Exame Celpe-Bras será aplicado em abril na Univates

Postado as 27/02/2024 08:47:20

Por Lais Pontin Matos

O exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), que avalia a proficiência em língua portuguesa de falantes não nativos, será aplicado de 23 a 25 de abril na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Interessados em realizar a prova devem se inscrever pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até 1º de março.

A taxa de inscrição é de R$ 240,00 e pode ser paga por boleto bancário ou cartão de crédito. A Univates entrará em contato com os inscritos para prestar orientações sobre o pagamento. Após o recebimento do valor, a inscrição do candidato é homologada no site do Inep. Os resultados serão divulgados no mês de julho.

Dúvidas sobre o exame e a inscrição podem ser esclarecidas pelo e-mail idiomas@univates.br ou pelo WhatsApp (51) 99805-0180.

A Univates é habilitada como posto aplicador do Celpe-Bras desde 2023.

Saiba mais sobre o Celpe-Bras

Divulgação Univates/Nicole Morás

Exame Celpe-Bras será aplicado em abril na Univates.

O Celpe-Bras é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. A prova é aplicada semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

O exame fundamenta-se na ideia de proficiência como uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo. O Celpe-Bras considera aspectos textuais e discursivos, focando-se no contexto, no propósito e nos interlocutores envolvidos na interação.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-4