Charles C. Collingwood/Unsplash

Projeto realiza Feira Brocante em Bento Gonçalves

Postado as 07/11/2023 12:32:44

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Reprodução/Google Earth

Durante anos, estudantes têm produzido uma variedade de documentos escolares que registram suas jornadas na educação. Agora, um projeto inovador busca dar visibilidade aos registros educacionais do século XX em um esforço para preservar a história da escola e, por extensão, a memória educacional.

A cidade de Bento Gonçalves é mais uma das abrangidas pelo projeto “Brocantes: palavras e coisas da escola”, com a realização de uma Feira Brocante organizada pelos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS) no campus universitário da região dos Vinhedos. As ações são coordenadas pelo grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), da UCS e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Teresinha Romano/Reprodução - Google Maps

O evento faz parte das práticas pedagógicas do Seminário de Pesquisa em Filosofia e História da Educação, sob a coordenação de Sonia da Luz Matos (UCS). A feira acontecerá no dia 13 de novembro, na Praça Ismar Scussel, ao lado do Museu do Imigrante, no bairro Planalto, das 13h30min às 19h30min. O convite é estendido à comunidade para participar do projeto, doando seus documentos escolares, que serão registrados, arquivados e compartilhados pela Univates em um repositório público.

Saiba mais sobre o projeto “Brocantes: palavras e coisas da escola”

O projeto abrange uma ampla gama de documentos, incluindo provas, boletins, pareceres, cartas, desenhos, bilhetes, recados, agendas, cartazes e muitos outros papéis relacionados à educação. As doações podem ser feitas tanto fisicamente nas Feiras Brocantes, organizadas periodicamente em diferentes cidades, quanto digitalmente por meio de um formulário específico.

Logo ods