Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Cuidados paliativos será tema da 14ª edição do Sisa

Postado as 16/04/2024 11:08:12

Por PIETRA DARDE

Entre os dias 21 e 23 de maio, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza o 13º Seminário de Educação Permanente em Saúde, o 14º Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (Sisa) e a 20ª Semana Interdisciplinar em Saúde. As atividades acontecerão presencialmente na Univates. A programação, que contará com palestras e oficinas, é destinada a estudantes e professores da Univates e aberta à comunidade.

O evento em 2024 objetiva discutir o tema Cuidados Paliativos e reunirá estudantes dos cursos das áreas de Ciências da Vida e Ciências Médicas, professores, profissionais da área da saúde, pessoas que cuidam de pacientes em cuidados paliativos ou que se interessam pelo tema.

Segundo a professora Paula Lohmann, membro da equipe que coordena o evento, a escolha do tema resultou de um esforço colaborativo entre os coordenadores dos cursos da área da saúde, em resposta à crescente demanda por cuidados e à importância de abranger este debate na formação acadêmica.

“Nesse sentido, de forma transversal, a temática tratará da abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual”, explica Paula.

O objetivo do Sisa é promover o debate sobre questões atuais, enriquecendo a formação dos estudantes por meio do contato com profissionais de diferentes áreas, que compartilham seus conhecimentos. “Isso nos garante a discussão do tema de forma contextualizada com a realidade e de maneira interdisciplinar, envolvendo todos os cursos da área da saúde”, complementa Paula.

Além de palestras e oficinas, o evento inclui apresentações de trabalhos. Este ano,  a apresentação ocorrerá de forma on-line, possibilitando alcançar um público mais amplo do que nos anos anteriores. Saiba mais sobre como submeter trabalhos a seguir.

O evento será gratuito para estudantes, professores e funcionários da Univates. Para a comunidade, a taxa de inscrição será de R$ 30,00. A programação do evento, que ainda está em construção, será divulgada em breve. 

Mais informações  podem ser conferidas no site do evento – https://www.univates.br/evento/sisa – ou no Instagram – https://www.instagram.com/sisa_univates/. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail sisa.trabalhos@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944.

karen Capoani

O tema da edição de 2023 foi tecnologia e saúde

O tema da edição de 2023 foi tecnologia e saúde

Saiba mais sobre o Sisa

Há 20 anos, um grupo de professores da Univates unificou as semanas acadêmicas dos cursos da área da saúde, na intenção de promover a integração entre eles e fomentar uma formação voltada ao trabalho em equipe, atendendo às novas diretrizes curriculares. O sucesso do novo modelo avançou, em 2011, para a realização do I Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (Sisa), que se consolidou como um dos mais importantes eventos da região. O evento objetiva discutir temáticas transversais à formação dos estudantes dos cursos da saúde e de áreas afins.

Submissão de trabalhos

A submissão de trabalhos para serem apresentados durante o evento pode ser realizada até o dia 28 de abril.

Serão aceitos trabalhos em duas modalidades: trabalhos diretamente relacionados ao tema cuidados paliativos e trabalhos não relacionados diretamente ao tema do evento. Os resumos simples devem ser estruturados conforme as instruções do evento, devendo o encaminhamento do trabalho ser feito pelo sistema de submissão.

Os resumos serão submetidos à avaliação de pareceristas, sendo o autor comunicado sobre a seleção do trabalho pela comissão organizadora até o dia 10 de maio de 2024. A lista dos trabalhos aprovados para apresentação será divulgada no site do evento, em www.univates.br/sisa.

A Comissão Científica selecionará 10 trabalhos para apresentação oral. Os demais trabalhos serão apresentados na modalidade de pôster.

Saiba como submeter seu trabalho clicando neste link.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods