Pacientes do Saúde Univates - Nutrição alcançam meta de desafio e eliminam mil quilos

Postado as 06/09/2022 13:31:24

Por Natalia Nissen

Em 2018, o Saúde Univates - Nutrição lançou o desafio “Mil quilos a menos, saúde a mais” para um grupo de 95 pacientes em acompanhamento nutricional. A cada quilo eliminado, uma bolinha era colocada dentro de um pote. Em julho deste ano, a meta de chegar a mil bolinhas no pote foi atingida.

Franciele Machado Wermann, nutricionista e coordenadora do Saúde Univates - Nutrição, conta que todos os pacientes que participaram da dinâmica apresentavam a necessidade de redução de peso em razão de alguma patologia associada, como diabetes mellitus, hipertensão arterial ou síndrome metabólica, ou mesmo por complicações que podem ser ocasionadas pelo excesso de peso. Assim, a maior parte deles chegou ao consultório por meio de encaminhamento realizado por um médico. Todos eles são pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa), alunos ou funcionários da Univates.

A nutricionista afirma que, mesmo com a meta inicial alcançada, o projeto será mantido enquanto os pacientes se mobilizarem com a dinâmica e se sentirem mais motivados por participar dela. “O objetivo agora é incluir todos aqueles que frequentam o serviço de Nutrição do Saúde Univates”, destaca.

Para celebrar a conquista dos pacientes, o serviço lança a campanha de solidariedade que pretende arrecadar mil quilos de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e roupas para serem doados a entidades beneficentes do Vale do Taquari.

Pontos de coleta das doações

- Recepções dos Prédios 9 e 16
- Saúde Univates - Nutrição - Prédio 12
- Biblioteca da Univates

Apoio da família e dos amigos é fundamental

Roberta da Silva, 27, passou a ver a vida com um novo olhar ao iniciar o acompanhamento nutricional no Saúde Univates. O caminho para alcançar os objetivos é tortuoso, mas a força de vontade e o apoio da família e dos amigos ajudam a manter o foco.

Acervo Pessoal

Roberta da Silva

Em 2018, a moradora de Arroio do Meio pesava 187,5 kg e já precisava usar medicamentos para controle de hipertensão e diabetes todos os dias. “Eu precisava de receita para pegar esses remédios, mas não gostava de ir aos médicos porque eles sempre falavam do meu peso. Soava como ofensa, os médicos não tinham cuidado para falar da minha condição”, revela.

A relação com a própria saúde mudou quando Roberta foi até o posto de saúde do bairro Rui Barbosa e realizou uma consulta com o médico Vinícius Azevedo Spironello. “Eu não tinha perspectivas e não saía de casa. Mas ele falou com tanto cuidado que me transmitiu confiança. Conversou muito comigo sobre a minha saúde e eu saí do consultório pensando sobre o que eu queria para a minha vida”, explica.

A partir daquele momento, Roberta passou a se exercitar e foi encaminhada pelo médico para o serviço de Nutrição do Saúde Univates. Foi lá que a jovem recebeu todo o suporte de que precisava para iniciar uma nova etapa no processo de emagrecimento e aprendeu como se alimentar de forma mais saudável. Ela também destaca que os profissionais que a acompanharam foram determinantes para mantê-la motivada.

A nutricionista Franciele ressalta que o emagrecimento requer uma mudança no estilo de vida e é um processo que varia de uma pessoa para outra. Emagrecer é perder gordura, e isso não significa apenas diminuir o peso corporal na balança. “É importante que haja uma mudança de hábitos, que inclui a alimentação saudável e a prática de atividade física”, pontua.

A perda de peso de forma lenta e gradual costuma ser desafiadora e, para muitos pacientes, até um pouco desmotivadora. “Mas é muito mais efetiva do que emagrecer ‘tudo de uma vez’. Dietas restritivas podem ser um perigo para a saúde”, acrescenta a profissional.

Todas as nutricionistas que me atenderam se dedicaram a mim. Tive muitos momentos de altos e baixos, emagreci, engordei e emagreci novamente. O que mais me deu forças para continuar foi o apoio da família, dos amigos e de toda a equipe do posto de saúde e do Saúde Univates. Comecei a ver o mundo de outra forma. Eu não acreditava em mim, mas eles acreditaram e isso me motivou. Agora tenho uma vida diferente, com mais energia e disposição
Roberta da Silva

Saúde Univates - Nutrição

O serviço oferece consultas nutricionais individuais e para grupos familiares. Também são realizados atendimentos a pacientes encaminhados pelas prefeituras municipais, oriundos dos convênios SUS, Consisa ou Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Mais informações sobre os atendimentos e agendamento de consultas podem ser obtidas no site saudeunivates.com.br, pelo telefone (51) 3714-7060 ou pelo e-mail nutricao.saude@univates.br.

Logo ods