Caxias do Sul teve Feira Brocante no dia 19

Postado as 22/11/2023 10:15:34

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Divulgação

No intuito de preservar e compartilhar a história por meio de documentos escolares, a Universidade do Vale do Taquari - Univates lançou o Projeto Brocantes. Em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a iniciativa se inspira em feiras de papel antigo da França.

No dia 19 de novembro, na Feira Maesa Cultural, em Caxias do Sul, aconteceu uma edição da Feira Brocante, na qual a comunidade foi convidada a resgatar memórias do tempo de escola e participar da iniciativa de levantamento arquivístico e histórico.

As ações são coordenadas pelo grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates. A ação em Caxias do Sul foi coordenada pelo Pós-Graduação em Educação da UCS. Durante a ação na cidade os voluntários do projeto entregaram aos interessados cartas pintadas e desenhadas por crianças, contendo uma frase do pensador Paulo Freire e o QRCode para doação dos documentos.

Divulgação

O projeto tem como objetivo principal a criação de um arquivo público que abrigará uma coleção de documentos escolares. Aceitando doações de materiais provenientes de qualquer parte do mundo, as brocantes serão realizadas em diversas datas e cidades para facilitar a participação do público interessado.

Além das feiras presenciais, o projeto também aceitará doações por meio digital, ampliando o alcance e a acessibilidade para contribuições. Indivíduos interessados em contribuir com essa iniciativa podem realizar suas doações de documentos escolares através do e-mail brocante@univates.br, onde informações adicionais e orientações também são fornecidas.

Saiba mais sobre o projeto “Brocantes: palavras e coisas da escola”

O projeto abrange uma ampla gama de documentos, incluindo provas, boletins, pareceres, cartas, desenhos, bilhetes, recados, agendas, cartazes e muitos outros papéis relacionados à educação. As doações podem ser feitas tanto fisicamente nas Feiras Brocantes, organizadas periodicamente em diferentes cidades, quanto digitalmente por meio de um formulário específico.

Logo ods