Diplomados em Administração de Empresas e Ciências Contábeis têm trabalhos aprovados para apresentação no 34º Enangrad

Postado as 22/11/2023 09:23:31

Por Lais Pontin Matos

Divulgação/Acervo Pessoal

34ª edição do Enangrad aconteceu no Insper, em São Paulo.

Diplomados em Administração de Empresas e Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Taquari - Univates tiveram trabalhos aprovados para apresentação no 34º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Enangrad), que aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de novembro no Insper, em São Paulo. Eles produziram artigos científicos com base em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

Para Gabriel Machado Braido, coordenador do curso de Administração na modalidade presencial, a participação dos diplomados no maior evento de Administração da América Latina é motivo de orgulho e reconhecimento da qualidade do ensino oferecido pela Instituição. “A Univates tem participado ativamente do Enangrad nos últimos anos, por ser o espaço onde acontecem as discussões mais importantes voltadas ao ensino da Administração no Brasil. Todos os anos aprovamos dois ou três trabalhos para publicação, mas em 2023 batemos o recorde: sete trabalhos foram submetidos e todos foram aprovados para apresentação no evento”, comemora o docente.

Divulgação Univates/Lucas George Wendt

Professor Gabriel Machado Braido.

Braido cita os diferenciais do curso que coordena. “Durante o curso, buscamos mostrar aos acadêmicos a importância da ciência e da pesquisa científica. Muitas vezes se tem a ideia de que a pesquisa científica não tem relação com a prática organizacional, mas é muito pelo contrário: o administrador precisa, mais do que ninguém, tomar decisões baseadas em dados e evidências ‒ e isso só é possível mediante a realização de pesquisa. Nós temos trabalhado isso ao longo de diversos componentes curriculares do curso, como Introdução à Pesquisa Científica, Data Driven, Técnicas Analíticas e Vivência em Gestão, para que o estudante esteja preparado para resolver os problemas do dia a dia organizacional e, também, produzir seu trabalho de conclusão com mais tranquilidade”.

Artigos científicos aprovados para apresentação

Confira os artigos científicos aprovados para apresentação no 34º Enangrad. Os trabalhos foram produzidos em parceria com professores.

Conciliando o escritório e a docência: uma análise dos profissionais formados em Ciências Contábeis que atuam em duas carreiras

Autores: Káthia Melissa Ungaratto (diplomada em Ciências Contábeis), Luciane Franke e Bernardete Bregolin Cerutti (professoras)

Análise de diagnóstico e propostas de intervenção em um projeto de business intelligence no setor comercial da Cooperativa Languiru

Autores: Daniel Lima (diplomado em Administração) e Luciane Franke (professora)

Implementação e avaliação de um novo ambiente de business intelligence no setor comercial da Cooperativa Languiru

Autor: Daniel Lima (diplomado em Administração)

Qualidade de vida em ambientes corporativos: um estudo teórico

Autores: Bruna Polese Lisott (diplomada em Administração), Bernardete Bregolin Cerutti e Gabriel Machado Braido (professores)

Escassez de mão de obra qualificada e dificuldades na inserção de novos operários no setor de terraplanagem

Autores: Alana Betina Persch (diplomada em Administração), Samuel Martim de Conto, Bernardete Bregolin Cerutti e Gabriel Machado Braido (professores)

A participação feminina nas negociações internacionais com culturas muçulmanas

Autores: Fabiane Caroline Blume (diplomada em Administração), Edmilson Milan e Fernanda Sindelar (professores)

A importância da liderança em um clube de futebol

Autores: André Zanchett (diplomado em Administração) e Edmilson Milan (professor)

Saiba mais sobre o 34º Enangrad

34ª edição do Enangrad aconteceu no Insper, em São Paulo.

O Enangrad, que reúne mantenedores, reitores, diretores, coordenadores, pesquisadores, professores e estudantes, se consolida como um fórum plural e democrático. Os participantes têm a chance de trocar experiências, se atualizar sobre as últimas novidades na área da Administração e discutir estratégias para aprimorar continuamente a qualidade do ensino de Administração no Brasil.

Neste ano, o tema da 34ª edição do Enangrad foi “Transformações Disruptivas: Impactos para a Administração”.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-4