que respondem ao Ministério do Trabalho”, informa Edi. 

Veja aqui mais conteúdos publicados sobre os 25 anos do CEP 

Diplomados pela Univates, novos professores dos cursos técnicos encontram realização profissional na docência

Cursos técnicos da Univates completam 25 anos e alunos de Ensino Médio podem concorrer a bolsas de estudo

Logo ods-4