Divulgação

Conhecimento que ultrapassa fronteiras: estudantes de Fisioterapia da Univates e da Universidade Autônoma de Chihuahua, do México, dividem experiências em encontro on-line colaborativo

Postado as 29/04/2024 15:44:56

Por Lais Pontin Matos

Divulgação

Estudantes de Fisioterapia da Univates e da UACH dividem experiências em encontro on-line colaborativo.

Conhecimento que ultrapassa fronteiras: estudantes do primeiro semestre dos cursos de Fisioterapia da Universidade do Vale do Taquari - Univates e da Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), do México, dividiram experiências em um encontro on-line colaborativo que ocorreu em 17 de abril. Organizada pelos professores Lydia Koetz Jaeger, da Univates, e Erick Benitez Romero, da UACH, a atividade proporcionou trocas acadêmicas e culturais enriquecedoras para os envolvidos de ambos os Países.

“Neste primeiro encontro, aproveitamos para apresentar as universidades aos acadêmicos. Também discutimos sobre as convergências que existem no modo de atuação do fisioterapeuta nos dois países e na forma de prevenção primária em saúde, especialmente no cuidado com pessoas idosas”, explica Lydia, que, além de docente, é coordenadora do curso de Fisioterapia da Univates. “A barreira da língua deixou os estudantes receosos no início, mas depois conseguimos nos comunicar tranquilamente”, acrescenta.

Divulgação Univates/Antonio Luiz Marini Marchi

Professora Lydia Koetz.

Desde outubro de 2023, Lydia e Romero trabalham para planejar a metodologia dos encontros (mais dois estão programados para acontecer no mês de maio). “Procuramos definir o público dessas aulas e decidimos que seriam os estudantes em início de curso. A disciplina que o professor Erick ministra na UACH chama-se Introducción a la Fisioterapia e a que eu leciono aqui tem o nome de Fisioterapia, Ciência e Profissão. Diante disso, estabelecemos como objetivo o compartilhamento do desenvolvimento da fisioterapia no mundo e a reflexão sobre a atuação do fisioterapeuta na atenção primária em saúde”, comenta a docente.

Lydia fala sobre as atividades que serão realizadas nos próximos encontros, que, assim como no primeiro, devem reunir um total de 56 acadêmicos (26 do Brasil e 29 do México). “Organizados em grupos, os alunos irão produzir um card com orientações referentes ao cuidado em saúde em diferentes ciclos da vida. No dia 22 de maio, faremos a apresentação compartilhada dessas produções”, relata.

“Esses encontros vão contribuir para expandir meus horizontes e enriquecer minhas ideias”

A estudante do curso de Fisioterapia da Univates, Elen Cauane Schaeffer, conta que adorou participar do primeiro encontro colaborativo e que está ansiosa pelos próximos. “Posso dizer que está sendo uma experiência única, de grande troca de cultura e conhecimento. Fiquei impressionada com a estrutura que a UACH oferece aos seus alunos. Também achei curiosas as diferenças de execução de algumas atividades fisioterapêuticas”, destaca.

“Acredito que esses encontros internacionais vão contribuir para expandir meus horizontes e enriquecer minhas ideias. Além disso, eles também serão importantes para o meu desenvolvimento como fisioterapeuta”, finaliza Elen, já imaginando como as experiências que está vivendo poderão impactar positivamente sua prática profissional no futuro.

O método COIL

Em 2021, a Univates, por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI), implementou um método de internacionalização conhecido como aprendizagem internacional colaborativa e on-line (Collaborative Online International Learning - COIL, na sigla em inglês). A iniciativa permite que pelo menos duas instituições de lugares diferentes do mundo trabalhem simultaneamente um mesmo tema e desenvolvam um projeto com turmas em conjunto.

Clique aqui para saber mais sobre o método e seus benefícios para os estudantes.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-4