Grupo de extensão busca identificar patologias em edificações de escolas da região

Postado as 29/11/2019 09:10:20

Por Leonardo Seibel

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Patologia das Construções (Geppat), formado por professores e estudantes do curso de Engenharia Civil da Univates, faz o levantamento de manifestações patológicas em escolas públicas do Vale do Taquari, com possibilidade de auxiliar com projetos de reparos nas instituições visando ao bem-estar dos alunos.

Formado por estudantes voluntários que são acompanhados pelas professoras Débora Righi e Betina Hansen, o grupo está em contato com as escolas, onde farão levantamento das necessidades da estrutura, além de realizar palestras preventivas aos alunos e professores caso ocorram situações de emergência. Desde setembro, o grupo está realizando atividades em uma escola de Lajeado.

Divulgação

Durante as visitas, os acadêmicos analisam como foi a construção da edificação, fazem registro fotográfico das manifestações patológicas - fissuras, bolor, deformações, carbonatação -, realizam alguns ensaios e, com todas as informações levantadas, farão um levantamento acadêmico das causas das manifestações e propõem soluções de reparos.

A estudante do oitavo semestre do curso de Engenharia Civil Jéssica Caroline Möeller conta que o grupo vem fazendo ensaios no colégio, a fim de conhecer a estrutura e as necessidades do local. “Já fizemos algumas visitas técnicas, verificando patologias existentes na edificação e ajudando a escola com apoio técnico no que pode ser feito para corrigir esses problemas”, explica.

Jéssica Möeller, estudante de Engenharia Civil

Divulgação

Jéssica destaca que a participação nesse tipo de atividade é muito importante na formação acadêmica, profissional e humana. “Além de termos contato com possibilidades a serem seguidas profissionalmente, o voluntariado pode melhorar a vida de muitas pessoas e  impacta positivamente a sociedade”, completa.

A professora Débora explica que o projeto promove a integração entre os estudantes do curso e desenvolve o espírito de colaboração dentro da equipe. “Além disso, buscamos despertar maior interesse dos estudantes na área de patologia das construções, consolidar e aprofundar conhecimentos na área e incentivar a participação em atividades de cunho social”, comenta.

Sobre o Geppat

Divulgação

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Patologia das Construções está vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET), que consiste em um grupo de estudantes de graduação em Engenharia Civil que, sob tutoria de professores, realizam práticas extracurriculares orientadas pela indissociabilidade entre a tríade acadêmica ensino, pesquisa e extensão.

O que são patologias das construções

O termo “patologia” é derivado do grego - pathos = doença e logia = ciência - e significa estudo da doença. Na construção civil, pode-se atribuir o termo “patologia” aos estudos dos danos ocorridos nas edificações.

Vestibular Univates é dia 8 de dezembro

O curso de Engenharia Civil é uma das opções do Vestibular Univates. A prova acontece no dia 8 de dezembro, a partir das 13h30min, no campus da Universidade, em Lajeado, e tem duração de 5 horas.

O processo seletivo, válido para os 35 cursos de graduação presenciais oferecidos pela Instituição, contará com uma redação e 45 questões de múltipla escolha. As inscrições podem ser feitas até dia 2 de dezembro no site univates.br/vestibular. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br, pelo WhatsApp (51) 9 9634-0598 ou pelo 0800 7 07 08 09.

Logo ods-9