Projeto i completa 5 anos

Postado em 27/04/2018 13h32min e atualizado em 27/04/2018 13h50min

Por Artur Dullius

Artur Dullius

Há alguns anos a Univates tem direcionado cada vez mais seus esforços para iniciativas que promovam a internacionalização. Diversas ações já foram realizadas, dentre elas o Projeto i. Com metodologia de ensino diferenciada e horários flexíveis, o curso busca facilitar à comunidade acadêmica o acesso ao aprendizado da Língua Inglesa.

A primeira aula foi realizada há exatos cinco anos, em 2013, e, de lá para cá, mais de 3,1 mil alunos já passaram pelas classes do projeto. Os níveis do curso estão de acordo com o Common European Framework of Reference (CEFR). O guia de ensino é utilizado para descrever as realizações de aprendizes de língua estrangeira na Europa, sendo aceito atualmente no mundo todo.

Há três anos no curso, Lucinei Rabaioli conta que recebeu incentivo financeiro da empresa em que trabalha para iniciar as aulas. Ele lembra que até então apenas havia tido contato com a Língua Inglesa na educação básica, porém nada tão aprofundado. “Quando entrei no Projeto i, fazia alguns anos que havia terminado o Ensino Médio, então foi praticamente um ponto zero para mim no inglês. O avanço de dificuldade dos níveis é muito bem distribuído, sendo perceptível o avanço na língua. Nas aulas havia muitos diálogos e isso as tornava mais dinâmicas e com rendimento maior”, conta.

Artur Dullius

Com a formatura agendada para o final de 2019, o estudante de Administração de Empresas garante não se arrepender do tempo dedicado ao aprendizado da língua. “O inglês é um diferencial e pode me abrir muitas portas no mercado de trabalho. Creio que atualmente ele é essencial para tudo, tanto na carreira profissional quanto no lazer ou até mesmo para abranger o campo de pesquisa”, afirma Rabaioli.

Ele é um dos 250 estudantes que chegaram aos níveis finais de ensino. Para isso, são necessários ao menos seis semestres de estudo. Além da aprendizagem do idioma, a participação no Projeto i oferece a oportunidade de os estudantes obterem proficiência em Língua Inglesa, que pode ser aproveitada em mobilidade acadêmica internacional, cursos de graduação e de pós-graduação.